Lando Norris liderou o único tempo livre do GP de São Paulo, nesta sexta-feira (7), no Autódromo de Interlagos. Com uma grande volta nos momentos finais, o britânico marcou 1min09s975 e cravou o melhor tempo da sessão, ultrapassando seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, que dominou boa parte do treino. O brasileiro Gabriel Bortoleto, em sua estreia em casa como piloto da Fórmula 1, ficou em quinto lugar, com 1min10s616.
Assim como aconteceu em 2024, Norris esperou os últimos instantes para se colocar na liderança do treino livre. George Russell liderou a maior parte do treino, com tempo feito com pneus duros. Quando os pilotos trocaram os pneus para médios, Oscar Piastri assumiu a ponta e permaneceu até o fim da sessão. Foi quando, em sua última volta, Norris fez o melhor terceiro setor do circuito e cravou o melhor tempo do treino, tomando o primeiro lugar.
Em sua estreia no GP de São Paulo como piloto da Fórmula 1, Gabriel Bortoleto teve um bom desempenho e terminou na quinta colocação, ficando 0s641 atrás de Norris. O top 5 é o melhor resultado do brasileiro em um treino livre, igualado ao GP do México, há duas semanas. Companheiro de equipe de Bortoleto na Sauber, Nico Hulkenberg terminou em terceiro lugar.
A classificação sprint, que define o grid de largada para a corrida curta do sábado, acontece ainda hoje, às 15h30 (horário de Brasília).
Como foi o treino
Todos os pilotos entraram na pista no início do treino, com pneus duros. Norris assumiu a liderança no começo, ao marcar 1min11s796. Ele permaneceu na primeira colocação por cerca de dez minutos, quando Russell anotou 1min11s542 e passou a ter o melhor tempo da sessão. O piloto da Mercedes melhorou seu tempo na sequência, com 1min11s188, e seguiu na liderança.
Com a ida de Norris e de outros pilotos para os boxes, Max Verstappen se aproveitou de uma pista sem tráfego, subiu para a segunda posição, sendo seguido por Carlos Sainz. Na metade final do treino, Oscar Piastri ultrapassou o espanhol e entrou no top 3.
Ainda no começo do treino, Yuki Tsunoda derrapou em uma das zebras e perdeu o controle do carro na reta oposta. Ele teve problemas na asa dianteira e na traseira e precisou ficar quase 30 minutos nos boxes. Quando retornou para a pista, voltou com pneus macios - o primeiro piloto a fazer isso.
Faltando 15 minutos para o fim do treino, a maioria dos pilotos trocou os pneus duros pelos médios, o que fez com que os tempos das voltas caíssem. Carlos Sainz chegou a virar líder, mas foi ultrapassado na sequência por Piastri, que anotou 1min09s998, e por Norris. Na última volta, o britânico da McLaren cravou 1min09s975 e passou o seu companheiro de equipe, fechando o treino em primeiro lugar.
A melhor volta de Gabriel Bortoleto com pneus duros foi ainda na primeira metade do treino, com 1min11s938, ficando na 13ª colocação. Ele só melhorou esse tempo quando correu de pneus médios, quando marcou 1min10s616 terminou na quinta colocação. Deu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, cravou 1min10s594 e ficou em terceiro lugar.