GP de Singapura: Russell vence e McLaren é decacampeã da F1; Bortoleto é 17º

Inglês da Mercedes fez prova segura à frente de Verstappen. Norris, que se envolveu em toque polêmico com o colega Piastri na largada, completou pódio

Esportes a Motor 05 de outubro de 2025 às 19h34
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

O GP de Singapura terminou no Circuito de Marina Bay com festa para a Mercedes e a McLaren: a alemã celebrou neste domingo seu segundo triunfo de 2025 com George Russell, à frente de Max Verstappen. Já a inglesa confirmou, com o terceiro lugar de Lando Norris, seu décimo campeonato de construtores da F1. A prova ainda teve o brasileiro Gabriel Bortoleto em 17º.

A Mercedes não vencia há oito corridas, desde a conquista também obtida por Russell no GP do Canadá, em junho. Com sua primeira vitória no Circuito de Marina Bay, o jovem inglês chega também a cinco triunfos na carreira em um ano dominado pela McLaren.

Pode ser uma imagem de texto que diz "(22) 99807-4981 QUAL É ÉO O TAMANHO DA SUA SEDE DE MINEIRINHO HOJE? LÍDER DISTRIBUIDORA MFD DISTRIBUIRORA DE BEBIDAS TLinerdinho NGineirinho Origina Zim MLinerrihe mLinerrnho Rua Cândido Álvaro Machado, 136 Parque Leopoldina, Campos RJ"

Agora com dez títulos de construtores, a equipe de Lando Norris e Oscar Piastri superou a Williams e é a maior campeã da F1, atrás só das 16 conquistas da Ferrari. A conquista sucedeu o campeonato de 2024, resultado que quebrou um jejum de 26 anos do time de Woking. No entanto, o time está há três provas sem ganhar - neste período, Verstappen chegou ao topo do pódio duas vezes.

Terceiro e quarto colocados, Norris e Piastri somam agora 650 pontos para a McLaren na tabela, contra 325 da vice-líder Mercedes. Piastri segue na liderança do Mundial de pilotos; sua vantagem sobre Norris caiu para 22 pontos. A dupla, por sinal, teve alguns atritos na prova deste domingo: eles colidiram na largada, com Lando saindo na frente, e Oscar sofreu com um pit stop de 5s2.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto

De 13º, Bortoleto caiu para 14º na largada, sofrendo um contato com Lance Strol; por isso foi o primeiro piloto a visitar os boxes, na volta 14. A troca do bico de sua Sauber o fez retornar em último lugar. Ele, então, se beneficiou das paradas de outros rivais para ganhar posições no decorrer da prova. No entanto, foi ultrapassado por Sainz no 53º giro e perdeu mais colocações, terminando só em 17º.

Resultado
GEORGE RUSSELL (Mercedes)
MAX VERSTAPPEN (RBR) +5s430
LANDO NORRIS (McLaren) +6s066
OSCAR PIASTRI (McLaren) +8s146
KIMI ANTONELLI (Mercedes) +33s681
CHARLES LECLERC (Ferrari) +45s996
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +80s667
LEWIS HAMILTON (Ferrari)*
OLIVER BEARMAN (Haas) +93s527
CARLOS SAINZ (Williams) + 1 volta
ISACK HADJAR (RB) + 1 volta
YUKI TSUNODA (RBR) + 1 volta
LANCE STROLL (Aston Martin) + 1 volta
ALEXANDER ALBON (Aston Martin) + 1 volta
LIAM LAWSON (RB) + 1 volta
FRANCO COLAPINTO (Alpine) + 1 volta
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) + 1 volta
ESTEBAN OCON (Haas) + 1 volta
PIERRE GASLY (Alpine) + 1 volta
NICO HULKENBERG (Sauber) + 1 volta
*Lewis Hamilton foi punido com 5s por escapar do traçado diversas vezes sem razão aparente.

A F1 retorna daqui a duas semanas, em 19 de outubro, com o GP dos Estados Unidos. A etapa será a 19ª de um total de 24 do campeonato.

Pode ser uma imagem de carro e texto que diz "adl ASCAM ASSOCIAÇÃO DE APOIO AOS CAMINHONEIROS PROTEÇÃO ????? DE DEVEÍCULOS onAMO?TE ASCAM-RJ ASCAM RJ Associação de Apoio aos Caminhoneiros do Rio de Janeiro ??. Carlos Alberto Chebabe, 2667 ParA?e Santos Dumont BR 101 Campos dos Goytacazes RJ CEP: 28073-506 CNPJ: 15.506783/0001-57 -57 Cele WhatsApp: (22) 99837-2021 (22) 98813-0187"

A largada
Russell conseguiu manter-se à frente de Verstappen; atrás dele, porém, as McLarens se tocaram. O incidente se deu na curva 3, pouco depois de Norris tentar uma aproximação de Verstappen; o inglês parelhou com Piastri e saiu à frente, indo de quinto para terceiro. O australiano, porém, caiu de terceiro para quarto e ainda danificou sua asa dianteira. Já Lando sofreu dano menor na peça.

- Estamos bem com Lando me empurrando pra fora do caminho dele? O que é isso?
Antonelli, que largou na segunda fila atrás de Verstappen, caiu para o sexto lugar. Ele aparecia atrás de Leclerc, que subiu do sétimo para o quinto posto. Quem também perdeu uma posição foi Hamilton, ocupando a posição anterior de seu companheiro da Ferrari. Bortoleto acabou caindo de 14º para 15º na largada, superado por Stroll; ele teve um contato com o canadense da Aston Martin na largada.

Pode ser uma imagem de texto que diz "HORÁRIOS DAS REUNIÕES SEGUNDA-FEIRA 6h, 7h, 10h, 12h, 14h, 16h, 19h, 21h TERÇA-FEIRA 6h, 7h, 10h, 12h, 15h e 19h QUARTA-FEIRA 6h, 6h,7h, 7h, 10h, 12h, 15h e 19h QUINTA-FEIRA 6h, 7h, 10h, 12h, 15h SEXTA-FEIRA |6h, 7h, 10h, 12h, 15h, 18h 19h 19h30 SÁBADO 6h, 7h, 10h, 12h, 14h e 19h DOMINGO |7h, 7h, 9h30, 15h e 18h AV. AV.RUI RUI BARBOSA, 1017 -CENTRO"

Clima tenso na McLaren e busca por segundo lugar
A McLaren retornou Piastri, informando-o terem avaliado que a colisão se deu como consequência de Norris tentando evitar contato com Verstappen. O piloto, porém, questionou não fazer sentido evitar bater em outro carro arriscando contato com o próprio companheiro.

Com Norris à frente, o inglês passou a ser o piloto-chave da equipe em busca de uma posição melhor: o segundo lugar de Verstappen. Na volta 18, a McLaren arriscou com um blefe quando a diferença entre eles era de apenas 1s. No entanto, quem parou primeiro foi o holandês, no 20º giro; ele trocou os pneus macios usados pelos duros, retornando em sétimo lugar.

Na volta 26, o engenheiro Will Joseph perguntou a Norris se dada a diferença entre eles, de 4s4, o inglês deixaria o colega ir aos boxes primeiro; Lando respondeu que sim, mas repensou e negou.

O time, então, o chamou à garagem no giro seguinte; o piloto do carro 4 voltou em terceiro lugar, mas atrás de Verstappen. Piastri parou na volta 28; no entanto, seu pit stop estendeu-se por 5s2. Ele retornou em quarto lugar, 5s atrás do companheiro - que seguia na cola do tetracampeão da RBR.

Já na metade final da prova, Verstappen quase acertou o muro e reclamou da dirigibilidade pelo rádio. Na volta 39, queixando-se também da traseira travada, voltou a sofrer pressão de Norris, 1s5 atrás. A distância entre eles aumentou brevemente, sobretudo com a presença de vários retardatários entre eles; e embora Lando tenha se reaproximado nas 12 voltas finais, não conseguiu chegar mais perto.

Russell faz prova tranquila à frente de Verstappen
O segundo lugar de Verstappen tornou-se a única posição da frente em jogo dado o ritmo modesto mas seguro do vencedor, Russell. Da sexta volta para a 12ª, o inglês dobrou sua vantagem na ponta de 3s para 6s; enquanto isso, Max relatava problemas na redução de marcha de sua RBR que o time ainda não conseguia sanar.

A Mercedes parou Antonelli e Russell juntos, na volta 26, sem nenhuma intercorrência. Dois giros depois, George recuperou a liderança à frente do tetracampeão. Os pneus duros e novos deram mais fôlego a Verstappen; na volta 35, sua desvantagem em relação ao líder era de 2s8, diferença que chegou a 4s após a rodada de pit stops no 29º giro. Russell, porém, respondeu aumentando o ritmo.

Hamilton volta a sofrer com os freios e é punido
Problema recorrente no início da temporada, os freios da Ferrari do veterano voltaram a dar dor de cabeça - desta vez, parando de funcionar de vez a três voltas do fim. Na ocasião, ele perseguia Antonelli pelo quinto lugar; o veterano conseguiu ganhar posições com as paradas de Verstappen e Leclerc nas voltas 20 e 22.

Por repetidas vezes, Hamilton informou seu engenheiro, Riccardo Adami, do problema. No giro seguinte, Adami pediu que o veterano deixasse Leclerc passá-lo. Em sétimo, o heptacampeão passou a ter Alonso em seu encalço; e o espanhol não ficou feliz com o rival na pista.

- Não acredito nessa p..., não acredito nessa p..., não acredito nessa p... É seguro dirigir sem freios? Você não pode pilotar assim. Eu devia estar na p... do sétimo lugar. Não respeitou as bandeiras vermelhas ontem (na classificação) e hoje eles (Ferrari) têm a pista livre pra eles.

Alonso fez menção ao sétimo lugar por ter sido prejudicado na volta 29 com um pit stop lento: de quinto, o bicampeão caiu para 15º. Apesar do contratempo, o veterano seguiu em busca da zona de pontuação e chegou a protagonizar uma bela ultrapassagem sobre Isack Hadjar pelo 13º lugar.

No fim das contas, voltou ao top 10 e ganhou o sétimo lugar, já que Hamilton, que o segurou até a bandeirada, recebeu 5s por sair da pista diversas vezes. Aos comissários, Hamilton confirmou o fato, atribuindo-o à tentativa de pilotar com a falha nos freios. Porém, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) não considerou a justificativa razoável, o que o piloto e a Ferrari não contestaram.

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes