A McLaren encerrou o primeiro dia do GP do Bahrein com o pé direito: repetindo o desempenho do primeiro treino livre, a equipe também liderou a segunda sessão desta sexta-feira no Circuito de Sakhir. Oscar Piastri anotou 1m30s505 em sua melhor volta, com 0s1 de vantagem sobre o colega Lando Norris. George Russell, da Mercedes, ficou em terceiro a meio segundo do australiano. Gabriel Bortoleto fez o 13º tempo da disputa.
O terceiro treino livre do GP do Bahrein será às 9h30 deste sábado, no horário de Brasília.
Embora Lewis Hamilton tenha sido o mais rápido na parte inicial do treino, a McLaren se sobressaiu nas voltas com pneus macios, mantendo uma vantagem de meio segundo para a Mercedes e a própria Ferrari - representada por Leclerc. O ritmo, já sob a noite, é melhor que os 0s2 que a equipe sustentou na primeira sessão livre.
Próxima corrida da F1 2025: data e horários do GP do Bahrein
Bortoleto abriu o treino com pneus médios e, depois de anotar sua primeira volta a 1s4 da marca de referência, passou para os macios, chegando a ocupar o quarto lugar antes de perder posições na tabela. No último terço da disputa, o calouro da Sauber voltou aos compostos de faixa amarela; depois, pôs os macios novamente. Seu 13º tempo foi 0s7 melhor que o do colega Nico Hulkenberg.
Uma situação curiosa marcou o início da sessão: o volante de Fernando Alonso acabou se soltando do carro enquanto o espanhol dirigia. Ele parou na área de escape e foi chamado aos boxe em seguida. A Aston Martin confirmou, posteriormente, ter mudado peças do sistema do volante do bicampeão.
Resultado
Max Verstappen (RBR), Charles Leclerc (Ferrari), Carlos Sainz (Williams), Fernando Alonso (Aston Martin), Oliver Bearman (Haas) e George Russell (Mercedes), que cederam seus assentos para reservas na primeira sessão livre, retornaram aos seus carros neste TL2.
De pneus médios e também nos macios, Hamilton andou na frente ao longo do primeiro terço (20 minutos) da sessão - que começou com as voltas mais rápidas de Leclerc e Gasly, e ainda teve Russell na ponta de maneira provisória. O heptacampeão da Ferrari conseguiu recuperar a posição do ex-colega da Mercedes nos mesmos pneus de faixa vermelha.
Perto da metade do treino, porém, as posições variaram: Leclerc, Albon e Norris ocuparam a ponta, que ficou com Piastri após sua primeira volta rápida de macios. O australiano superou por 0s1 a marca do colega da McLaren - a equipe tinha pelo menos meio segundo sobre a Mercedes de Russell e Antonelli.
O piloto do carro 81 passou para os pneus duros, testando o ritmo de corrida por algumas voltas. Nos minutos finais, retornou as macios.