Ganhando favoritismo para a pole position do GP do Bahrein, a McLaren liderou também o terceiro e último treino livre da etapa, neste sábado. Oscar Piastri fez 1m31s646 nos pneus macios, com quase 0s7 de vantagem sobre o colega, Lando Norris. Charles Leclerc pôs a Ferrari em terceiro. Gabriel Bortoleto ficou em 18º, à frente de Nico Hulkenberg, companheiro da Sauber.
A classificação que define o grid de largada para o GP do Bahrein será às 13h deste sábado, no horário de Brasília.
Bortoleto registrou sua primeira volta nos pneus macios, mas a distância para as McLarens era grande: a desvantagem chegou a 5s. Ele seguiu testando apenas os compostos de faixa vermelha e, nos 18 minutos finais, fez o sétimo melhor tempo da sessão, provisoriamente, embora tenha perdido posições na tabela posteriormente.
Resultado
Hamilton anotou o tempo de referência nos pneus macios em uma sessão menos movimentada, com só quatro pilotos tendo voltas rápidas após 15 minutos. Não demorou, porém, para Norris desbancar a marca do compatriota nos mesmos compostos, com 1s de diferença.
Depois, foi a vez de Piastri, 0s4 melhor que o colega da McLaren. Na parte final da sessão, o australiano ainda ampliou em mais 0s2 a vantagem sobre o companheiro.
Os pneus macios foram a preferência da maioria; na metade da sessão, antes da totalidade do grid passar para os compostos de faixa vermelha, só seis pilotos calçavam os médios. O mais rápido deles era Gasly, a 1s2 da McLaren. Por sua vez, cinco testavam os pneus duros: Tsunoda, da RBR, era quem tinha a melhor volta, a 1s6 do tempo de referência.
Verstappen seguiu até o último terço do treino sem uma volta rápida; sua primeira tentativa, a 22 minutos do fim, valeu a vice-liderança provisória com 0s2 de desvantagem para Piastri. O tetracampeão, porém, ficou apenas com o oitavo tempo da sessão, a 1s3 de Piastri. Seu colega, Tsunoda, permaneceu com os pneus duros e por isso terminou em último.