GP do Canadá: chuva retorna e Alonso lidera 2º treino livre

Piora no tempo no Circuito Gilles Villeneuve em Montreal reduziu ação na pista na sessão desta sexta-feira. Russell e Stroll completam top 3

Esportes a Motor 07 de junho de 2024 às 22h12
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

A chuva que encurtou o primeiro treino livre do GP do Canadá deu uma trégua no início da segunda sessão desta sexta-feira, permitindo que Fernando Alonso liderasse com 1m15s810. Ainda assim, o tempo piorou de novo no Circuito Gilles Villeneuve e reduziu significantemente o movimento na pista. George Russell e Lance Stroll completaram o top 3.

A chuva chegou só na metade final do treino, mas o movimento na pista também foi mais fraco assim como na sessão que abriu o fim de semana. Alonso estabeleceu-se como líder após 15 minutos de ação na pista e liderou boa parte da disputa antes e depois do tempo piorar em Montreal, levando todos os pilotos aos boxes por cerca de dez minutos.

A mudança para os pneus intermediários nos últimos dez minutos no cronômetro foi pouco efetiva, já que o asfalto começou a secar, devagar - embora seguisse insegura para o retorno aos pneus slick (de pista seca). Com isso, as posições estabelecidas por Alonso, Russell e Stroll se mantiveram até o fim.

Resultado

TL2 do GP do Canadá ? Foto: F1

À medida em que a pista secava após a chuva que caiu pouco antes do TL2, 15 minutos depois da bandeira verde Fernando Alonso desbancou Pierre Gasly da liderança; ele revezou na posição com seu colega de equipe, Lance Stroll e, perto da conclusão da metade do treino, Charles Leclerc.

Alonso manteve-se como o mais rápido mesmo após as tentativas de George Russell e Stroll, que os colocaram no top 3 provisório. Com menos de 30 minutos para o fim do treino, enfim, a esperada chuva ficou mais forte e os 19 pilotos retornaram aos boxes.

Dez minutos depois, Alonso, Russell, Stroll e Leclerc foram os primeiros na pista com compostos intermediários, estratégia adotada por boa parte do grid. Com pouco tempo restando no cronômetro, o tráfego causado pelo excesso de carros na pista voltou a dar trabalho, bem como as condições mista do circuito - causando alguns deslizes de Leclerc e Lando Norris. No top 3, porém, nada mudou.

A ausência da chuva no início do TL2, porém, não isentou os pilotos de alguns problemas: Leclerc teve que voltar aos boxes nos minutos iniciais; ele passou a ser investigado por deixar os boxes com os pneus intermediários antes de ser declarado "pista molhada" pelos comissários.

Depois, o tricampeão Max erstappen teve que voltar às pressas para a garagem da RBR e deixar o carro com rapidez após um problema no sistema de recuperação de energia (ERS) causar cheiro de queimado. Ele não saiu mais dos boxes.

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes