GP do Canadá: Norris lidera 1º treino, encurtado por chuva

Na prática, sessão durou menos de 40 minutos e ainda teve bandeira vermelha; Sainz e Leclerc completaram top 3

Esportes a Motor 07 de junho de 2024 às 22h09
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

A chuva que atingiu o Circuito Gilles Villeneuve era esperada nesta sexta-feira, mas o temporal foi uma verdadeira água no chope das equipes, que perderam pelo menos 20 minutos úteis no treino livre do GP do Canadá. Encurtada, a sessão foi liderada por Lando Norris já na bandeirada e teve pouco movimento na pista - com boa parte dos pilotos deixando os boxes nos cinco minutos finais.

O temporal de granizo deixou muita sujeira na pista, que precisou de tempo, da ajuda de sopradores de ar industriais e muitas voltas dos safety car para melhorar suas condições para a pilotagem. A sessão começou no horário previsto, 14h30 (fuso de Brasília); mesmo assim, os boxes permaneceram fechados por 20 minutos enquanto o cronômetro corria.

A bandeira amarela só foi removida quando restavam 37 minutos de ação na pista. Depois, uma nova interrupção, de cinco minutos, desperdiçou mais tempo: Guanyu Zhou bateu e acionou uma bandeira vermelha na metade final do treino. Na retomada, Carlos Sainz desbancou a melhor volta registrada por Lewis Hamilton e seguiu na ponta até Charles Leclerc e por fim, Norris, o superarem.

Resultado

TL1 do GP do Canadá ? Foto: F1

Após quase meia hora dentro dos boxes, Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, Lando Norris, Guanyu Zhou, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen foram os primeiros a se aventurar na pista, que seguia muito molhada e suja. Na prática, o treino começou oficialmente com apenas 37 minutos disponíveis.

O heptacampeão chegou a se queixar da falta de aderência - causada pelo recém-recapeado asfalto e a quantidade de água. Calçando pneus intermediários contra os de chuva forte dos rivais, ele foi o único a registrar tempo do grupo inicial: 1m36s654.

Bottas superou o tempo do britânico em seguida, mas o treino foi interrompido quando o cronômetro sinalizava 27 minutos para a bandeirada e Zhou bateu no muro. A disputa recomeçou após cinco minutos, quando o tempo já parecia bem melhor. Os pilotos mantiveram os pneus intermediários e, com eles, Sainz bateu o tempo do heptacampeão da Mercedes.

Seu colega da Ferrari, Leclerc chegou a superá-lo com 1s5 de vantagem enquanto o relógio apontava 17 minutos restantes. No entanto, não demorou para que o espanhol recuperasse a posição. Pérez, Ricciardo, Tsunoda e Magnussen também passaram na frente de Hamilton, que caiu para sétimo.

Nos últimos cinco minutos do treino, mais carros entraram na pista; Leclerc e Norris foram os primeiros a arriscar com os pneus slick (de pista seca). Seguidos por outros rivais na estratégia, os dois anotaram as melhores voltas - mas foi o britânico da Mercedes quem recebeu a bandeirada como o mais rápido. No fim dos 60 minutos, Sainz desbancou Leclerc.

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes