GP do Canadá: Russell empata com Verstappen e é pole; veja grid

Tricampeão da RBR e o piloto da Mercedes anotaram o mesmo tempo de volta, mas com o Russell recebeu a bandeirada primeiro, levou vantagem; Norris completou o top 3

Esportes a Motor 08 de junho de 2024 às 21h40
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Quase dois anos desde a primeira na Hungria em 2022, George Russell voltou a conquistar uma pole position. Mas sua melhor volta na classificação do GP do Canadá deste sábado, de 1m12s000, esteve ameaçada: isso porque Max Verstappen completou a sessão com a mesma minutagem. O critério de desempate, porém, favoreceu o piloto da Mercedes. Lando Norris completou o top 3.

A Mercedes já apresentava tempos competitivos desde o início da classificação, estabelecendo as métricas sobretudo após adotar pneus macios para o Q2. A tática deu certo, e a equipe superou um jejum de quase um ano, desde a pole de Lewis Hamilton no GP da Hungria de 2023.

O heptacampeão, porém, não largará perto do colega de equipe, que conquistou a pole de número 222 da Mercedes e a segunda da carreira: apenas sétimo, Hamilton ficou fora do top 5 no Circuito Gilles Villeneuve pela primeira vez em sua longeva carreira de 17 anos.

A segunda colocação de Verstappen foi bem recebida, mas o dia foi agridoce para a RBR: Sergio Pérez foi eliminado ainda no Q1 e larga apenas em 16º. Com isso, o mexicano chega a três corridas falhando em estar entre os dez primeiros no grid inicial.

O sábado também foi ruim para a Ferrari, que mandou seus pilotos para o fim do Q2 com pneus macios usados: eliminados, Leclerc e Sainz largarão em 11º e 12º. A escuderia italiana não ficava fora do top 10 no grid inicial desde o GP da Bélgica de 2021, quando Leclerc foi 11º e seu colega, 13º.

Resultado e grid de largada
George Russell (Mercedes)
Max Verstappen (RBR) +0s000
Lando Norris (McLaren) +0s021
Oscar Piastri (McLaren) +0s103
Daniel Ricciardo (RB) +0s178
Fernando Alonso (Aston Martin) +0s228
Lewis Hamilton (Mercedes) +0s280
Yuki Tsunoda (RB) +0s414
Lance Stroll (Aston Martin) +0s701
Alexander Albon (Williams) +0s796
Charles Leclerc (Ferrari) - Q2
Carlos Sainz (Ferrari) - Q2
Logan Sargeant (Williams) - Q2
Kevin Magnussen (Haas) - Q2
Pierre Gasly (Alpine) - Q2
Sergio Pérez (RBR) - Q1
Valtteri Bottas (Sauber) - Q1
Esteban Ocon (Alpine) - Q1
Nico Hulkenberg (Haas) - Q1
Guanyu Zhou (Sauber) - Q1.

A largada do GP do Canadá será às 15h deste domingo, no horário de Brasília.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
A metade inicial do segmento teve Verstappen como o mais rápido, até ele ser superado por Russell a sete minutos para o final. Quando o relógio apontava três minutos restantes, Alonso, Stroll e Norris passaram na frente do piloto da Mercedes - que também perdeu a posição para o colega Hamilton.

Enquanto isso, Pérez seguia na zona de eliminação provisória e Verstappen, em oitavo, encaminhou-se aos boxes com problemas para reduzir as marchas de seu carro. A falha, porém, foi superada: o tricampeão garantiu a melhor volta na bandeirada. Já Pérez não teve a mesma sorte: com Albon sendo o último a se salvar, foi condenado à eliminação no Q1 por apenas 0s036.

ELIMINADOS
16º SERGIO PÉREZ (RBR)
17º VALTTERI BOTTAS (SAUBER)
18º ESTEBAN OCON (ALPINE)
19º NICO HULKENBERG (HAAS)
20º GUANYU ZHOU (SAUBER)

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Calçando pneus macios novos, as duas Mercedes foram as primeiras a registrar tempo. Piastri chegou a desbancar a dupla mas Russell anotou novamente a melhor volta, recuperando-se e mantendo a posição mesmo após Norris e Hamilton o desbancarem.

Ricciardo e Tsunoda garantiram vagas no top 10 já perto da bandeirada; bem como Verstappen, que estava na zona de eliminação e avançou ao Q3 em sétimo lugar. Fim da linha, porém, para a Ferrari: calçando pneus macios usados, Leclerc abriu volta muito tarde e Sainz foi lento em sua última tentativa, chegando a perder a traseira perto da reta principal.

ELIMINADOS
11º CHARLES LECLERC (FERRARI)
12º CARLOS SAINZ (FERRARI)
13º LOGAN SARGEANT (WILLIAMS)
14º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
15º PIERRE GASLY (ALPINE)

Q3 - 12 minutos e disputa pela pole
Verstappen abriu o segmento na frente mas, assim como nos anteriores, a briga pela melhor volta provisória ficou entre as duas Mercedes - com Russell na frente. No retorno dos carros à pista para as últimas tentativas, o piloto da Mercedes teve que recuperar a pole provisória das mãos de Norris.

Na bandeirada, o tricampeão anotou a exata minutagem de Russell: 1m12s000. Mas como o britânico completou sua volta primeiro, foi George quem levou a vantagem.

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes