GP do Canadá: Russell vence com batida no fim e pódio de calouro; Bortoleto é 14º

Prova seguiu estável mesmo com dois pit stops até as últimas três voltas, momento da colisão de Piastri e Norris. Verstappen e Antonelli completam top 3

Esportes a Motor 15 de junho de 2025 às 22h09
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Quem esperava por um deslize de Max Verstappen no GP do Canadá deste domingo recebeu, na verdade, a primeira batida entre a dupla da McLaren: a colisão de Lando Norris e Oscar Piastri a três voltas do fim ofuscou a vitória de ponta a ponta de George Russell, que segurou o holandês da RBR pelo triunfo, e dividiu espaço com o primeiro pódio do calouro Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes. Gabriel Bortoleto foi o 14º.

O incidente entre as duas McLarens se deu na volta 63 de 70, depois da segunda rodada de pit stops da prova. A troca de pneus permitiu uma aproximação entre os colegas de equipe: Norris, quinto colocado, tentou passar o companheiro mas bateu no muro e abandonou.

Quatro horas após o fim da prova, os comissários consideraram que Lando tentou se mover onde não havia espaço e o puniram com 5s no acréscimo do tempo de prova - embora tenha se retirado da prova, ele completou 90% dela, o que o mantém na lista de concluintes mesmo em último. O contato entre a dupla trouxe um safety car que confirmou uma vitória segura de Russell, a primeira do inglês em 2025.

A expectativa por um confronto mais direto entre Russell e Verstappen, rivais de longa data, não se concretizou. O inglês da Mercedes, na verdade, desfrutou de uma largada tranquila e seguiu na ponta durante toda a corrida. Ele conquistou a primeira vitória da Mercedes em seis meses: o último triunfo da equipe alemã foi no GP do Catar, em 1º de dezembro do ano passado.

Antonelli, que faturou o primeiro pódio da carreira com 18 anos, nove meses e 21 dias, se tornou o terceiro piloto mais jovem da história a obter tal feito. Ele fica atrás de Lance Stroll, dois meses mais jovem, no GP do Azerbaijão em 2017, e de Verstappen, vencedor do GP da Espanha também com dois meses a menos em 2016. O italiano assegurou a posição após ultrapassar Piastri na largada.

Gabriel Bortoleto largou em 15º e recuperou-se após perder uma posição na largada, passando Carlos Sainz. Mas, teve seu primeiro stint com pneus duros prolongado por 51 voltas. Adotando os médios, ele permaneceu na mesma colocação até subir um posto com o abandono de Norris. Seu colega Nico Hulkenberg pontuou novamente, em oitavo, largando de médios em 11º e parando três vezes.

Resultado
GEORGE RUSSELL (Mercedes)
MAX VERSTAPPEN (RBR) +0s228
KIMI ANTONELLI (Mercedes) +1s014
OSCAR PIASTRI (McLaren) +2s109
CHARLES LECLERC (Ferrari) +3s442
LEWIS HAMILTON (Ferrari) +10s713
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +10s972
NICO HULKENBERG (Sauber) +15s364
ESTEBAN OCON (Haas) - 1 volta.
CARLOS SAINZ (Williams) - 1 volta.
OLIVER BEARMAN (Haas) - 1 volta.
YUKI TSUNODA (RBR) - 1 volta.
FRANCO COLAPINTO (Alpine) - 1 volta.
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) - 1 volta.
PIERRE GASLY (Alpine) - 1 volta.
ISACK HADJAR (RB) - 1 volta.
LANCE STROLL (Aston Martin) - 1 volta.*
Abandonaram: Lando Norris (McLaren), Liam Lawson (RB) e Alexander Albon (Williams).

* 10s no tempo de prova e dois pontos na superlicença por forçar Pierre Gasly para fora da pista.

A F1 retorna daqui a duas semanas com o GP da Áustria, etapa válida como a 11ª do campeonato.

Momentos-chave

A largada
Russell cruzou a primeira curva na frente de Verstappen, que por sua vez, conseguiu afastar a pressão imposta nos metros iniciais por Piastri, terceiro colocado. O australiano da McLaren ainda foi ultrapassado por Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes.

Logo atrás, Alexander Albon acabou passando pela grama em uma disputa com Franco Colapinto, que vinha em décimo, e perdeu a posição para o argentino da Alpine.

Desgaste dos pneus forçam pit stops, mas nada muda
Russell abriu 2s sobre Verstappen nas voltas iniciais, mas o risco do superaquecimento e a consequente degradação dos pneus começou a crescer: o holandês, por exemplo, teve que tirar o pé, permitindo uma aproximação de Antonelli. E foi ele o primeiro a parar, quando o calouro da Mercedes estava a menos de meio segundo, no 13º giro.

Leclerc, Russell, Bearman e Hadjar também se queixaram dos pneus: George deixou a liderança para fazer seu pit stop na volta 14, sucedido por Antonelli. Hamilton e Alonso foram os próximos dois giros depois, e Piastri o fez na 18ª volta. Leclerc e Norris foram os últimos, já que largaram de pneus duros: assim, após as trocas entre as voltas 28 e 29, as posições originais foram reestabelecidas.

Pressão de Antonelli leva Max aos boxes
Depois que 14 dos 20 pilotos já haviam parado para colocar, em sua maioria, pneus duros no lugar dos médios (exceto por Norris, que fez o inverso, e Leclerc, que seguiu com os de faixa branca), Verstappen foi o primeiro piloto a fazer um segundo pit stop. Ele calçou um novo set de duros na volta 38, na tentativa de antecipar o calouro da Mercedes.

O italiano seguiu o rival no giro seguinte; a dupla se encontrou na saída dos boxes, mas o holandês, quinto colocado provisoriamente, saiu à frente do jovem adversário. Russell fez sua segunda troca na volta 43; nos giros seguintes, Piastri, Hamilton, Norris e Leclerc o sucederam.

Margens menores no terceiro stint
A primeira aproximação efetiva, de fato, se deu na volta 56: Piastri chegou a ensaiar uma aproximação de Antonelli pelo terceiro lugar, mas o calouro da Mercedes conseguiu evitar a manobra. Oscar, por outro lado, passou a ter o colega Norris, quinto colocado, a apenas meio segundo dele. Lando ensaiou uma ultrapassagem no 63 giro, embora sem sucesso.

Logo à frente, Verstappen apareceu um pouco mais próximo do líder Russell - porém, ainda a 2s do rival, que conseguiu ampliar a vantagem nos giros finais.

Batida a três voltas do fim
A dupla se aproximou novamente na chegada da curva 13; Lando, porém, seguiu buscando espaço na parte de fora do trecho. Quando saíram da última curva, ele quase tocou na roda do colega de equipe e freou, recuando, mas seguiu na cola de Oscar.

Com isso, o piloto do carro 4 não conseguiu evitar acertar a traseira do australiano, perdendo a asa dianteira no contato; em seguida, Norris passou raspando no muro da reta principal, quase arrancando a roda dianteira esquerda. Ele assumiu a culpa, dizendo que foi uma manobra "estúpida".

O safety car foi acionado para a pista, fazendo com que todos os 17 carros ainda na prova aproveitassem para fazer mais um pit stop. Piastri seguiu em quarto lugar e calçou pneus macios, mas a prova terminou sob bandeira amarela.

Fonte: Globo Esporte
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