A disputa no campeonato 2024 da F1 se concentra agora entre a McLaren e a Ferrari, pelo título de construtores. E foi a equipe britânica que ganhou o primeiro round no GP do Catar: Lando Norris comandou de ponta a ponta a corrida sprint deste sábado e, na reta de chegada, cedeu a liderança para o colega Oscar Piastri. George Russell, da Mercedes, foi terceiro colocado.
Norris retribuiu a ajuda cedida pelo colega no GP de São Paulo, duas etapas atrás; na ocasião, ele contou com o suporte de Piastri para vencer a corrida sprint, buscando pontos que seriam fundamentais para manter-se vivo na briga pelo título contra Max Verstappen. O holandês, no entanto, foi tetracampeão em Las Vegas, no último domingo.
A McLaren leva para casa 15 pontos contra nove da Ferrari, cujos pilotos, Carlos Sainz e Charles Leclerc, chegaram apenas em quarto e quinto. Agora, a equipe de Woking tem 30 pontos de vantagem sobre a italiana, na liderança do campeonato de construtores.
Resultado
A largada
Norris seguiu à frente enquanto seu colega, Piastri, assumia a vice-liderança da corrida ultrapassando Russell. Sainz manteve-se em quarto lugar mas tendo agora Hamilton na posição de trás - o heptacampeão ganhou duas posições, superando Verstappen e Leclerc. O tetracampeão da RBR, por sinal, foi quem mais perdeu posições no início da sprint: de sexto, foi para o nono lugar.
A corrida
Norris abriu mais de 1s sobre Piastri nas três voltas seguintes, evitando que o australiano pudesse fazer uso da asa móvel quando o dispositivo foi autorizado. No quarto giro, Oscar teve que se defender de uma tentativa de ultrapassagem de Russell. O piloto da Mercedes, porém, não conseguiu avançar, e queixou-se pelo rival ter supostamente jogado o carro em sua direção para evitar a manobra.
Piastri enfim conseguiu reduzir a desvantagem para Norris; na sétima volta, todos os cinco primeiros colocados estavam separados por menos de 1s. Não houve, porém, uma aproximação real - Hamilton, até então o mais rápido do quinteto, viu Sainz se distanciar e Leclerc, sexto colocado, chegar mais peto dele, a menos de meio segundo.
O piloto da Ferrari chegou no heptacampeão na 13ª volta, chegando a tocar a roda traseira direita na Mercedes do adversário, e efetuou a ultrapassagem pelo quinto lugar. A corrida seguiu estável a partir daí, embora Russell tenha arriscado - e falhado - mais uma manobra sobre Piastri na volta final.
Nos últimos metros, Norris reduziu e deixou que o colega passasse; minutos antes, ele havia relatado à McLaren que sofria com a degradação de seus pneus, e perguntou se deveria acelerar para ajudar Piastri a distanciar-se de Russell e Sainz.
E a RBR?
Atual campeã de construtores da F1 mas apenas terceira colocada no Mundial de 2024, a equipe austríaca sequer foi coadjuvante na prova curta deste sábado. Seu piloto melhor colocado, Verstappen, caiu de sexto para nono no começo da disputa - seu único avanço foi uma ultrapassagem sobre Pierre Gasly na metade da corrida.
Para piorar, Sergio Pérez, que acabou eliminado no SQ1 da classificação desta sexta e largou do pit lane depois de trocar componentes dos freios de seu carro, foi o último colocado. Ele demorou a reagir ao ver as luzes verdes e foi ultrapassado dentro dos boxes por Franco Colapinto, da Williams, que também começou a corrida no pit lane.