Reagindo ainda timidamente, Oscar Piastri conseguiu descontar dois pontos da desvantagem para o líder do Mundial da F1, Lando Norris, vencendo de ponta a ponta a corrida sprint deste sábado no GP do Catar. O australiano leva oito pontos na disputa, que terminou à frente de George Russell e do próprio Norris. Calouro brasileiro da Sauber, Gabriel Bortoleto ficou em 11º na prova.
No entanto, o campeonato segue em aberto, já que a diferença de pontos que Norris pode obter na corrida deste domingo tem potencial para ampliar sua vantagem e assegurar o título antecipadamente. Ainda assim, o resultado deste sábado ajudou Piastri a reduzir sua desvantagem de 24 para 22 pontos. Terceiro na tabela e quarto na prova, Max Verstappen agora está a 25 do inglês.
Bortoleto largou em 13º e ganhou duas posições, parado em 11º atrás de Alexander Albon. Mas,a diferença entre eles que era de 0s8 na volta 8 aumentou no decorrer da disputa, e o brasileiro não conseguiu avançar.
Resultado
Momentos-chave
A largada
Piastri conseguiu manter a dianteira nos primeiros metros, enquanto Russell sofria com a pressão de Norris; o inglês da Mercedes, porém, conseguiu manter a posição. Verstappen, na parte de dentro da pista, ensaiou uma aproximação dos líderes e conseguiu subir de sexto para quarto, aproveitando-se ainda do fato de Alonso cair da posição para o sexto posto.
Bortoleto fez uma boa largada e subiu de 13º para 11º. Quem passou a ocupar a posição anterior do brasileiro foi Leclerc, originalmente nono. Hamilton, que saiu do pit lane, manteve o 18º lugar obtido na classificação de sexta.
Carro freia ameaça de Verstappen
Verstappen manteve-se a menos de 1s de Norris, terceiro colocado; na volta 3, a diferença já era de meio segundo. No entanto, os problemas relatados pelo tetracampeão na sexta-feira voltaram - ele se queixou de mais saltos no carro. Consequentemente, a distância em relação a Lando aumentou nas voltas seguintes; na nona volta, Norris já tinha 2s sobre o rival.
Norris tenta, mas sem sucesso
A prova seguiu sem grandes mudanças, exceto por Kimi Antonelli ultrapassando Fernando Alonso. Em sétimo, o bicampeão da Aston Martin foi o primeiro e único a fazer um pit stop, na volta 14. À frente, Norris buscava a aproximação de Russell, reduzindo sua diferença para o compatriota em 0s4 até a 15ª de 19 voltas. Porém, também não conseguiu efetivar a tentativa, mantendo-se em terceiro.
Troca-troca de posições por punição
Antonelli, até então sexto colocado a pouco mais de 2s de Tsunoda, previa ganhar o quinto lugar do rival que havia sido punido por exceder limites de pista. No entanto, o japonês da RBR manteve sua posição de pista, já que o calouro da Mercedes também recebeu 5s dos comissários pela mesma razão.