GP do Japão de F1 2024: Verstappen leva pole; veja grid

Tricampeão da Fórmula 1 dominou os treinos e manteve ritmo para garantir melhor tempo na classificação

Esportes a Motor 06 de abril de 2024 às 09h40
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Max Verstappen não deu chances para os adversários na classificação para o GP do Japão, na madrugada deste sábado. O tricampeão da Fórmula 1 liderou todas as provas e garantiu um tempo de 1m28s197 para largar na pole position neste domingo. A dobradinha da RBR na primeira fila ficou garantida com Sergio Pérez na segunda colocação. Lando Norris tentou entrar no caminho da equipe austríaca mas ficou em terceiro.

O domínio da RBR foi mantido nas pistas de Suzuka. Max Verstappen não deu chances para os companheiros e liderou durante toda a madrugada. Ele apenas não ficou no topo do TL2, quando não saiu para a pista por conta da chuva no circuito. Em todas as outras provas, o tricampeão não deixou a liderança.

Pode ser uma imagem de texto que diz "AVALIAÇÃO de Atletas C.A.A. CATEGORIAS Sub-13 |Sub-15 Sub-17 Sub-20 -20"

Sergio Pérez ficou logo atrás do companheiro de equipe também durante todo o final de semana e conquistou uma dobradinha para a RBR. O piloto mexicano melhorou o desempenho principalmente se comparado ao que havia obtido no GP da Austrália. No Japão, ele larga na segunda colocação.

A Mercedes não seguiu com o resultado positivo que haviam feito nos treinos livres durante o final de semana. No Q1 e no Q2, Lewis Hamilton e George Russell classificaram-se com tranquilidade até chegar no top-10. Ainda assim, os dois carros não conseguiram superar os adversários para buscar uma posição melhor na largada.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "20 24 um seja Que nos! nós! ano para todos Dimisson Bombeiro"

Resultado e grid de largada
Max Verstappen (RBR) 1m28s197
Sergio Pérez (RBR) +0s066
Lando Norris (McLaren) +0s292
Carlos Sainz (Ferrari) +0s485
Fernando Alonso (Aston Martin) +0s489
Oscar Piastri (McLaren) +0s563
Lewis Hamilton (Mercedes) +0s569
Charles Leclerc (Ferrari) +0s589
George Russel (Mercedes) +0s811
Yuki Tsunoda (RB) +1s216
Daniel Ricciardo (RB) Q2
Nico Hulkenberg (Haas) Q2
Valtteri Bottas (Sauber) Q2
Alex Albon (Williams) Q2
Esteban Ocon (Alpine) Q2
Lance Stroll (Aston Martin) Q1
Pierre Gasly (Alpine) Q1
Kevin Magnussen (Haas) Q1
Logan Sargeant (Williams) Q1
Guanyu Zhou (Sauber) Q1

A largada do GP do Japão será na madrugada deste domingo, às 2h da manhã, no horário de Brasília.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados

Resultado final do Q1 do Japão ? Foto: F1
Os pilotos demoraram para sair dos boxes no Q1. Com cerca de treze minutos para o fim, a maioria dos carros foram para a pista do Circuito de Suzuka. Logo na primeira volta com os pneus macios, Max Verstappen fez o melhor tempo com 1m28s866, o primeiro do final de semana a sair da casa de 1m29s. A surpresa foi Fernando Alonso, que ficou atrás apenas do tricampeão (+0s388) no início da classificação. Enquanto o espanhol levou a Aston Martin para a segunda colocação, Lance Stroll foi eliminado.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, raio-x, hospital e texto

Charles Leclerc precisou voltar para buscar um tempo melhor. Na primeira volta, o monegasco foi apenas o 10º e foi 1s020 mais lento que Max Verstappen, líder do Q1. De volta à pista, ele levou a Ferrari para o quarto melhor tempo, ainda atrás dos dois carros da RBR. A Mercedes não repetiu o ótimo desempenho do TL3, mas garantiu uma classificação tranquila para o Q2.

ELIMINADOS
16º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
17º PIERRE GASLY (ALPINE)
18º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
19º LOGAN SARGEANT (WILLIAMS)
20º GUANYU ZHOU (SAUBER)

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados

Resultado final do Q2 do GP do Japão ? Foto: F1
A RBR inaugurou o Q2 com os dois carros, e Max Verstappen melhorou o tempo feito na última classificação e atingiu 1m28s740, muito pouco a mais que Checo Pérez, que chegou apenas 0s012 mais lento que o companheiro. Foi a McLaren de Lando Norris que também atingiu a marca de 1m28s e ficou atrás dos carros da equipe austríaca.

Na segunda volta para garantir um tempo melhor, Hamilton fez 1m28s887 e chegou entre os três primeiros para manter o bom desempenho obtido pela Mercedes nos treinos livres. Em casa, Yuki Tsunoda levou a RB para o Q3 e ficou perto do tempo de Leclerc, que via uma Ferrari longe do que foi apresentado no GP da Austrália.

Pode ser uma imagem de carro e texto que diz "CIPETRAN NORTE Centro de inspeção pesquisa em transporte LTDA. Inspeção de: -Gás (instalação, renovação e retirada) Sinistro -Caminhão Bugre -Tricicio -Veículo médio para diesel Veículo para furgão ou passageiro -Veículo para Veículo para deficiente fisico -Veículo de fabricação artesanal -Veículo médio para álcool ou gasolina -Kombi caminhoneta para microônibus -Reboques e semi-reboques Site: www.cipetrannorte.com.br E-mail: cipetrannorte@cipetrannorte.com.br Rua: Vicente Ferraioule,181 PQ Tarcisio Miranda Campos RJ Telefone/Fax: (22) 27223142"

ELIMINADOS
11º DANIEL RICCIARDO (RB)
12º NICO HULKENBERG (HAAS)
13º VALTTERI BOTTAS (SAUBER)
14º ALEX ALBON (WILLIAMS)
15º ESTEBAN OCON (ALPINE)

Q3 - 12 minutos e briga pela pole position

Resultado final do Q3 do GP do Japão ? Foto: F1
Novamente, Max Verstappen colocou no placar o melhor tempo do final de semana ao atingir 1m28s240 e superar qualquer outro piloto do grid. Pérez havia obtido a segunda colocação, mas foi rapidamente superado por Lando Norris, que ficou 0s249 atrás do holandês da RBR para buscar a primeira fila. Checo não deixou a McLaren ficar na frente e garantiu a posição na primeira fila logo no fim.

A Ferrari definitivamente não encontrou o mesmo caminho obtido na Austrália e ficou para trás. Charles Leclerc, mesmo com a pista vazia, não conseguiu superar o tempo dos adversários, enquanto Carlos Sainz também ficou atrás dos carros da RBR mas garantiu a quarta colocação.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "000 " NOSSOS CORPOS PRECISAM SER FUNCIONAIS, NÃO VITRINES FABRÍCIO BASTOS AÇÃO PERF REABILTAÇÃ ORMANCE 000 @studiofabriciobastos www.studiofabriciobastos.com.br Unidade Pelinca Unidade Horto Rua Manoel Teodoro, 94 Av. Alberto Lamego, 852 Loja (22) 99620-2214 (22) 99252-2257"

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes