GP do México: Norris vence e volta a liderar Mundial da F1; Bortoleto é 10º

Leclerc e Verstappen completaram top 3 com disputa de tirar o fôlego no fim. Hamilton flertou com primeiro pódio pela Ferrari, mas lance não investigado e punição tiraram o heptacampeão da briga

Esportes a Motor 26 de outubro de 2025 às 19h20
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

A condução tranquila de Lando Norris pela vitória no GP do México, que valeu a liderança do Mundial de pilotos, contrastou com o alvoroço no grid no Circuito Hermanos Rodriguez neste domingo: com direito a punição para Lewis Hamilton, e uma disputa acirradíssima entre Charles Leclerc e Max Verstappen pelo segundo lugar. O brasileiro Gabriel Bortoleto voltou a pontuar, chegando em décimo.

A corrida já começou com confusão na largada, com alguns carros escapando da pista e até Lance Stroll rodando no fundo do grid. Hamilton e Leclerc tiveram um contato, antes do monegasco retribuir a ultrapassagem do colega por fora da pista - sob muitas queixas do inglês.

Cinco voltas depois, o veterano foi punido após disputa com Verstappen. O holandês entraria no top 3 da prova já na parte final da disputa e, em 19 voltas, descontou 12s de Leclerc para pressionar o monegasco visando o segundo lugar. A briga na volta seis ainda pôs Oliver Bearman no quarto lugar, melhor resultado do inglês da Haas, e fez George Russell perder posições.

Enquanto isso, Lando seguiu com larga vantagem na ponta. Ele ainda contou com mais um dia de azar de seu colega Oscar Piastri: largando apenas em sétimo, o então líder do campeonato avançou menos que o esperado na corrida por se ver preso em uma disputa contra as duas Mercedes. Com isso, Norris teve caminho aberto para voltar ao primeiro lugar no Mundial, após 16 corridas como vice.

Resultado

Classificação final do GP do México ? Foto: F1

Momentos-chave
A largada
Norris seguiu à frente tranquilo nos primeiros metros mas atrás dele, Hamilton obteve aproximação suficiente de Leclerc até que os dois emparelhassem - com o inglês na parte de dentro da curva 1. O veterano ganhou a segunda colocação na pista, mas seu companheiro de equipe passou à frente depois de escapar do traçado.

Verstappen, que veio da quinta colocação já se aproximando dos líderes, também saiu da pista. O holandês, no entanto, havia ultrapassado Russell pouco antes da confusão na curva 1. Russell reclamou do episódio; Hamilton também se queixou de Leclerc, e ainda relatou ter perdido parte de sua asa dianteira.

Bortoleto vai de 16º a décimo
O brasileiro ganhou três posições já na largada e, superando Carlos Sainz na volta 9, apareceu em 12º. Ele chegou a aparecer na zona de pontuação sucedendo os pit stops de seus rivais, fez seu único pit stop valendo os pneus macios no lugar dos médios na volta 38.

Na 63ª, o jovem piloto ultrapassou Isack Hadjar para assumir a décima colocação definitivamente; o calouro da Sauber não pontuava desde o GP da Itália, no mês passado. Com o abandono do colega Nico Hulkenberg, ele conquistou o único ponto da equipe na prova.

Disputa pelo terceiro lugar termina com Hamilton punido

Na volta seis, Verstappen tentou passar Hamilton, mas o inglês não cedeu e os dois se tocaram. O tetracampeão passou reto pela grama e caiu para sexto lugar; seu rival também escapou do traçado. No entanto, a direção de prova o notificou por não seguir as instruções para retornar a pista e puniu o heptacampeão com 10s. Max chegou a ser investigado, mas acabou isento pela direção de prova.

- Temos 10s de punição pelo incidente na curva 4 com Verstappen. Nós não concordamos com isso - alertou o engenheiro de Hamilton, Riccardo Adami.
- Que palhaçada do c..., cara. a aderência lá é tão pequena, é tão baixa - respondeu o inglês.

Hamilton cumpriu sua punição ao parar na volta 24. Trocando os pneus macios pelos médios, ele retornou em 14º e não demorou a aparecer no top 10. No entanto, ele passou um bom tempo atrás de Piastri, sexto colocado, e foi ultrapassado por Verstappen na volta 48. O inglês foi chamado aos boxes novamente na volta 48 para por novamente os pneus macios. Sua troca foi lenta, de 3s5.

Verstappen, por outro lado, apresentou bom ritmo para não só brigar pelo pódio, mas ameaçar Leclerc nas voltas finais. Ele fez só uma parada, na volta 38 - depois de trocar os pneus médios pelos macios. O holandês aproveitou os pit stops de Antonelli, Piastri e Hamilton na volta 49, ultrapassou Bearman e apareceu em terceiro lugar.

Entre as voltas 50 e 69, o piloto da RBR descontou os 12s de desvantagem que tinha para Leclerc; porém, quando já podia usar a asa traseira móvel, uma bandeira amarela foi acionada depois de Carlos Sainz rodar sozinho e bater próximo à área de escape na curva 15.

O acionamento do safety car virtual impediu que o holandês seguisse em busca da manobra e, embora a corrida tenha recebido bandeira verde na última volta, ele não teve tempo de tentar a ultrapassagem.

Fonte: Globo Esporte
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