Confirmando o favoritismo da McLaren para o GP dos Estados Unidos, o primeiro e único treino livre da etapa foi liderado nesta sexta-feira por Lando Norris. O inglês anotou 1m33s294 em sua melhor volta, terminando à frente de Nico Hulkenberg, da Sauber, e o colega Oscar Piastri. O brasileiro Gabriel Bortoleto ficou em décimo lugar na sessão que antecede a classificação sprint da etapa.
A classificação sprint do GP dos EUA será logo mais, às 18h30 (horário de Brasília).
Os pilotos passaram parte do treino com pneus duros, antecipando o desafio que o calor (a previsão beira de 33ºC a 34ºC no domingo da corrida) deve oferecer em Austin. Vale lembrar que o protocolo de risco de calor extremo vale também para esta etapa. Com os compostos duros, Lewis Hamilton foi o mais rápido. Apenas nos último oito minutos, os médios e macios apareceram.
Bortoleto não anotou tempos tão competitivos com os pneus duros, começando o treino em último lugar e avançando apenas três casas na tabela de tempos. No entanto, ao aderir aos compostos macios, o calouro da Sauber conseguiu registrar a décima melhor volta da disputa a 1s1 do líder e recebeu a bandeirada em 12º.
Resultado
LANDO NORRIS (McLaren) - 1m33s294
NICO HULKENBERG (Sauber) +0s255
OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s279
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +0s345
MAX VERSTAPPEN (RBR) +0s354
ALEXANDER ALBON (Williams) +0s626
GEORGE RUSSELL (Mercedes) +0s637
LEWIS HAMILTON (Ferrari) +0s671
ISACK HADJAR (RB) +0s861
OLIVER BEARMAN (Haas) +1s039
ESTEBAN OCON (Haas) +1s074
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +1s184
YUKI TSUNODA (RBR) +1s237
LANCE STROLL (Aston Martin) +1s316
LIAM LAWSON (RB) +1s325
FRANCO COLAPINTO (Alpine) +1s359
PIERRE GASLY (Alpine) +1s371
KIMI ANTONELLI (Mercedes) +1s443
CARLOS SAINZ (Williams) +2s580
CHARLES LECLERC (Ferrari) +2s786
Nos primeiros dez minutos, Hamilton, Verstappen e Sainz lideraram até Norris anotar a melhor volta provisória - o último a fechar um tempo foi Leclerc, oitavo inicialmente. Passados 12, porém, o tetracampeão da RBR retomou a dianteira com 0s3 sobre o novo vice-líder Tsunoda. Posteriormente, Russell ficou a 0s1 de alcançá-lo.
Hamilton retomou a liderança com meio segundo de vantagem ao fim do primeiro terço da sessão; dois minutos depois, o treino foi interrompido por uma bandeira vermelha, devido a detritos deixados pela Aston Martin de Lance Stroll na curva 19. A disputa recomeçou oito minutos depois; Sainz retirou-se com uma quebra na caixa de câmbio, e Ocon parou na brita queixando-se dos freios de sua Haas.
Norris assumiu a liderança definitivamente a quatro minutos da bandeirada, quando os pneus macios e médios entraram na disputa. Antes, assumiu a vice-liderança a cinco décimos do então líder Hamilton, que oito minutos antes do encerramento, foi superado por Russell. Neste periodo, Hulkenberg e Piastri tiraram Alonso e Verstappen, respectivamente, do segundo e terceiro lugares.