GP dos EUA: Verstappen tira pole da sprint de Norris e Bortoleto é 20º; veja grid

Tetracampeão da RBR tirou vantagem do inglês da McLaren na bandeirada. Ele larga ao lado do próprio rival, e Piastri completa o top 3

Esportes a Motor 17 de outubro de 2025 às 20h24
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Lando Norris comandou o único treino livre desta sexta-feira, mas a pole position para a corrida sprint do GP dos Estados Unidos ficou com Max Verstappen. O holandês da RBR precisou de apenas 0s071 de vantagem em sua volta de 1m32s143 para tirar a liderança do inglês já após a bandeirada. Oscar Piastri completa o top 3 e Gabriel Bortoleto, prejudicado pelo tráfego da pista, larga em 20º.

A largada da corrida sprint do GP dos EUA será neste sábado (18) às 14h, no horário de Brasília. 

Bortoleto ficou em 20º lugar na sessão por não ter tido nenhum tempo registrado. Isto porque a primeira volta do brasileiro foi deletada devido aos limites de pista e, nos minutos finais do SQ1, ele foi atrapalhado pelo tráfego excessivo de carros na pista e não conseguiu completar o giro, o que também ocorreu com Yuki Tsunoda, eliminado com a RBR, e Lewis Hamilton, da Ferrari, já assegurado no SQ2.

Verstappen, que já venceu 12 das 21 corrida sprints realizadas desde 2021, chega agora a dez poles no formato. Ele já largou da posição de honra no grid nesse tipo de disputa três vezes mais que o segundo colocado no ranking: o próprio Norris, detentor de três poles.

Lando conduziu com autoridade nos dois primeiros segmentos; embora tenha tido a concorrência de Verstappen e de Lewis Hamilton no SQ1, chegou a abrir 0s6 sobre o colega Piastri, e três décimos em relação ao companheiro na etapa intermediária. A disputa final se encaminhava para ter o mesmo roteiro, mas em sua única volta no SQ3, por último, Verstappen superou a marca do inglês.

A Ferrari, por sinal, chamou atenção pela queda de ritmo: começou a sessão bem representada por Hamilton nos pneus médios, mas no segundo segmento, arriscou uma eliminação com o inglês. No SQ3, ele foi oitavo, e chegou a estar a 0s8 da marca da pole. Leclerc, que também flertou com a zona da degola no SQ2, foi apenas décimo na etapa final.

Resultado e grid de largada
MAX VERSTAPPEN (RBR) - 1m32s143
LANDO NORRIS (McLaren) +0s071
OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s380
NICO HULKENBERG (Sauber) +0s502
GEORGE RUSSELL (Mercedes) +0s745
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +0s767
CARLOS SAINZ (Williams) +0s768
LEWIS HAMILTON (Ferrari) +0s892
ALEXANDER ALBON (Williams) +0s956
CHARLES LECLERC (Ferrari) +0s961
KIMI ANTONELLI (Mercedes) - SQ2
ISACK HADJAR (RB) - SQ2
PIERRE GASLY (Alpine) - SQ2
LANCE STROLL (Aston Martin) - SQ2
LIAM LAWSON (RB) - SQ2
OLIVER BEARMAN (Haas) - SQ1
FRANCO COLAPINTO (Alpine) - SQ1
YUKI TSUNODA (RBR) - SQ1
ESTEBAN OCON (Haas) - SQ1
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) - SQ1

SQ1 - 12 minutos e cinco eliminados
Hamilton aparecia à frente após 15 dos 20 pilotos completarem voltas, passados sete minutos. No entanto, Verstappen o desbancou por apenas 0s086, nos pneus médios obrigatórios a todos no segmento. Bortoleto, um dos últimos a registrar volta no início do SQ1, queixou-se de rajadas fortes de vento na ocasião. O brasileiro teve sua volta deletada por exceder limites de pista e seguia em último.

Os carros retornaram à pista a dois minutos do fim com um tráfego além do normal causando prejuízo: Tsunoda precisou ultrapassar Lawson e foi eliminado, bem como Bortoleto, e Hamilton teve que tirar o pé. Na bandeirada, Piastri assumiu a liderança antes de Norris superá-lo com seis décimos de vantagem. Leclerc, na zona de eliminação, salvou-se em 13º, e Hulkenberg foi de 11º a quinto.

ELIMINADOS
16º OLIVER BEARMAN (HAAS)
17º FRANCO COLAPINTO (ALPINE)
18º YUKI TSUNODA (RBR)
19º ESTEBAN OCON (HAAS)
20º GABRIEL BORTOLETO (SAUBER)

SQ2 - dez minutos e cinco eliminados
Norris seguiu na ponta depois de 11 dos 15 restantes registrarem uma volta; o inglês tinha 0s1 sobre o segundo colocado, Verstappen. As Ferraris acabaram caindo de ritmo; Hamilton e Leclerc fizeram respectivamente o nono e décimo tempos, com quatro pilotos ainda sem tempo anotado.

Hadjar, Hulkenberg, Gasly e Lawson escolheram o minuto final para suas únicas tentativas: o primeiro apareceu em décimo e quase cravou a eliminação de Leclerc, mas voltou à zona de eliminação quando Hulkenberg fez o quinto tempo. Gasly não fez uma boa volta, e o último teve o giro excluído por limites de pista.

Restou uma última chance à Ferrari: Leclerc saltou para oitavo, empurrando Hamilton para 11º, mas o heptacampeão completou a volta final em décimo.

ELIMINADOS
11º ANDREA KIMI ANTONELLI (MERCEDES)
12º ISACK HADJAR (RB)
13º PIERRE GASLY (ALPINE)
14º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
15º LIAM LAWSON (RB)

SQ3 - oito minutos e disputa pela pole
Russell, Sainz, Albon e Hulkenberg deixaram a pista primeiro - o inglês da Mercedes anotou a melhor volta dentre os três, agora com pneus macios obrigatórios a todos, mas Hulkenberg superou sua marca no minuto final.

Norris, Leclerc, Verstappen, Piastri, Alonso e Hamilton fecharam suas voltas na bandeirada: o primeiro assumiu a ponta, abrindo 0s4 sobre o rival da Sauber. No entanto, Verstappen tirou uma volta da cartola e desbancou o inglês por apenas 0s071, impulsionada pelo bom tempo no primeiro setor da pista.

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes