As 19 voltas da corrida sprint do GP dos Estados Unidos pegaram fogo neste sábado. O pole position Max Verstappen venceu de ponta a ponta, mas contou com uma batida na largada que tirou Lando Norris e Oscar Piastri da disputa; ele ainda teve que segurar George Russell em uma disputa acirrada pela ponta. Carlos Sainz, beneficiado pela confusão, foi terceiro, e Gabriel Bortoleto terminou em 11º.
A classificação do GP dos EUA para a corrida de domingo será ainda neste sábado, às 18h no horário de Brasília.
O brasileiro largou em último, tendo levado a pior devido ao tráfego na classificação de sexta-feira. Mas, ganhou sete posições na volta 1 com as batidas das McLarens e subiu para 13º. Ultrapassado no 13º giro por Lance Stroll, o brasileiro subiu para 12º graças à segunda colisão na prova: um contato entre Esteban Ocon e o canadense da Aston Martin, em disputa pelo mesmo 12º lugar.
Totalizando cinco baixas na corrida, o incidente trouxe o safety car à pista pela segunda vez. Bortoleto subiu para 11º após a bandeirada - ele foi beneficiado por uma punição dada a Oliver Bearman, de 10s; o inglês da Haas havia obtido vantagem ao escapar da pista em duelo com Andrea Kimi Antonelli.
O incidente da largada abriu caminho para Russell ir de quinto a segundo, e duelar com Verstappen pela liderança; Sainz, que completou o pódio, havia partido da sétima colocação. A batida também alçou as Ferraris ao top 5 da corrida - com direito a contato entre Lewis Hamilton e Charles Leclerc na abertura da prova, e uma ultrapassagem de letra do heptacampeão pelo quarto posto.
Verstappen se isola como maior vencedor de corridas sprint, com 13 vitórias no formato. Ele fatura oito pontos extra no fim de semana; Russell leva sete e Sainz, seis.
Resultado
Momentos-chave
A largada
Verstappen saiu na frente nos primeiros metros, mantendoa liderança e escapando do incidente que tirou três carros da disputa: as duas McLarens quase parelharam na subida da curva 1, com Norris ainda à frente na parte de fora. Piastri recuou alguns metros e foi atingido pela roda dianteira direita de Hulkenberg, quarto colocado.
O impacto fez o líder do Mundial acertar Norris; o inglês perdeu uma das rodas de seu carro e saiu da pista. Alonso, sexto no grid, também foi espremido por Hulkenberg quando o alemão rodou na pista. O bicampeão teve que retirar-se da prova assim como a dupla da Mclaren, e o safety car foi acionado.
Saldo positivo da batida
Quem se deu bem na confusão foi Yuki Tsunoda: do 18º lugar, ele buscou brechas na pista para ascender ao top 10; chegou a passar por cima da asa dianteira de Hulkenberg, mas garantiu a sétima colocação na prova.
As duas Ferraris ficaram por um triz de um incidente: Leclerc, na parte de fora da curva 1, tocou em Hamilton e teve que tirar o pé. Quase foi atingido por uma RB que vinha atrás dele e teve que desviar da roda solta de Norris na pista. No entanto, o monegasco conseguiu subir do décimo para o quarto lugar; Hamilton foi de oitavo a quinto.
Russell ataca Verstappen
Com as duas McLarens fora, Russell e Sainz assumiram o segundo e terceiro lugares da prova. O safety car voltou para os boxes na volta 5, abrindo caminho para o inglês da Mercedes atacar: mantendo-se a menos de 1s de Verstappen, George tentou a ultrapassagem no oitavo giro. Os dois saíram da pista mas, sob muitas queixas, Max seguiu liderando.
Ferrari vs Ferrari
Não demorou para outra disputa acirradíssima tomar parte na prova: na volta 10, Hamilton jogou o carro sobre Leclerc para assumir o quarto lugar; o heptacampeão aproveitou que, pouco antes, seu colega de equipe havia errado e saído da pista.
Mais um safety car
A prova seguiu estável nos giros seguintes; Russell se distanciou de Verstappen, mantendo o rival tranquilo na ponta. No entanto, Stroll mergulhou para tentar ultrapassar Ocon, travou os pneus e não conseguiu evitar a colisão com o francês da Haas. Os dois brigavam pelo 12º lugar. Com isso, o carro de segurança retornou para a pista.