MotoGP: Álex Márquez toma liderança na largada e vence Sprint em Valência

Esportes a Motor 15 de novembro de 2025 às 19h42
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Álex Márquez venceu neste sábado (15) a Sprint do GP da Comunidade Valenciana, última etapa da temporada 2025 da MotoGP. O piloto da Ducati da Gresini tomou a liderança logo na largada, suportou a pressão de Pedro Acosta e, após o rival cometer um erro, seguiu para vencer a corrida curta no Circuito Ricardo Tormo, na cidade espanhola de Valência.

A segunda posição ficou com Acosta, piloto da KTM que terminou pouco mais de um segundo distante de Márquez. Fabio Di Giannantonio foi o terceiro com uma Ducati da VR46, após superar Raúl Fernández na penúltima volta, deixando o piloto da Aprilia da Trackhouse em quarto. Marco Bezzecchi, que largou da pole position, foi o quinto com a Aprilia.

Franco Morbidelli, com uma Ducati da VR46, fechou a disputa com a sexta posição, terminando logo à frente de Fabio Quartararo, sétimo com a Yamaha. Brad Binder, com uma KTM, cruzou a linha de chegada com a oitava posição, sendo seguido por Ai Ogura, nono com a Aprilia da Trackhouse. Johann Zarco, da LCR Honda, foi o décimo.

A corrida principal do GP da Comunidade Valenciana de MotoGP será disputado neste domingo, com largada a partir de 10h.

Confira como foi a corrida
Álex Márquez tomou a liderança logo nos metros iniciais da prova, com Pedro Acosta saindo da quinta para a segunda colocação. Raúl Fernández avançou para terceiro, sendo seguido por Fabio Quartararo e Fabio Di Giannantonio. Pole, Marco Bezzecchi despencou para a sexta posição. No pelotão de trás, Jorge Martín avançou para o 11º lugar.

Na segunda volta, Joan Mir e Luca Marini, companheiros de equipe Honda, caíram. Na frente, Acosta passou a pressionar Márquez pela ponta da corrida, enquanto Fernández, em terceiro, seguia os líderes de longe. No pelotão intermediário, Fermín Aldeguer teve um toque com Jack Miller e perdeu posições, seguindo na corrida.

Martín cometeu um erro e escapou da pista na quarta volta, despencando para a 22ª posição. Bezzecchi começou a recuperar posições e avançou para quinto ao superar Quartararo. Miller, pelo incidente com Aldeguer, foi obrigado a ceder três posições como punição. Di Giannantonio, por sua vez, passou a atacar Fernández pelo terceiro posto.

Márquez abriu vantagem sobre Acosta na quinta volta de corrida, disparando um segundo na frente após o espanhol da KTM cometer um erro. A corrida chegou à metade com Franco Morbidelli pressionando Quartararo pela sexta posição, conseguindo a ultrapassagem alguns giros depois.

Líder da prova, Márquez controlava a distância em relação a Acosta, mantendo sempre acima de um segundo. Fernández não tinha ritmo para seguir o segundo colocado e seguia com o terceiro posto ameaçado por Di Giannantonio. O italiano da VR46 conseguiu a ultrapassagem na penúltima das 13 voltas de disputa.

Na frente, Márquez seguiu para vencer, seguido por Acosta e Di Giannantonio.

Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência
Para ser campeão no domingo sem depender do resultado de González, Diogo precisa apenas terminar no top 14

A Moto2 fechou seu dia de atividades no Circuito Ricardo Tormo com a classificação para o GP de Valência, grande final da temporada 2025. Enquanto Dani Holgado voou para ficar com a pole, Manu González, vice-líder do Mundial, ficou em 5º e Diogo Moreira, líder, vai largar em nono amanhã.

Ontem, após sofrer para encontrar performance com sua moto, Diogo terminou apenas em 19º, ficando longe da zona de corte dos 14 melhores que avançaram direto para o Q2, enquanto Manu González foi o 10º, se classificando direto para a disputa da pole position.

Moreira chegou em Valência com uma situação relativamente confortável em busca do inédito título para o Brasil no Mundial de Motovelocidade, tendo 24 pontos de vantagem para González com 25 em jogo na etapa final da temporada 2025.

Q1
Na primeira saída, Diogo fez o melhor tempo da sessão, inclusive sua melhor volta no fim de semana até aqui, mas arriscou ao atrasar ao máximo sua segunda ida à pista, para apenas uma tentativa.

No final, Albert Arenas foi o mais rápido, com 01min32s177, 0s236 à frente de Aron Canet, com Moreira em terceiro a 0s282 e Filip Salac fechando os quatro que avançaram ao Q2, a 0s347.

Os demais garantiram suas posições para o grid do domingo, ficando assim da 19ª a 27ª colocação: Alonso López, David Alonso, Zonta van den Goorbergh, Jorge Navarro, Mario Aji, Eric Fernández, Xabi Zurutuza, Yuki Kunii e Hector Garzó.

Q2
Com isso, Diogo passou para a disputa pela pole position, onde encontraria seu rival na briga pelo título, Manu González, além de nomes como Dani Holgado, Jake Dixon, Collin Veijer, Barry Baltus e outros.

No final, Dani Holgado ficou com a pole com 01min31s715, tendo Izan Guevara e Senna Agius na primeira fila. Enquanto Manu González foi o quinto, Diogo Moreira foi o nono.

O top 14 ficou nesta ordem: Dani Holgado, Izan Guevara, Senna Agius, Albert Arenas, Manu González, Álex Escrig, Collin Veijer, Dani Muñoz, Diogo Moreira, Celestino Vietti, Ivan Ortolá, Aron Canet, Filip Salac, Barry Baltus, Tony Arbolino, Sergio García, Jake Dixon e Marcos Ramirez.

O sábado do Mundial de Motovelocidade chega ao fim com a corrida sprint da MotoGP, às 11h. No domingo, temos as corridas que encerram a temporada 2025. A Moto3 abre o dia às 07h, seguido da Moto2 e a decisão do título de Diogo Moreira às 08h15 e a MotoGP às 10h. Você acompanha tudo ao vivo na ESPN e no Disney+.

MotoGP, Valência, Qualificação: Fabio Di Giannantonio (Ducati/3) “Quente”
Após desembarcar de sua Ducati GP25 da equipe satélite VR46, depois de terminar em terceiro na qualificação para o Grande Prêmio de Valência de MotoGP de 2025 no circuito Ricardo Tormo, Fabio Di Giannantonio falou às câmeras do site oficial. MotoGP. com com a satisfação de ter se classificado na primeira fila, algo que só lhe havia acontecido duas vezes nesta temporada, a última vez remontando ao Grande Prêmio da Hungria em agosto passado.

Fabio, que maneira incrível de começar este último evento da temporada! Foi um ano cheio de altos e baixos, mas você se deu uma oportunidade fantástica de terminar o ano em grande estilo com um excelente resultado.

Fábio Di Giannantonio: “Eu disse ontem que o principal objetivo era conseguir um excelente resultado na qualificação, e esta manhã meu único pensamento era ‘qualificação, qualificação, qualificação’, uma volta realmente boa. No final, fiz uma volta incrível porque 1’28″8 é um tempo excelente. Estou muito feliz. Estamos trabalhando muito bem neste fim de semana, a sensação está definitivamente lá, estou me divertindo muito pilotando a moto. Vamos largar da primeira fila, vamos ver o que isso significa para as corridas.”

Fonte: F1Mania
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes