Neste fim de semana do GP da Rússia, Max Verstappen se vê na mesma situação que 2018, quando largou do fundo do grid na prova do Circuito de Sochi após mudar uma série de componentes do carro. Dessa vez, porém, o holandês da RBR lidera o campeonato com cinco pontos sobre Lewis Hamilton, o que torna a decisão da quarta troca de unidade de potência, confirmada nesta sexta-feira, mais determinante.
- Não só os resultados, eu disse antes que levaríamos tudo em conta com o clima aqui amanhã. Achamos que seria melhor receber (a punição pela troca) aqui - explicou o piloto.
Verstappen já não teria chances de obter na Rússia sua quarta pole position consecutiva e a nona de 2021, já que foi punido com três posições no grid de largada por provocar a colisão com Lewis Hamilton que tirou ambos do GP da Itália, vencido por Daniel Ricciardo.
Hamilton também está próximo de punição por limite de motores
Na edição 2018 da etapa em Sochi, ele partiu da 19º colocação e fez diversas ultrapassagens para chegar na liderança antes de seu pit stop, concluindo a prova na quinta colocação - no dia do aniversário de 21 anos. Só na largada, chegou a ganhar três posições. Porém, o holandês não crê que repetir a tarefa neste fim de semana será tão fácil.
- Em 2018, as lacunas para o meio do grid eram um pouco maiores. Será um pouco mais difícil este ano. Mas temos que cumprir a punição de qualquer maneira. Se não fosse aqui, seria em outro lugar. Então pensamos em fazer isso aqui e tentar tirar o melhor proveito disso na corrida - admitiu.
Além do motor, holandês também vai receber neste fim de semana um novo turbo, peças do sistema de recuperação de energia, controles eletrônicos e exaustores. Segundo Christian Horner, chefe da RBR, a troca foi motivada também pela previsão de chuva forte para o sábado da etapa.
No fundo do grid, Verstappen terá como companhia Charles Leclerc, da Ferrari, também punido por receber um quarto motor - atualizado para garantir mais potência ao monegasco. Na abertura da etapa russa, o piloto da escuderia italiana fez o quarto melhor tempo do primeiro tempo livre e chegou a liderar a segunda sessão antes de ser superado por Valtteri Bottas.
GP da Rússia: Bottas fecha o dia na frente com liderança no 2º treino
Tudo terminou como começou nesta sexta-feira do GP da Rússia. Mais uma vez, a Mercedes confirmou sua vantagem no Circuito de Sochi colocando Valtteri Bottas na frente do segundo treino livre, repetindo o resultado da primeira sessão do dia. O finlandês anotou 1m33s593 para superar o companheiro Lewis Hamilton por 0s044.
Pierre Gasly, da AlphaTauri, garantiu o terceiro na sessão, apesar de ter perdido a asa dianteira no fim ao passar sobre uma lombad, acionando uma bandeira amarela que encerrou a disputa.
Bottas comanda dobradinha da Mercedes no 1º treino livre
Lando Norris, da McLaren, que chegou a figurar na segunda colocação, obteve o quarto melhor tempo do treino à frente de Esteban Ocon, da Alpine. Líder do campeonato, Max Verstappen ficou em sexto, mas ainda trocará de motor neste fim de semana - largando, assim, da última colocação na prova do domingo.
Resultado do treino
Assim como na sessão inicial, o desempenho de Charles Leclerc com o motor novo - e mais potente - se sobressaiu. O monegasco disputou a liderança com Valtteri Bottas e chegou a superar o próprio companheiro da Ferrari, Carlos Sainz, por 0s7.
No último terço do treino porém, o piloto do carro 16 rodou na curva 9, quando estava na nona colocação, no momento em que Sergio Pérez passava pela pista, sem grandes consequências. Pouco antes, Hamilton também teve outro pequeno susto; com o botão que o fez errar no Azerbaijão ativado, freou um pouco tarde dentro dos boxes e acabou derrubando um mecânico, que não se feriu.
Vindo de vitória no GP da Itália, Daniel Ricciardo ficou nos boxes em boa parte do treino por um problema no motor. A McLaren colocou uma unidade de potência usada no carro do australiano, que ainda conseguiu participar do terço final da sessão, e garantiu que o dano seria solucionado de noite.
A pouco ais de 20 minutos pro fim do treino, Antonio Giovinazzi, saiu de traseira no mesmo trecho que Leclerc, rodou e acertou por trás a barreira de proteção, quebrando a asa traseira. Acionada, a bandeira vermelha interrompeu a sessão por oito minutos. A disputa ainda teve outras pequenas escapadas, com Hamilton e Norris, mas nada considerável.