O atleta campista Rômulo Santos se consagrou bicampeão brasileiro de aquathlon neste final de semana, ao vencer mais uma vez o Campeonato Brasileiro Geral, disputado neste fim de semana, na Ilha de Itaparica, na Bahia. A conquista, que soma os títulos de 2024 e 2025, também garantiu a ele vaga para o Mundial Multisport de 2026, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
A prova, disputada em formato clássico — 2,5 km de corrida, 800 m de natação e mais 2,5 km de corrida —, sofreu uma redução na distância da natação por conta das condições climáticas. Mesmo assim, Rômulo conseguiu assumir a liderança ainda no trecho aquático e abriu vantagem até o fim.

Segundo o campista, o percurso desafiador exigiu estratégia. “Sai para correr bem consciente. O trajeto tinha paralelepípedo, inclinação e ainda enfrentamos fortes ventos. Entrei na água em nono lugar, mas com uma transição forte e uma natação consistente, assumi a ponta e ampliei a vantagem até a linha de chegada”, contou.
A vitória marcou mais um momento emocionante da carreira do atleta, que já soma 18 anos de experiência no multiesporte. “Me senti em casa em Itaparica no quesito apoio/torcida. Ao longo desses 18 anos no Multsport fiz muitos amigos no nordeste e foi legal demais mais uma vez revê-los e competir com eles”, completou.
Além de Rômulo, a prova teve outro destaque. A Renata Portelli foi a 6ª colocada no geral feminino e conquistou o título na categoria 45/49 anos, também garantindo classificação para o Mundial em Abu Dhabi.
