Nesta quinta-feira (22/10) o Clube de Regatas Saldanha da Gama, em Campos, está completando 115 anos de história e conquistas. No dia 21 de outubro de 1906, foi fundado o Sport Clube Saldanha da Gama, foi o segundo clube náutico de Campos, pois já existia o C. N. R. Campista, o seu fundador e primeiro presidente foi Arthur Rockert, sendo os senhores, Flávio Fernandes Medina, Antônio Teixeira Chaves, Manoel Joaquim Lemos, João Valiengo, José Fernando de Castro Jr., Francisco Augusto da Fonseca e Henrique Poley, seus outros fundadores.
De um modesto galpão para guardar seus barcos, a potência social esportiva de hoje, muito tempo passou e muito trabalho foi feito. O seu nome foi mudado para C.Regatas Saldanha da Gama. Abrigando a nata da sociedade campista, muitas festas e carnavais magníficos foram realizados.
O tradicional “Chá das Regatas”, seu teatro amador, e recepções as grandes figuras nacionais e estrangeiras foram homenageados nos salões do alvinegro náutico, como também era conhecido o C.R. Saldanha da Gama.
Pelo esforço do grande presidente Antonio José de Miranda, junto ao interventor Alte. Ernani do Amaral Peixoto, em 1946, foi inaugurada a sua piscina, onde surgiram grandes campeões de natação. Os outros presidentes que sucederam Zezé Miranda, sentiram a necessidade de expansão da parte social esportiva, que não mais atendiam as necessidades dos sócios. Com a compra de uma grande área, construiu o clube, piscinas, quadras de tênis, basquete, bocha, campos de futebo society, já que falamos em magnífica parte material, vamos relatar suas glórias esportivas.
O Clube do Almirante, como também é conhecido, sempre foi um gigante nos fluminense, por dezenas de vezes. Sempre associados esportes náuticos. Campeão campista e se destacou nos campeonatos brasileiros, chegando mesmo uma das suas guarnições que se transferiu para o C. R Vasco da Gama, se tornado campeã sul-americana: os irmãos Cordeiro, como ficaram conhecidos.
Figuras lendárias do remo alvinegro, como Olímpio Pinheiro (biografia em outra página), Haroldo Machado, José Peçanha, José Carlos Abreu, Magno Manhães, Walter Dutra Machado, Emir Faker, Adriano Faria, Antonio Braga (Cabo Antonio), Edson Novarino, Waldemiro Cunha, Aloisio Venâncio, Farith Mansur, Rosindo Pessanha, Alirio Gonçalves, Edmundo Veiga, Enos Gama, Mirandão, Arixmail Xavier, Alber Santos, José Avelino e tantos outros atletas que tantas glórias deram ao Saldanha.
Foi um dos primeiros clubes de Campos a ter uma equipe feminina de voleibol, da qual participava atletas do porte das irmãs Zuel e Almerinda, Jacyra e outras figuras da sociedade.
No basquetebol dirigido pelo incansável Afrânio Maciel, tinha grandes equipes, com jogadores como: Baiano, Wandick, Jofre, Trinquinha, Wilson, Dilmar, José Carlos Abreu, Ludendorf e muitos outros que marcaram época no esporte da cesta em Campos.
Desde os velhos tempos de competição de natação no rio Paraíba, o C. R_Saldanha da Gama, teve grandes campeões; Wilson Cabral (biografia na outra página), Antoninho Freitas, Farith Mansur, Wilson, Diamar, Elizio, Nataniel e muitos outros.
Com a construção da piscina, teve o clube um treinador vindo do Rio, de nome Daluz, que fez um bom trabalho pela natação de Campos. Foi campeão do primeiro campeonato infantil do Estado do Rio, competição realizada em Campos, quando surgiu o fenômeno Diana Quitete, uma garota de 9 anos que bateu recorde brasileiro de nado de peito. Outros grandes feitos e notáveis nadadores apareceram ganhando campeonatos campistas, fluminenses, brasileiro, sul-americano e participando do pan-americano. Nilson e Mario Terra Cunha, Thuin, Cezar Ribeiro Gomes, Fabinho, Dedé, Raquel Bizinover, Neuza Pupe, Carlos Roberto e Carlos Eduardo Paes Teixeira, Carlos Chami, Marilia Silva, Conçalo V. Terra, Leon, Aluisio Andrade, Guilherme Silva, Alcimar, Chieb Kury, José Luiz Terra Cunha, Baião Arueira e muitos outros notáveis nadadores. Jogos infantis do Jornal dos Esportes, Jogos da Primavera, campeonato campista e fluminense, foram títulos de glória da natação do C.R. Saldanha da Gama, que tive a honra de dirigir.
Também o clube alvinegro, foi o primeiro a fazer balé aquático, em Campos e teve também a primazia de ter um bom time de water-polo. O melhor do Estado do Rio.
O C. R. Saldanha da Gama, foi o grande forjador de atletas de nossa Campos. Quem sabe... Futuramente voltará a ser um grande nos
esportes aquáticos...
A REDE SOCIAL DO CLUBE DESTACA
"Filho do Paraíba, o Saldanha da Gama se planta junto de sua corrente e se mantém em vigília acesa, nos esportes, na confraternização dos campistas, no progresso de nossa gente."
A frase de Waldir Pinto de Carvalho, retirada do livro "Campos Depois do Centenário", é símbolo o nosso clube?
Hoje o Clube de Regatas Saldanha da Gama completa 115 anos de história ???
Nascido em Campos dos Goytacazes no dia 7 de abril de 1846, Luís Filipe Saldanha da Gama concluiu o curso da Academia da Marinha, onde ingressou aos 17 anos de idade, sempre alcançando postos superiores, chegando a contra-almirante.
Representou o Brasil na Exposição da Filadélfia, em 1867; na de Viena, em 1873; em Buenos Aires, em 1882, (honrarias da época). Recebeu condecorações da Campanha Oriental, da Guerra do Paraguai; da Rendição de Uruguaiana e do Mérito Militar. Também formou-se Bacharel em Letras.
Fundado em 1906, o clube social foi declarado de utilidade pública em 1937, ainda situado à sua antiga sede.
Hoje, localizado na Avenida Alberto Lamego, o Saldanha da Gama é um clube recreativo moderno, com várias atrações e um ambiente seguro e receptivo para toda a família?
Campo de futebol, piscina, quadra de tênis e beach tênis, ping pong, pista de skate, bocha, sinuca, entre outras atrações. Venha se associar para garantir o lazer e diversão dos seus finais de semana por aqui?
Entre em contato conosco e conheça as condições"
Ótimas opções para você e sua família.
- Estacionamento amplo;
- Sauna;
- Quadra de Bocha;
- Quadras de Tênis;
- Clube Campestre;
- Campo de Futebol;
- Espaço Kids;
- Salão de Festas Climatizado;
- Piscinas;
Entre em contato e marque uma visita:
- (22) 2723-3055