Faltando 58 dias para os Jogos Olímpicos de Tóquio, vamos destacar a modalidade: natação artística que é uma disciplina olímpica feminina que combina perfeição técnica, sincronização, coreografia, arte e força expressiva.
Visão geral
Em uma piscina com pelo menos 3m de profundidade, 20m de largura e 25m de comprimento, cada equipe completa uma rotina técnica que inclui um conjunto de cinco movimentos designados com duração máxima de 2 minutos e 50 segundos, além de uma rotina livre de três a quatro minutos. As rotinas são executadas com música. As performances são pontuadas ?— e as equipes classificadas ?— em sincronização, dificuldade, técnica e coreografia.
Os atletas usam trajes de banho lindamente decorados e maquiagem à prova d'água. Freqüentemente, eles executam coreografias e usam música que é exclusiva de sua herança, criando um espetáculo rico e distinto.
Programa de Eventos
Duetos (mulheres)
Equipes (mulheres)
Essência do esporte
Uma mistura de arte e atletismo
A natação artística tornou-se uma disciplina olímpica nos Jogos de Los Angeles de 1984. Desde então, os regulamentos do esporte mudaram várias vezes. Inicialmente, o esporte consistia em dois eventos: uma rotina solo (um executante) e um dueto (dois). Um evento de equipe (com oito atletas) foi realizado nos Jogos de Atlanta 1996, depois o dueto retornou em Sydney 2000. Os Jogos subsequentes incluíram eventos de dueto e de equipe.
Os artistas são avaliados por três painéis, cada um composto por cinco juízes. Na rotina técnica, um painel de juízes pontua a execução técnica dos atletas, enquanto outro pontua sua coreografia, uso da música, sincronização, dificuldade e apresentação. O terceiro painel de juízes pontua os elementos (cinco movimentos designados).
Na rotina livre, um painel de juízes pontua a execução, sincronização e dificuldade dos atletas, enquanto outro avalia sua coreografia, interpretação musical e apresentação. A terceira pontuação é a dificuldade.
Mais tempo é alocado para a execução de rotina livre, que oferece maior liberdade em termos de coreografia. Uma rotina deve, no entanto, mostrar um alto nível de poder expressivo e artístico, provavelmente tornando-a mais difícil do que a rotina técnica.
Os competidores usam técnicas como o sculling, em que movem as mãos na água para manter a posição ou se mover; e um chute batedor de ovos, no qual eles fazem o mesmo com as pernas para se impulsionar para fora d'água. Eles desenvolvem uma quantidade impressionante de força naquele momento, subindo até a cintura acima da superfície. Outra técnica permite que os nadadores vire de cabeça para baixo debaixo d'água de forma que apenas a metade inferior de seus corpos fique visível.
Um requisito fundamental para os atletas é ser capaz de executar movimentos enquanto a cabeça fica embaixo da água por um longo período de tempo. Alguns atletas podem realizar técnicas de perna por mais de 30 segundos enquanto prendem a respiração.
No entanto, desempenhos que são apenas tecnicamente rigorosos podem resultar em uma pontuação mais baixa se não incluírem uma sincronização cuidadosamente detalhada. Também é provável que não apenas elevações dinâmicas, mas detalhes finos, como a posição estendida das pontas dos dedos das mãos e dos pés, e a sincronização se tornem elementos ainda mais importantes no futuro.
Perspectivas para os jogos de Tóquio 2020
Uma disciplina em constante evolução
A natação artística surgiu da natação ornamental e dos balés aquáticos teatrais no final do século 19 e no início do século 20, também recorrendo a técnicas de salvamento e natação. As primeiras competições eram para homens, mas a natação artística tornou-se mais associada às mulheres depois que a australiana Annette Kellerman se apresentou em um tanque de vidro no Hipódromo de Nova York em 1907.
Quando apresentado pela primeira vez nos Jogos de Los Angeles 1984, o esporte envolvia menos técnicas rigorosas e enfatizava coreografia projetada para destacar movimentos suaves e atraentes. Em Sydney 2000, elevações e saltos dinâmicos começaram a ser incluídos, seguidos logo depois por movimentos de torção ? - todos os quais se tornaram uma atração principal.
Todos os aspectos do desempenho são agora considerados: até mesmo os salpicos da água são controlados quando os nadadores batem ou traçam círculos na superfície com as mãos.
Mudanças no estilo coreográfico fizeram com que diferentes países ganhassem destaque. Os Estados Unidos e o Canadá reinaram supremos quando a disciplina foi incluída pela primeira vez no programa olímpico, mas países europeus como Rússia, Espanha, França e Ucrânia são agora altamente competitivos. Os atletas asiáticos também tiveram sucesso, com a China recentemente se juntando ao Japão como nação líder.
Curiosidades
Como os nadadores artísticos mantêm os cabelos no lugar durante rotinas vigorosas?
Eles endurecem com gelatina. A gelatina, uma substância usada em produtos alimentícios como a geléia, derrete a temperaturas de 40 ° C ou mais. Os nadadores amaciam a substância em água morna, aplique-a no cabelo ao modelar e espere de cinco a dez minutos para que endureça. Seus cabelos ficarão no lugar mesmo durante a rotina mais complexa.