Nado artístico terá homens nos Jogos Olímpicos pela primeira vez

Paris 2024 será a primeira Olimpíada com a participação de homens nas disputas do nado artístico

Esportes Aquáticos 23 de dezembro de 2022 às 13h14
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Pela primeira vez na história, o nado artístico contará com a presença masculina nos Jogos Olímpicos. Após aprovação do Comitê Olímpico Internacional (COI), a World Aquatics anunciou nesta quinta-feira (22) que os homens estarão elegíveis para participar da competição por equipes em Paris-2024. Além da mudança, a entidade ainda divulgou o sistema qualificatório olímpico da modalidade para os Jogos.

Anteriormente chamado de nado sincronizado, o nado artístico está no programa olímpico desde Los Angeles-1984. Desde sempre, apenas mulheres competiram na modalidade nos Jogos, seja na disputa individual (solo), em dupla (dueto) ou por equipes. Em Paris-2024, este cenário mudará e os homens debutarão na modalidade em Jogos Olímpicos.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé, ao ar livre e texto que diz "ESCOLINHA DE FUTEBOI Faça parte desta CRA Família FUNDADO 201 ACADEMIA CORPO E ENERGIA Matrículas abertas: (22) 99911-0314"

Apenas dois eventos do nado artístico serão disputados em Paris-2024: dueto e equipe. Segundo anunciado pela World Aquatics, os atletas masculinos estarão elegíveis para competir apenas na disputa por equipes. Cada time é composto por oito atletas, sendo que dois deles poderão ser homens. Na disputa por duetos, apenas as mulheres seguirão competindo.

Apesar de ser a primeira vez que competirão em Jogos Olímpicos, os homens já vêm participando de eventos internacionais de nado artístico há algum tempo. O Mundial de 2015 foi o primeiro com a presença masculina, nos duetos mistos. Neste ano, o Mundial Júnior, realizado no Canadá, contou com a presença da disputa do solo masculino, prova inédita.

Pode ser uma imagem de carro e texto que diz "CAWO CIPETRAN NORTE Centro de inspeção pesquisa em transporte LTDA. 5 195:30 Inspeção de: -Gás (instalação, renovação e retirada) -Sinistro Caminhão Bugre -Triciclo Veículo médio para diesel -Veículo para furgão ou passageiro -Veiculo para auto- escola Veículo para deficiente fisico Veículo de fabricaç? artesanal -Veículo médio para álcool ou gasolina Kombi caminhoneta para microônibus Reboques e semi-reboques Site: www.cipetrannorte.com.b E-mail: ipetrannorte@cipetrannorte.com.br Rua: Vicente Ferraioule,181 PQ. Tarcisio Miranda Campos RJ Telefone/Fax: (22) 27223142"

“A inclusão de homens no nado artístico olímpico já foi considerado um sonho impossível. Isto prova que todos devemos sonhar alto. Os atletas masculinos resistiram. Agora, com perserverança e apoio de muitos, todos os atletas podem estar ao lado uns dos outros igualmente, buscando a glória olímpica”, disse o norte-americano Bill May, primeiro campeão mundial no dueto misto.

Qualificação
As disputas do nado artístico na Olimpíada de Paris 2024 acontecerão no Centro Aquático entre 05 e 10 de agosto. Ao todo, 96 atletas competirão na modalidade, sendo que oito deles serão do país-sede. Para se classificar para a disputa por equipes, um país deverá vencer seu campeonato continental (no caso das Américas, os Jogos Pan-Americanos Santiago-2023) ou ficar no top-5 do Mundial de 2024, que acontecerá em Doha.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, carro e texto que diz "VEMAR Center Auto 999988 1743 VERIFIQUE 0 ESTADO DOS PNEUS. PNEUS BEM CALIBRADOS EEM BOM ESTADO EVITAM ACIDENTES. NADA DE PNEU CARECA! Horário de Funcionamento Segunda à Sexta: 08 H às 18H Sábado de 08H às 12 H VEMAR Center Auto Tel.: 2722-0214/99988-1743"

Os países classificados para a disputa por equipes também garantirão vaga automática na disputa do dueto. Além disso, o vencedor de seu campeonato continental também carimbará o passaporte para Paris-2024. O Mundial de Doha-2024 distribuirá as vagas restantes, sendo um máximo de 18 duetos, para completar o número total de 96 atletas na modalidade.

Fonte: Olimpíada Todo Dia
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes