Projeto Rema Campos completa neste domingo (18/04), 17 anos de existência

Dimisson busca diariamente o reconhecimento do esporte em nossa região

Esportes Aquáticos 18 de abril de 2021 às 00h52
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

O Projeto Rema Campos completa neste domingo (18/04), 17 anos de criação e, ao longo desse período, cerca de 2.000 alunos passaram pelas aulas de remo, nas águas do Rio Paraíba do Sul e em Lagoa de Cima, sob a coordenação do Dimisson Nogueira.  Através de diversas parcerias ao longo do tempo, leva o esporte para a comunidade de Lagoa de Cima, onde atende cerca de 50 alunos com aulas gratuitas de remo, stand-up, canoa havaiana, além de contribuir para fomentar o turismo.

As provas de remo no Rio Paraíba do Sul voltaram a ser realizadas, resgatando uma tradição de Campos e despertando o interesse de vários jovens, conforme destaca Dimisson. “No ano de 2019, tivemos a oportunidade de participar da festa do padroeiro São Salvador, reunindo  alunos do projeto. Em 2020 e também este ano, devido à pandemia, as provas de remo não podem ser realizadas já que as aulas estão suspensas, para tentar conter o avanço da Covid-19, que levou as autoridades e estabelecer normas de segurança", ressalta o coordenador do projeto.

- Para manter o ritmo dos atletas, o Rema Campos emprestou equipamentos como remo ergométrico para os atletas, em fase mais avançada, para não perder o ritmo -, concluiu Dimisson.

Pode ser uma imagem de texto que diz "CROYDON CAMPOS REFRIGERAÇÃO MOTORES P/ GELADEIRAS KARINA PLACAS P/ MAQUINAS DE LAVAR Consul TODAS AS PEÇAS P/ LAVADORAS Electrolux masterfrie LiaELL: PEÇAS P/ GELADEIRAS PLACAS P/ GELADEIRAS Consul SRAFSR Electrolux ACEITAMOS TODOS OS CARTÕES ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO 22 2722-1266 99767-5016 Rua Oliveira Botelho, 163 Centro- Campos dos Goytacazes/RJ"

O INÍCIO
Entre os anos de 2003 e 2004, após o episódio do derramamento de milhões de litros de óleo e produtos químicos no rio Paraíba do Sul pela empresa Cataguazes, o fato chamou a atenção de um remador, cabo do Corpo de Bombeiros e mergulhador, Dimisson Nogueira Chagas, que se colocou à frente de um grupo de pessoas comprometidas a tornar o rio navegável novamente, de onde surgiu o Projeto Rema Campos que tem como principais objetivos, no campo socioambiental de atuação, a conservação da biodiversidade presente nos locais de treinamento e arredores, impulsionando os novos atletas a vivenciarem os modelos de saneamento, consumo consciente, reciclagem, limpeza e conservação de rios e lagoas por meio da minimização de resíduos com vistas à responsabilidade ambiental, além da erradicação do trabalho infantil por meio do esporte.

Rema Campos embarca hoje rumo ao Estadual 2013

Dimisson Nogueira, que fez parte da equipe da Seleção Brasileira de Remo, disputou um Campeonato Mundial Master na Croácia, trazendo em sua bagagem novas técnicas e a experiência adquirida naquele país com fins de melhoria no ensino do esporte e na formação de novos atletas do Projeto Rema Campos, que hoje participam ativamente de campeonatos estaduais promovidos pela FRERJ (Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro) e que possuem em seu currículo inúmeras medalhas e troféus recebidos, inclusive, em Campeonatos Brasileiros.

Pode ser uma imagem de comida e texto que diz "PEÇA AGORA! DOGUERIA POCO DOG (22)99724-4430"

Visionário, Dimisson busca diariamente o reconhecimento do esporte em nossa região, mas o trabalho desenvolvido com os atletas chegou ao outro lado do mundo. A LIANGJIN BOAT CO, considerada a melhor empresa fabricante de barcos da China e do mundo inteiro presenteou a Associação com um barco de modelo Skiff para a melhoria dos treinos de nossos atletas. Em contato constante com a Coordenadora do Projeto, Karina Marques, os representantes dessa renomada empresa acreditavam no talento dos atletas e, principalmente, no esforço de Dimisson Nogueira na continuação desse trabalho que sempre chamou a atenção da mídia em todo o país. “Ajudar só faz bem", sintetiza Dimisson.

Esporte na Pandemia:: Dimisson Nogueira, espera pela retomada do remo - GF  Esporte | Campos dos Goytacazes

A Associação Norte e Noroeste Fluminense de Remo (ANNFR) foi criada em 18 de abril de 2004 pelo remador, Cabo Bombeiro Militar e mergulhador Dimisson Nogueira, no intuito de fazer o remo renascer em nossa região e hoje ser presença em campeonatos estaduais e municipais junto a grandes equipes da capital. Com dois atletas que se destacaram no Campeonato Brasileiro, foi nas Olimpíadas da Juventude de Cingapura de 2010 que um dos atletas que iniciou suas atividades no Projeto Rema Campos foi considerado o 5º maior remador do mundo, recebido recentemente em Brasília pelo Presidente Lula para as devidas homenagens.

Dimisson Nogueira ressalta a importância do esporte na erradicação do trabalho infantil e na responsabilidade socioambiental, objetivos maiores do Projeto:  “A Associação acredita no potencial das pessoas e do nosso país. Pretendemos continuar a construir a nossa história contando com a parceria de toda a população são a nossa marca: venha fazer parte desse time vencedor!”         

Investir em esporte é investir em futuro.

Equipe Rema Campos/ FME conquista 3º lugar na Regata da Escola Naval Folha1  - Esporte
Dimisson Nogueira, atual Presidente do Clube de Regatas Rio Branco e coordenador da Associação Norte Noroeste Fluminense de Remo. Veja como o esporte ajuda a integrar pessoas com o restante da sociedade.

Pode nos contar um pouco de sua trajetória até chegar à diretora técnica do Projeto Rema Campos?
DN: Sou Dimisson Nogueira, do Clube de Regatas Rio Branco e coordenador da Associação Norte Noroeste Fluminense de Remo, ou Associação de Remo de Campos. Bem, Karina Marques, a Responsável Técnica e Diretora de Projetos da ANNFR trabalhava na Secretaria Municipal da Família e Assistência Social e possuía, entre suas especializações, a de Gestão de Projetos. Naquela época, eu havia começado uma parceria com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI - Campos), que funcionava naquela Secretaria, e nos conhecemos. Ela então passou a desenvolver os nossos Projetos, e eu a convidei para fazer parte da equipe Rema Campos. Tempos depois, namoramos e nos casamos, e a nossa parceria continua na família e no trabalho. Além dos projetos que ela já escreveu para a associação, há dois anos atrás, em parceria com a Liangjin, fábrica de barcos chinesa, conseguimos a doação de um Skiff (barco para uma pessoa), que ajudou bastante nos treinos de nossos atletas.

Pode ser uma imagem de em pé e texto

A Associação Norte Noroeste Fluminense de Remo é a entidade responsável pelo Projeto Rema Campos?
DN: Sim, começamos nossas atividades em 2004, com o Projeto Rema Campos, voltado para alunos em situação de vulnerabilidade social e pessoal, e não paramos por aí. Logo depois sentimos a necessidade de abraçar alunos com deficiências visuais, díndrome de down e autismo, e demos início ao Projeto Remo Sem Limites. Já o Projeto Remo Livre se iniciou para dar apoio aos abrigos e ou casas de reclusão para menores infratores, no cumprimento de medidas socioeducativas, que tem trazido boas surpresas para todos nós, já que os meninos estão bastante comprometidos com as aulas de remo.

A ANNFR é composta de clubes, prefeituras, escolas de remo?
DN: Não, a ANNFR é uma entidade sem fins lucrativos que começou a funcionar efetivamente em 18 de abril de 2004. Logo após o desastre ambiental de Cataguazes causado pelo vazamento de 1,2 bilhão de litros de rejeitos químicos nos rios Pomba (MG) e Paraíba do Sul (RJ), que banha a cidade de Campos dos Goytacazes pela empresa Cataguases Celulose (MG) e que provocou cortes no abastecimento de água de cerca de 600 mil pessoas, impossibilitando o exercício das atividades de sustento das famílias de mais de 450 pescadores de nossa região e ameaçando a saúde de mais de 4 milhões de pessoas nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na época, passei a ter como meta primordial fazer a população olhar novamente para o rio, levando o remo e exercendo atividades com base no desporto educacional em prol do afastamento de riscos sociais presentes em suas realidades, resgatando a cidadania e unindo esporte, educação e responsabilidade socioambiental. Fizemos parcerias ao longo desses anos, como com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, mas sem receber diretamente por nossos serviços prestados.

Sobre Dimisson Nogueira

Na verdade são três projetos, correto? Projeto Rema Campos (adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social), Projeto Remo Sem Limites (com alunos portadores de necessidades visuais especiais, Síndrome de Down e autismo) e Projeto Remo Livre (com meninos provenientes de abrigos e casas de reclusão para menores infratores). O governo financia estes projetos?
DN: Não, nossos Projetos são financiados com doações esporádicas de empresas e pessoas que acreditam em nosso trabalho.

Vocês conseguiram algum incentivo através da Lei de Incentivo ao Esporte? Pode nos contar qual foi o valor e o tempo de duração aprovados?
Não, na verdade o que nós conseguimos foi a aprovação do Ministério do Esporte em 2011, com duração de 12 meses, no valor de aproximadamente R$ 239.000,00, mas infelizmente não conseguimos ainda captar esse recurso. Pleiteamos a renovação desse incentivo, de mesmo valor para mais 01 ano, e acredito que só dependemos dos trâmites burocráticos para conseguirmos mais essa aprovação. Deixamos aqui registrado nosso pedido de apoio a nossa equipe de remo, tanto para pessoa física quanto jurídica, para nos auxiliar nesses Projetos que têm trazido bons frutos para o esporte nacional. Devemos mencionar que o único representante do Brasil nas Olimpíadas de Cingapura, Tiago Braga, iniciou suas atividades em nosso Projeto. Já levamos atletas para o CR Vasco da Gama, campeões e vice-campeões brasileiros, e pretendemos continuar com o nosso trabalho de forma eficaz e compreometida.

Pode ser uma imagem de móveis e texto que diz "×× DÊ UMA NOVA CARA SUA CASA A'DONI SOFISTICAÇOÃO, BELEZA BOM GOSTO ApOni ENCONTRE MOVEIS RUSTICOS ISSINAL SOCIAL. TEMOPRODU PREÇOS AREN ABEM BOLSO Nos siga em nossas redes socias! adoni moveis palet f A'DOni moveis palete"

Onde são as aulas da ANNFR?
DN: As aulas acontecem na sede da Associação de Remo de Campos, área esta cedida pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, situada à Avenida Rui Barbosa, 863 – Centro. Já as aulas práticas são executadas no Rio Paraíba do Sul, no Cais da Lapa, em frente à sede.

Qual a estrutura que a ANNFR dispõe para as aulas e para a equipe de Remo?
DN: Dispomos de barcos de remo, pares de remo, um ônibus e uniformes, além de instrutores.

Apesar da associação ser norte e noroeste fluminense, os projetos só funcionam em Campos dos Goytacazes?
DN: Por enquanto, sim. Mas já estamos levando a idéia a municípios vizinhos como São João da Barra.

O remo é um dos esportes mais tradicionais de Campos dos Goytacazes. Mas dos anos 80 para cá, o esporte perdeu muito espaço e popularidade. O que aconteceu e o que vocês estão fazendo para recuperar o remo da cidade?
DN: É verdade, as pessoas passaram um tempo desacreditadas dos esportes praticados no Paraíba, após o acidente ocorrido em Cataguazes que derramou milhões de litros de rejeitos químicos, poluindo as nossas águas. Além disso, ainda houve o fato dos clubes de remo da cidade fecharem suas portas. A situação se complicou e então um dia resolvi lutar para ter nosso rio de volta, e até hoje ainda não consegui parar de promover o remo, que é um esporte tão bonito, além de ser um dos mais completos para a saúde física e mental de seus participantes.

Rema Campos: mais de uma década de tradição

Todas as regatas do Campeonato Estadual de Remo são disputadas no Rio de Janeiro. Vocês pensam em tentar trazer alguma delas para Campos dos Goytacazes para incentivar a prática da modalidade na cidade?
DN: A nossa maior vontade é popularizar a prática do remo em nossa cidade, inclusive com eventos onde haja a participação das grandes equipes da capital.

Além da ANNFR, quais os outros clubes que oferecem aulas de remo no norte e noroeste fluminense?
DN: Hoje temos a nossa Associação de Remo de Campos e o CR Campista, que também oferece escolinhas de remo para a garotada.

Gostaria de deixar algum último recado?
DN: Gostaria de divulgar para a empresa interessada em patrocinar a nossa equipe de remo o quanto é fácil o caminho para doar 1% do seu lucro real, que iria para o Imposto de Renda, e que poderá beneficiar mais de 300 crianças que hoje são atendidas em nosso Projeto. Basta ligar para o Ministério do Esporte, se informar sobre o nosso Projeto, que teve aprovação na Lei de Incentivo ao Esporte, e depositar na conta previamente aberta pelo Ministério do Esporte em favor de nossa Associação de Remo. Ressalto que o recibo da doação é fornecido no momento do depósito, e que os trâmites para quem deseja ser parceiro de nossa equipe, que hoje já ocupa o 4ª lugar no Ranking Estadual, é mais fácil do que parece. Para finalizar, agradecemos a todos os amigos que acreditam em nosso trabalho e prestigiam a Associação de Remo nos eventos municipais e estaduais. Deixamos aqui o nosso muito obrigado!

Projeto Rema Campos leva esportes aquáticos a Lagoa de Cima | RJ Agora

Fonte: Com informações do Esporte Rio
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes