O ex-atleta da seleção brasileira de natação Raphael Thuin assumiu, no último dia 20 de março, a diretoria do recém-criado Instituto Brasileiro de Desportos Aquáticos (IBDA). A instituição vai se dedicar a formação de atletas e a inclusão social por meio dos esportes aquáticos, com foco na formação de jovens e na descoberta de novos talentos. A solenidade da assinatura da ata de posse aconteceu na sede da Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos (CBDA), no Rio de Janeiro, e contou com o presidente da entidade, Diego Albuquerque.
O IBDA tem como missão fomentar políticas esportivas voltadas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, garantindo acesso gratuito à prática da natação, nado artístico, polo aquático, saltos ornamentais e natação no mar. Thuin assumiu como primeiro diretor-geral do Instituto, que tem Gustavo Otsuka como diretor financeiro.
Raphael Thuin destacou que o compromisso do IBDA é fortalecer a base do esporte aquático no Brasil, oferecendo oportunidades a qualquer jovem que deseje trilhar um caminho digno por meio da prática esportiva.“A criação do IBDA representa um marco para os esportes aquáticos no país. O foco é garantir que o esporte seja acessível a todos, independente da condição social, e que sirva como um agente de mudança na vida de crianças e adolescentes”, concluiu.