Pampa, campeão olímpico de vôlei, morre de câncer aos 59 anos

Ele estava em estado grave, e desde março, encontrava-se internado na UTI da Beneficência Portuguesa, em São Paulo

Esportes de Quadra 07 de junho de 2024 às 12h53
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

O campeão olímpico de vôlei, André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, morreu nesta sexta-feira, 7, devido a complicações pulmonares causadas por reações à quimioterapia. Ele tinha 59 anos e se tratava de um Linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer no sistema linfático. 

“Pampa foi um jogador de extremo talento e fez parte da geração que levou o vôlei brasileiro pela primeira vez ao alto do pódio olímpico. Será para sempre referência. É um dia muito triste para todo o voleibol brasileiro. A CBV se solidariza com a família e os amigos deste grande jogador, que escreveu seu nome para sempre na história do esporte mundial”, lamentou o presidente da CBV, Radamés Lattari, em nota.

Desde março, o ex-atleta estava hospitalizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde foi entubado. A esposa do campeão olímpico pela Seleção Brasileira de Vôlei, nos Jogos de Barcelona 1992, já havia dito nesta semana que seu estado era grave. 

Pampa foi um dos jogadores que brilharam na conquista do ouro olímpico em 1992.Nascido no Recife, o ex-atleta fez a sua estreia nos Jogos Olímpicos de 1988, em Seul. Após a aposentadoria das quadras, passou a se dedicar à política e à administração pública.

Pampa jogou em diversos clubes pelo Brasil, como Palmeiras e Suzano, e também defendeu equipes do exterior, como Lazio e Napoli na Itália. Atuou também no vôlei japonês, pelo Nec/Osaka. Mas foi na seleção em que ficou mais famoso, com o título olímpico de 1992 e a medalha de ouro na Liga Mundial do ano seguinte.
O apelido Pampa veio ainda no início da carreira, no Recife. A força da sua cortada foi comparada ao coice de um cavalo pampa, que é uma raça de cavalo muito tradicional no Brasil.

Após a aposentadoria, entrou na vida política, mas sempre ligado ao esporte. Trabalhou no Ministério do Esporte entre 2000 e 2002, e foi Secretário de Esportes da cidade de Suzano (SP) entre 2007 e 2010. Entre 2013 e 2015 foi Secretário de Esportes de Campos (RJ) e, em seguida, assumiu a Superintendência Estadual de Esportes do Estado de Pernambuco.

Na conquista do ouro de 1992, Pampa era reserva do time. A equipe titular era formada por Tande, Geovane, Marcelo Negrão, Maurício, Carlão e Paulão. Mas entrou em momentos importantes, como no equilibrado terceiro set contra a Argélia, ainda na primeira fase. Ali, marcou três pontos seguidos de saque e deu tranquilidade para o time fechar a partida.

Pampa era casado com Paula Falbo e tinha duas filhas, Isabella Maria, de 4 anos, e Rafaella Ferrer, de 36 anos.

Fonte: GF ESPORTE
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes