O brasileiro Bruno Soares e o britânico Jamie Murray venceram nesta quinta-feira (28) e estão na semifinal do ATP de São Petersburgo, na Rússia. Eles derrotaram os australianos Luke Saville e John-Patrick Smith por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (0), 3/6 e 10/6. Foi a segunda vitória da dupla após duas quedas seguidas em estreias. Na disputa por uma vaga na grande decisão do torneio nível 250 da ATP Tour, eles vão enfrentar o brasileiro Marcelo Demoliner e o australiano Marcus Daniell, que aplicaram 6/0, 3/6 e 10/7 em Taylor Fritz e Tommy Paul, dos Estados Unidos.
Bruno Soares e Jamie Murray, primeiros cabeças de chave do ATP de São Petersburgo, fizeram um primeiro set sem quebras de serviço contra Luke Saville e John-Patrick Smith. A única chance foi do brasileiro e do britânico, no 12º game, que foi também um set point. Sem sucesso, eles foram para o tie-break, onde não houve nenhum equilíbrio. Pelo contrário. Soares e Murray venceram todos os sete pontos disputados e abriram 1 a 0 no jogo.
Na segunda parcial, Luke Saville e John-Patrick Smith conseguiram uma quebra no segundo game aproveitando o segundo de um duplo break point. A seguir, abriram 3 a 0 e não perderam mais a vantagem, nem ao menos cederam chances de quebra para Bruno Soares e Jamie Murray. No nono game, com o serviço, conseguiram um triplo set point e empataram o jogo no segundo deles. No super tie-break, o brasileiro e o britânico retomaram o protagonismo do duelo após uma igualdade por 4 a 4 na parcial. Eles fizeram quatro pontos seguidos, abriram 8 a 4 e mataram o jogo no segundo match point, conquistando a vaga na semifinal do torneio russo.
Marcelo Demoliner
Marcelo Demoliner e Marcus Daniell começaram avassaladores contra Taylor Fritz e Tommy Paul. Venceram os três primeiros games, dois na devolução, perdendo apenas três pontos. Nos últimos três, ganharam, sendo dois deles no serviço, ainda sem serem incomodados, já que perderam somente seis trocas de bola. Em toda a parcial, o brasileiro e o australiano ficaram atrás no marcador apenas uma vez, em um 15/30 no quarto game.
Taylor Fritz e Tommy Paul entraram do jogo no segundo set. Levaram os dois primeiros games deles no saque, o primeiro e o terceiro, mas não conseguiram pressionar na devolução. Demoliner e Daniell, por outro lado, chegaram a ter três break points no quinto game e outro no sétimo, mas os rivais conseguiram se safar. No oitavo foi a vez dos norte-americanos terem uma chance de quebra, a primeira deles no jogo, eles aproveitaram abrindo 5 a 3. A seguir, com o saque, fizeram 6 a 3 e empataram o jogo.
No set desempate, como ocorrera com Bruno Soares e Jamie Murray, Marcelo Demoliner e Marcus Daniell ficaram ponto a ponto com os adversários até o 4 a 4. Foi quando o brasileiro e o australiano marcaram cinco pontos seguidos, conseguiram cinco match points e, apesar da reação dos rivais, conseguiram matar o jogo no 10 a 7 e se classificar para a semifinal do ATP de São Petersburgo.