Neste ano, excepcionalmente, teremos apenas nove equipes na competição, após os pedidos de licença de Barra da Tijuca e Goytacaz, no início do ano, e da desistência do Macaé, já perto do arbitral da Série B1.
As três equipes citadas foram automaticamente rebaixadas e disputarão a Série B2 do Carioca em 2025.
O regulamento deste ano é o mesmo do ano passado: as nove equipes se enfrentam em turno único. Ao fim das nove rodadas, os quatro primeiros avançam para as semifinais. Devido ao número reduzido de equipes, apenas o último colocado será rebaixado à Série B2.
Nas semifinais, os dois primeiros colocados têm a vantagem do empate no placar agregado, e os finalistas garantem o acesso à Série A2 de 2025. A grande final, por sua vez, é disputada em igualdade de condições, em jogos de ida e volta.
Aqui, você encontra também uma análise sobre cada uma das nove equipes, seus elencos, destaques e respectivos treinadores.
Confira, a partir de agora, o Guia DE LETRA da Série B1do Campeonato Carioca. Boa leitura!
--------------
ARTSUL F.C.
Fundação: 19/06/2001
Posição em 2024: rebaixado da Série A2
Ao contrário das últimas campanhas na Série A2, o Tricolor da Dutra teve um desempenho muito abaixo do esperado em 2024 e foi merecidamente rebaixado à Terceirona, da qual estava longe desde 2015.
Para a disputa da Série B1, o Trem Bala da Manilha mudou seu treinador: para o lugar de Rogério Pina, chega Alexandre Gomes, que fez um bom trabalho no Duque de Caxias este ano, levando a equipe ao terceiro lugar na Série A2.
Dentro do plantel, alguns atletas permanecem mesmo após a queda, e as novidades ficam pelos jogadores que trabalharam com o novo treinador no Tricolor da Baixada e na Cabofriense em 2023, além de outros nomes emprestados pelo Madureira.
ELENCO
Goleiros: Guilherme Cabo, Matheus Silva e João Victor
Laterais: Caio Felipe, Vitinho e Felipe Borges
Zagueiros: Anderson, Cavalini, Mpasso, Alysson, Kevin e Vitor
Volantes: Abuda, Dubilde, Paulo Henrique, Thiago Palmanhani e Carlos Oliveira
Meias: Devellard, Iago Renato, Portugal e Cristiano
Atacantes: Rafael Pernão, Sampaio, Gustavo Coutinho, Gutinho, Zé Felipe, Marquinho, Leanderson e Tiago
--------------
S.E. BELFORD ROXO
Fundação: 13/05/2000
Posição em 2023: vice-campeão da Série B2
Após um ótimo 2023, quando conquistou o inédito acesso à Terceirona, os sinistros de Bel chegam para a atual temporada com mudança no comando técnico: Jefter Percy, de 37 anos, assume a equipe, somando passagens à frente das categorias de base do Resende e do Nova Iguaçu.
No atual elenco, alguns remanescentes da campanha do ano passado retornam, especialmente do meio-campo e ataque, além de atletas que disputaram a Série A2 deste ano, por clubes como America, Petrópolis, Americano e Artsul.
ELENCO
Goleiros: Bruno, Júlio César e Guilherme
Laterais: Carlinhos, PC, Menezes, Botelho e Léo
Zagueiros: João Marçal, Renan, Mateus e Ítalo
Volantes: Anderson Domingues, Denilson, Leandro Sardinha, GB e DG
Meias: Juan Patrocínio, Leandrinho, Matheus Dedo e Juninho
Atacantes: Yan, RD, Wander Hudson, Geovane, Andrew, Pedrinho, Kaike Fumaça e Thaylan
--------------
FRIBURGUENSE A.C.
Fundação: 14/03/1980
Posição em 2023: 5° colocado
No ano passado, o Frizão fez boa campanha na Terceirona e ficou fora das semifinais pelo critério de saldo de gols. Para a atual temporada, o Tricolor da Serra conta novamente com velhos conhecidos, a começar pelo treinador Gerson Andreotti, já com longa história e identificação com o clube.
Dentro do plantel tricolor, vários nomes conhecidos retornam, e as novidades são nomes que disputaram a Segundona deste ano pelo Americano, além de atletas que chegam de fora do futebol carioca.
ELENCO
Goleiros: Mateus Eduardo e Adrian
Laterais: Ricardinho, Johnny, Lucas Mineiro, Paulinho, Ryan Silva, Igor Gomes e Danilo
Zagueiros: Magrão, Cris, Maurício, Cauã Cabral, Gustavo e Kauã Medeiros
Volantes: Ronaldo, Israel, Ryan Daudt e Nycollas
Meias: Barrozo, Pedro Pires, Pedrinho, Bernardo Vaz e Gabriel Carino
Atacantes: Caio Monteiro, Renatinho, Victor Hugo, Caíque Gomes, Leandro Alves e Wester
--------------
E.C. NOVA CIDADE
Fundação: 10/09/1939
Posição em 2023: 10° colocado
Nos últimos anos, o Nova Cidade se habituou a brigar contra o rebaixamento à quarta divisão. Para esse ano, a novidade é o treinador Maycon Pinheiro, com passagens por clubes como Queimados, Campos e São Gonçalo.
No plantel do Quero-quero, alguns nomes que disputaram a última temporada estão de volta, além de jogadores que disputaram a Série A2 deste ano por clubes como Audax e Duque de Caxias.
ELENCO
Goleiros: Diego Cerqueira, Lohan e Carlos
Laterais: Léo Junior, Fabrício e Lucas Heleno
Zagueiros: Jean, Yuri Borges, Juan Evangelista, Deivisson e Léo Japão
Volantes: Alex, Larusso, Brian, Léo Tavares e Rian
Meias: Jeferson e Robert
Atacantes: Bruninho, Lucas Bitoca, Fábio Carioca, Janderson e Thayson
--------------
PADUANO E.C.
Fundação: 27/05/1927
Posição em 2023: 6° colocado
Após quatro temporadas em parceria com o Exército Brasileiro, o Paduano mudou a gestão do futebol para 2024 e chega com o elenco totalmente reformulado, contando com alguns atletas nascidos na região do Noroeste Fluminense, terra natal do clube.
Quem comandará a equipe à beira do campo será o experiente Toninho Andrade, com passagens por diversos clubes cariocas, como Madureira, Macaé, Cabofriense, Bonsucesso, entre outras equipes.
Dentro do plantel, entre as novidades, estão jogadores que disputaram a Segundona deste ano por clubes como America, Araruama e Americano. O Trovão Azul ainda aguarda mais três contratações que devem reforçar a equipe na sequência da competição.
ELENCO
Goleiros: Pedro Zanette, González e Gerê
Laterais: Weverton, Anderson, Jhuan e Gabriel Carvalho
Zagueiros: Arthur Sanches, DG, Rikelmmer e PH
Volantes: Henrique, Pablo, Manguinha e Zezinho
Meias: Thiaguinho e Thalys Felipe
Atacantes: Joel Araújo, Michael Douglas, Jackson, Lyniker, Fernando, Richard e Erick
--------------
A.F. PÉROLAS NEGRAS
Fundação: 17/12/1993
Posição em 2023: 7° colocado
Após uma Terceirona decepcionante em 2023, quando ficou no meio da tabela de classificação, o Pérolas Negras chega para a atual temporada para fazer diferente, contando com um elenco bem modificado.
À beira do campo, quem comanda a equipe é o jovem João Marcos Medina, treinador com experiência no clube, já tendo comandado as categorias de base do Pérolas.
Dentro do plantel, muitos atletas chegam ao clube após jogarem a Série A2 por equipes como Araruama, Artsul, America, Olaria e Petrópolis.
ELENCO
Goleiros: Luiz Henrique, João Carlos e Grigore
Laterais: Rafael França, PV, Maicon Silva, Rodrigo Coutinho, Matheus Tomaz e Ariel
Zagueiros: Índio, Mineiro, Matheus Félix, Bernardo Santos e Badio
Volantes: Wallace Rato, Rafinha, Modesto, Thaylson e Ahmad
Meias: Caio Mello, Lucas Abreu e Jotta
Atacantes: Abner, Felipe Augusto, Robinho, Garrinsha, Lekinho, Israel Castro, Barroi, Nathanzinho, Flores e João Tanque
--------------
SÃO CRISTÓVÃO F.R.
Fundação: 12/10/1898
Posição em 2023: campeão da Série B2
"Em time que está ganhando, não se mexe". O São Cristóvão leva esse provérbio a sério para a atual temporada, a começar pelo comando da equipe: o treinador Diego Brandão permanece à frente do time da Rua Figueira de Melo.
Após um 2023 mágico, com dois acessos consecutivos, o time cadete conta com diversos remanescentes: dentro do plantel, cerca de 15 atletas estiveram no Tóvão durante a campanha vitoriosa da última temporada.
As poucas novidades no elenco são-cristovense ficam por conta de jogadores que disputaram a última temporada por equipes como Paduano e Belford Roxo.
ELENCO
Goleiros: Mimito, Dudu e Juan Pablo
Laterais: William, João Marcello, Klebinho e Feitosa
Zagueiros: Vitinho, Magrão, França e Lucas Ramos
Volantes: Berg, Murilo, Arruda, Junior Teixeira, Belão e Levi
Meias: Dongo, Wallace Camilo, Philipinho e Joe
Atacantes: Pitel, Alemão, Hudson, Samuca, Kanté, José Mateus e Carlos Augusto
--------------
SÃO GONÇALO E.C.
Fundação: 10/11/2010
Posição em 2023: 9° colocado
Após brigar contra o rebaixamento à Série B2 na última temporada, o azul e branco do Leste Fluminense chega para a atual temporada com um elenco reformulado e promete lutar pelo acesso à Segundona em 2025.
Para o comando da equipe, a novidade é Tinoco, atual campeão da divisão, à frente do Duque de Caxias, de onde também chegam diversos atletas que disputaram a Série A2 deste ano pelo Tricolor da Baixada.
As outras novidades do plantel do Mais Querido são jogadores que disputaram a Segundona deste ano por clubes como Petrópolis, Audax e Americano.
ELENCO
Goleiros: Pedro e Alexandre
Laterais: Vitinho, Digão e Berriel
Zagueiros: Edmário, Athyla e Anthony
Volantes: Magé, Eberson, Pedro China, David, Gustavo, Nicholas e Jean Carlos
Meias: Rodriguinho e Nascimento
Atacantes: Léo Itaperuna, Sabão, Lucas Formiga, Fabiano, Yuri Oliveira e Erick
---------------
SERRANO F.C.
Fundação: 29/06/1915
Posição em 2024: rebaixado da Série A2
O Serrano volta a disputar a Série B1 mais rapidamente do que gostaria: após o vice-campeonato em 2023 e o consequente acesso à Série A2, o clube petropolitano fez uma Segundona para esquecer neste ano e teve sua queda decretada.
Apesar disso, o Leão da Serra segue com a maior parte do elenco do primeiro semestre: mais de 20 atletas que disputaram a Série A2 seguem no clube para a Terceirona.
A grande novidade está na esperança de gols do time: o centroavante Jonathan Chula, artilheiro da última Série B1 com nove gols em 14 partidas pelo Duque de Caxias, é o novo reforço do Serrano.
À beira do campo, segue o treinador Gilson Lyra, que assumiu a equipe na reta final da Segundona, após a saída de Jordi Blanco. Apesar de não ter conseguido salvar o time do descenso, o técnico segue com a confiança da diretoria serranista, agora com os olhos voltados à Série B1.
ELENCO
Goleiros: Luiz Felipe, Paulo Victor e Edson
Laterais: Elivelton, Rafinha, Danilo, Magdiel e Kurpan
Zagueiros: Diego Macedo, Roberto Junior, Lucca, Ronan e Gustavo
Volantes: Vandinho, Enzo Zaidan, Rodrigo Fernandes, Ruan Major, Arthur Jhonatan, Vinicius, Artur Martins e Iago Victor
Meias: Andinho, Cleyton, Michel Pires, Lucas Dantas, Cauã e Paulinho
Atacantes: Jonathan Chula, Alexandro, Canela, Waldir, Adriano e Arthur Silva