Fotos: Haroldo Lemos (Record Interior RJ)
O Americano Futebol Clube apresentou em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (25/07)no CT do clube, o elenco do Alvinegro, com diretores, jogadores e com o técnico Marcelinho Paraíba. Como treinador, já dirigiu equipes como Treze, Sport-PB, Serra Branca e Nacional de Patos. Entre os reforços, o clube também anunciou o centroavante Walter, ex-Internacional, Fluminense, Athletico-PR e Goiás, que não compareceu ao evento por motivos pessoais. No total, mais de 20 novos integrantes chegaram ao clube, incluindo jogadores, treinador e membros da comissão técnica.
O encontro abordou o início de um novo ciclo e de novos desafios que em 2025, que começa com o Campeonato Carioca Série A2.
Entre os nomes apresentados pelo Americano no CT – estão jogadores rodados pelas divisões inferiores do Rio de Janeiro. Desembarcam no clube o zagueiro Índio, ex-Sampaio Corrêa e que estava no Espírito Santo, o lateral-esquerdo Ricardinho, do Friburguense, o volante Paulo Henrique, do Artsul, o meia Jefinho, ex-Bangu e Audax, e o atacante Zé Felipe, que assim como Paulo Henrique esteve no Artsul recentemente.
Marcelinho Paraíba também trouxe de sua antiga equipe, o Nacional de Patos (PB), alguns reforços. Entre eles, estão o zagueiro Gean Carlos e o meia Lencina. Do rival, Esporte de Patos, chegaram ainda o volante Marcelo e o atacante Pedrinho, também sob indicação do treinador.
O Americano conhecerá a ordem de seus adversários na Série A2 do Campeonato Carioca no fim de março, em arbitral que ainda não tem data definida. A bola começa a rolar para a Segundona em 10 de maio e, para a Copa Rio, em julho.
Durante a coletiva, Marcelinho Paraíba falou sobre os desafios do futebol carioca e destacou a dificuldade das equipes do interior em comparação aos clubes da capital: "A gente sabe que a dificuldade é grande, principalmente para os clubes do interior, porque os da capital têm uma estrutura e capacidade financeira muito maior. Você não pode comparar um clube que tem jogadores de um milhão de reais com um que precisa buscar atletas mais baratos, que ainda estão buscando um espaço no futebol. Mas o que eu falo para os jogadores é que, se tivermos disciplina, coragem e obediência tática, podemos chegar onde queremos. Temos que ser uma família, nos doar um pelo outro e, mesmo enfrentando times tecnicamente superiores, podemos superar essas dificuldades com estratégia e força de vontade. O nosso grupo tem qualidade, e nosso papel como comissão técnica é prepará-los para fazer bons jogos", finalizou.
Com mais de 30 anos de experiência no futebol brasileiro, o Diretor Executivo André Araújo, que se destacou por passagens vitoriosas no Vasco da Gama e no Bahia, destacou a importância do projeto e a tradição do clube. "O que incentivou muito a minha vinda foi a camisa do Americano, a tradição que esse escudo representa. O Americano não é um clube qualquer, ele tem muita história. Fiz questão de trazer para essa mesa o passado do clube, representado pelo Pachola, que foi um ídolo, o presente, com o Gustavo, um jogador com uma trajetória bonita no futebol, e o Claudinho, que é o nosso futuro. O Americano hoje é isso: uma necessidade extrema de reconstrução para voltarmos a ser o clube que conhecemos, um time respeitado no cenário nacional", finalizou.
Jogadores falam sobre expectativas para a temporada
O atacante Cláudio de Souza, jogador da base do Americano, destacou sua felicidade em poder contribuir com o time. "Queria agradecer ao Tolentino, que sempre me abraçou. Isso aqui é um sonho para mim. O ano passado foi de muita luta. Ano retrasado me machuquei, precisei ficar parado. Estar longe é muito ruim, queria estar presente, viajar com o grupo e ajudar. Mas agora estou de volta e pronto para contribuir para que essa temporada seja de sucesso e que consigamos o acesso."
Já o zagueiro Gustavo Índio ressaltou a importância da torcida e da união de todos no clube para alcançar os objetivos. "Vestir essa camisa é uma emoção muito grande. O Americano tem uma história enorme no futebol, não só do Rio, mas do Brasil. Quando recebi a proposta, não pensei duas vezes. Se nós jogadores, junto com a torcida e a imprensa, nos unirmos, podemos alcançar nosso objetivo, que é levar o Americano de volta à primeira divisão, onde ele deve estar."
Confira as contratações que já foram fechadas pelo Americano para esta temporada:
Kikinha- Rio Branco (Acre)
Alyson- Joinville
Breno- Joinville
Diego Rojas- Colón (Paraguaí)
Gean Carlos- Nacional (Paraíba)
Índio- Capixaba
Hiago Nascimento- Fluminense
Hiago Souza- Castelo
Jefinho- Grêmio Esportivo Brasil
Zé Felipe- Artsul
Juan- Operário (Amazonas)
Kevin Lencina- Nacional (Paraíba)
Luiz Bahia- Coruripe
Marcelo Barbosa- Patos
Marcelinho Júnior- Goiânia
Paulo Henrique- Artsul
Pedrinho -Patos
Ricardinho- Friburguense
Thiago Santos- Itumbiara
Walter- Guarany de Alagoas
Yander- Avenida
Até o momento, este é o elenco do alvinegro para 2025:
Goleiros:
Breno e Lucão
Defensores:
Mika, Índio, Luiz Bahia, Gean Carlos, Pedrinho, Diego Rojas, Juan e Yander
Meio-campistas:
Alyson, Hiago Souza, Kevin Lencina, Paulo Henrique, Thiaguinho, Marcelo Barbosa, Ricardinho e Jefinho
Atacantes:
Walter, Marcelinho Júnior, Guida, Kikinha, Zé Felipe e Hiago Nascimento