Audax-RJ 0 x 0 Portuguesa-RJ: Lusa desperdiça penalidade, mas segura empate mesmo com um expulso e se classifica

Lusitanos perderam pênalti no primeiro tempo, ficaram com um a menos no segundo, mas conseguiram a passagem de fase

Futebol 21 de fevereiro de 2024 às 22h04
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

No sufoco! Pela primeira fase da Copa do Brasil, Audax e Portuguesa não saíram no empate em 0 a 0, no Estádio Elcyr Resende, em Saquarema. Por estar melhor posicionado no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Lusa se beneficiou com o empate e passou de etapa na competição nacional.

Os lusitanos, que perderam um pênalti e ficaram com um menos desde os 30 minutos do segundo tempo, suaram para garantir a classificação. Como premiação, levarão para casa R$ 945 mil pelo avanço. Esta quantia será somada ao extra de R$ 787,5 mil por conta da participação inicial.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou brigado, com os jogadores de ambas as equipes não amaciando o pé e acreditando em todas as divididas. Apesar da disposição demonstrada, poucas oportunidades de perigo foram produzidas. Até que aos 17, quando nada de novo acontecia no confronto, o árbitro assinalou penalidade máxima a favor da Portuguesa. Na cobrança, Patrick Carvalho parou de defesa do veterano Anderson Max.

Motivado com o pênalti perdido do rival, o Audax teve falta cobrada por Arlen, que obrigou o arqueiro Dida espalmar a pelota para escanteio. Pelo outro lado, os lusitanos tinham posse de bola superior, porém não ameaçavam de maneira concreta a meta do rival. Sendo assim, o placar zerado permaneceu até o intervalo da partida.

SEGUNDO TEMPO
No retorno do descanso, o confronto continuou intenso, com Audax e Portuguesa tentando o gol a todo o momento. O nível técnico caiu, com diversos erros de passes por parte dos aletas. Diego Guerra, por evitar um ataque promissor em contragolpe, levou vermelho diretamente, prejudicando a Lusa.

Tendo um a mais e necessitando do triunfo, os donos da casa foram para cima dos lusitanos. Ainda assim, os azuis demonstravam nervosismo nas quatro linhas com a obrigação da contagem favorável. Vontade não faltou aos comandados de Luciano Quadros. Próximo da pequena área, Igor Alves, de frente para a meta, jogou a pelota pela linha de fundo. A pressão permaneceu até o apito final, mas o time não conseguiu vazar a meta dos brancos.

SEQUÊNCIA NO ESTADUAL
Pela penúltima rodada do Cariocão, o Audax joga contra o Botafogo no sábado (24), às 16h, no Nilton Santos. Já a Portuguesa pega o Nova Iguaçu no mesmo dia, às 18h30, no Luso Brasileiro. 

FICHA TÉCNICA
Audax Rio 0x0 Portuguesa-RJ
Primeira fase
Rodada:1ª
21/02/2024
Horário:19:30
Árbitro:João Vitor Gobi (SP)
Assistentes:Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Leandra Aires Cossette (SP)

Cartões Amarelos:
Audax-RJ: Vinícius Matheus e Acácio
Portuguesa-RJ: Wellington Cézar, Romarinho e Dida

Cartões Vermelhos:
Portuguesa-RJ: Diego Guerra

Estádio:Elcyr Resende
Saquarema (RJ)

Audax Rio
Anderson Max;Arlen (Romarinho), Igor Silva, João Victor e Paulo Victor;Ramon, Vinícius Matheus (Igor Alves) e Fellipe Resende (Rodrigo Andrade);Edilson (Madson), Fabinho Polhão (Clisman) e Acácio.
Técnico: Luciano Quadros

Portuguesa-RJ
Dida;Ronaldo, Diego Guerra, Pedro Botelho e Pará (Coppetti);Wellington Cézar, Anderson Rosa (Rodolfo Filemon) e Romarinho (Joazi);João Paulo, Patrick Carvalho (Hernane Brocador) e Miguel (Lucas Silva).
Técnico: João Carlos Ângelo

Na próxima fase, a Portuguesa irá enfrentar Real Noroeste (ES) ou Cuiabá (MT). A partida será em março, no Luso-Brasileiro.

Fonte: Futebol Interior
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes