Bahia 1 x 2 Cruzeiro: Gabigol decide e Raposa é vice-líder do Brasileirão

Com a derrota, o Bahia perdeu a invencibilidade na Arena Fonte Nova no Brasileirão

Futebol 16 de setembro de 2025 às 08h35
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

O Cruzeiro alcançou nesta segunda-feira, na Arena Fonte Nova, sua oitava partida seguida de invencibilidade como visitante ao derrotar o Bahia por 2 a 1, de virada, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O triunfo levou o time mineiro de volta à vice-liderança, com 47 pontos, ultrapassando o Palmeiras, que ficou com 46. Na ponta, o Flamengo soma 50. O resultado também custou caro ao Bahia, que caiu para o quinto lugar com 36, ultrapassado pelo Mirassol, agora com 38.

O placar em Salvador teve como personagem central Gabriel Barbosa. O atacante marcou um golaço no fim e chegou ao 265º gol da carreira, o 12º com a camisa do Cruzeiro. Em meio ao processo de afirmação no clube, o artilheiro mostrou a capacidade de decisão em momentos-chave, carimbo que acompanha sua trajetória.

O gol não apenas garantiu três pontos, mas também reforçou a confiança da equipe para a sequência do campeonato.

BAHIA NA FRENTE!
O Bahia iniciou a partida disposto a impor pressão e criar dificuldades ao visitante. A equipe de Rogério Ceni explorou chutes de média e longa distância, apostando na força de Jean Lucas e Everton Ribeiro para romper o bloqueio mineiro.

Quando exigido, Cássio respondeu com segurança e manteve a igualdade no marcador. O Cruzeiro, por outro lado, teve dificuldades para encontrar espaços no primeiro tempo e só assustou em finalização de Kaio Jorge, que passou rente à trave.

O cenário mudou após o intervalo. O Bahia encontrou caminhos em transição rápida e, aos 20 minutos, abriu o placar em jogada bem construída. Acevedo acelerou pelo meio, inverteu para Sanabria, que tocou para Everton Ribeiro.

O meia deixou a bola passar e Jean Lucas acertou um chute forte no canto direito de Cássio, coroando a superioridade baiana naquele momento.

VIRADA DA RAPOSA
O gol serviu como gatilho para Leonardo Jardim alterar a dinâmica ofensiva do Cruzeiro. As entradas de Sinisterra, Gabigol e Arroyo mudaram o ritmo do jogo. Mais agressiva e vertical, a equipe mineira passou a rondar a área adversária e encontrou o empate pouco depois.

Aos 31, Matheus Pereira protagonizou lance individual de destaque: driblou dois marcadores, finalizou na trave e viu Sinisterra completar no rebote para as redes.

Com o empate, a partida ganhou contornos de duelo aberto, com chances dos dois lados e intensidade até os minutos finais. O Bahia buscava recuperar o controle com a bola, mas já não tinha a mesma energia defensiva para conter a pressão visitante.

Brasileirão - 2025
Matheus Pereira segue no comando do Cruzeiro. Foto: CEC
Nesse cenário, cresceu o protagonismo do ataque celeste, que encontrou espaços diante de uma retaguarda cada vez mais vulnerável.

Foi então que brilhou a estrela de quem conhece os caminhos do gol. Aos 40, Gabigol recebeu de fora da área, dominou com calma e soltou um chute preciso no ângulo, sem chances de defesa, decretando assim a vitória celeste.

PRÓXIMOS JOGOS
Na próxima rodada, o Bahia enfrenta o Ceará no sábado, às 18h30, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). No domingo, às 20h30, o Cruzeiro desafia o Red Bull Bragantino no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

Fonte: Futebol Interior
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes