Bolsa Atleta: morador da Serra, atacante Kauai Louzada participará do Campeonato Carioca 2025

Aos 22 anos, jogador de futebol conta um pouco de sua história no esporte

Futebol 22 de agosto de 2025 às 20h25
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

O projeto Bolsa Atleta, promovido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, tem sido um suporte essencial para a realização profissional de atletas do município. O jogador de futebol, Kauai Louzada, de 22 anos, é um dos que colhem os bons frutos por seu esforço: o atacante do Riostrense, recentemente, teve contrato assinado para participar exclusivamente do Campeonato Carioca 2025, o que, segundo ele, é a realização de um sonho.

Atualmente federado pela FERJ e CBF, Kauai começou a treinar no Serra Macaense, com apenas quatro anos de idade, quando ainda morava em Glicério (ele viveu na localidade dos dois aos 11 anos). No time, ele ficou até os seis anos.

“Logo, me mudei para o Sana, onde morei por quatro anos. Lá, treinava futebol com o senhor Newton, um vizinho que ajudava as crianças que gostavam do esporte. Com 18 anos, conheci Rodrigo, agente de futebol que tem parceria em indicar elenco para as escolinhas de Futebol do Chelsea. Rodrigo, então, me levou para o Clube Linhares, no Espírito Santo”, lembra Kauai.

O jovem ainda não imaginava o que estaria por vir. Com quatro meses no Clube capixaba, toda a equipe técnica foi para o Atalaia Esporte Clube, de Alagoas, onde ele contou com um treinamento diferenciado.

“Nesse período no Nordeste, foi o Bolsa Atleta que me ajudava a pagar as passagens para vir para casa em fins de semana, para matar a saudade de minha mãe que me apoia em tudo. Esse auxílio me ajuda a comprar minhas chuteiras profissionais, que sempre giram em torno de R$ 1300 para cima e nos meus suplementos alimentares. O Bolsa Atleta ajuda diversos outros atletas que não tem tanta condição quanto eu”, relembra o profissional.

Aliás, foi nesse período no Nordeste que Kauai sentiu que tinha potencial para seguir firme na carreira no futebol.

“Foi incrível ser treinado pelo técnico Sales, um profissional muito experiente, que também já havia jogado em alguns clubes internacionais. Toda a sua base técnica, eu carrego até hoje. Em seguida, fui a convite para o Clube Santa Cruz, também em Maceió. E do Santa Cruz , eu volto para o Rio de Janeiro já com 20 anos, a fim de tentar uma oportunidade em um clube carioca”, conta o jogador.

Já no Rio de Janeiro, o atleta também passou por muitas experiências de preparação física e psicológica.

“No Rio, treinei no Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do RJ. Lá, conheci muitos ex-jogadores de grandes clubes e técnicos como o Zico, e outros. Tivemos a oportunidade de participar em jogos amistosos com clubes famosos (jogos treino). No meio do caminho, tive a oportunidade de ficar um período no América, pouco antes de Romário assumir o clube”, conta.

Fonte: PMM
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes