Atual campeão brasileiro e da Libertadores, o Botafogo entrará em campo nesta terça-feira (29) buscando dar mais um passo rumo a um título que nunca conquistou: a Copa do Brasil. A equipe enfrentará o Red Bull Bragantino pelo jogo de ida das oitavas de final da competição, no Estádio Nilton Santos, às 19h.
O Botafogo ainda busca emplacar uma boa sequência sob o comando de Davide Ancelotti. Invicto, o comandante tem duas vitórias e dois empates. A estreia oficial aconteceu no empate por 0 a 0 contra o Vitória, mas ele esteve em campo ao lado de Cláudio Caçapa, interino na ocasião, no triunfo por 2 a 0 sobre o Vasco, antes do duelo contra o Leão.
Na última rodada do Brasileirão, o Glorioso empatou por 1 a 1 com o Corinthians, resultado que deixou a equipe em sexto lugar, com 26 pontos, um atrás do Bragantino.
O Massa Bruta, que estava na briga pela liderança antes do Mundial de Clubes, vive sequência complicada desde a retomada do campeonato e chega após três derrotas consecutivas, a última por 3 a 1 para o Fortaleza.
BOTAFOGO
Desfalque contra o Corinthians por conta de dores no peito em decorrência de um quadro gripal, o atacante Artur é cotado para fazer seu retorno. O jogador passou por uma bateria de exames cardiológicos na última semana que não apontaram irregularidades. Caso retorne, a tendência é que Nathan Fernandes, titular na última rodada, comece no banco de reservas.
A principal dúvida está na lateral-direita. Titular da posição, Vitinho perdeu a vaga no último jogo para Mateo Ponte. O uruguaio participou da jogada do gol alvinegro e ganhou moral com Ancelotti, que ainda não definiu quem começará contra o Massa Bruta.
O comandante também tem dúvida quanto a escalação do meia Savarino. Um dos destaques do Botafogo na última temporada, o venezuelano não vive boa fase e viu Joaquín Correa assumir a titularidade nos últimos compromissos do time. É esperado que ele siga fora dos onze iniciais.
O volante Danilo, contratado junto ao Nottingham Forest, não estará à disposição da comissão técnica. O atleta está há dois meses sem entrar em campo e passa por processo de recondicionamento físico. Diante deste cenário, a tendência é que a dupla de meio-campo seja formada por Allan e Marlon Freitas, que retorna depois de cumprir suspensão. Titular no Brasileiro, o jovem Newton deve ficar na reserva.
O atacante Matheus Martins, em transição física após lesão na coxa esquerda, e o zagueiro Bastos, que se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo, são desfalques confirmados.
BRAGANTINO
O Bragantino está nas oitavas de final pela quarta vez em sua história, sendo que está é a 14ª vez que disputa a competição. O grupo comandado por Fernando Seabra tenta quebrar o tabu e avançar pela primeira vez às quartas de final do torneio mais rentável do futebol nacional.
O treinador do clube paulista enfrentou o Botafogo em três oportunidades e soma 100% de aproveitamento. As duas primeiras foram no ano passado, quando estava no Cruzeiro, vencendo por 3 a 2 e 3 a 0. No último encontro, já pelo Massa Bruta, venceu por 1 a 0.
De volta após cumprir suspensão no Brasileirão, o goleiro Cleiton será titular, enquanto Lucão ficará no banco. O zagueiro Pedro Henrique, desfalque na última rodada em razão do protocolo de concussão, já que levou uma bolada no rosto e precisou ser substituído contra na derrota por 2 a 1 para o Flamengo, pode fazer seu retorno.
A comissão técnica segue sem contar com o lateral-esquerdo Juninho Capixaba, que se recupera de uma lesão no joelho direito. Guilherme Lopes seguirá atuando no setor.
FICHA TÉCNICA
Botafogo x Bragantino
Copa do Brasil
Data e horário: terça-feira (29), às 19h (horário de Brasília)
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Onde assistir: Sportv e Premiere
ARBITRAGEM
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
BOTAFOGO: John; Vitinho, Kaio Fernando, Barboza e Alex Telles; Allan e Marlon Freitas; Nathan Fernandes, Savarino e Artur; Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti.
BRAGANTINO: Cleiton; Andrés Hurtado, Gustavo Marques, Guzmán e Guilherme; Gabriel, Eric Ramires e John John; Vinicinho, Lucas Barbosa e Eduardo Sasha. Técnico: Fernando Seabra.