Em busca de uma vitória para seguir firme na luta para ficar nas primeiras posições do Brasileirão, o Botafogo enfrentará um adversário que busca criar uma regularidade após uma sequência de derrotas. O Alvinegro terá pela frente neste sábado o Red Bull Bragantino, pela 22ª rodada da competição, no Estádio Nilton Santos, a partir das 18h30.
O Botafogo chega após empatar por 1 a 1 com o Vasco, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O clube carioca vive momento de altos e baixos na temporada e venceu apenas um dos últimos quatro jogos que disputou. O time comandado por Davide Ancelotti é o quinto colocado, com 32 pontos, quatro atrás do Bahia, que abre o G-4.
O Bragantino vem de importante vitória por 4 a 2 sobre o Fluminense, resultado que interrompeu uma série de nove partidas sem vitória, sendo oito derrotas seguidas. O Massa Bruta também mira entrar na zona de classificação para a Libertadores e ocupa a oitava posição, com 30 pontos.
BOTAFOGO
O Botafogo deve entrar em campo com uma estratégia diferente da adotada na última partida, quando Davide Ancelotti apostou em uma dupla de centroavantes formada por Arthur Cabral e Chris Ramos. O meia Savarino, reserva contra o Vasco, é cotado para substituir o espanhol, que não será relacionado pois se envolveu em um choque de cabeça no clássico.
O zagueiro Kaio Pantaleão retorna ao time no Brasileirão após se recuperar de uma lesão muscular na coxa direita. O atleta foi titular na Copa do Brasil e teve grande atuação, mas ficou fora dos últimos três compromissos pelo campeonato nacional. Ele será titular ao lado de Alexander Barboza.
O atacante Artur pode começar no banco de reservas. Titular desde o início da temporada, o jogador não vive boa fase e deve ser substituído por Jeffinho, que vem entrando bem no decorrer dos jogos e está ganhando espaço com Ancelotti. Ele tem grande chance de formar o quarteto ofensivo com Montoro, Savarino e Arthur Cabral.
A comissão técnica segue sem poder contar com o lateral-esquerdo Cuiabano, em fase final de recuperação de uma lesão no tornozelo esquerdo. O experiente Alex Telles segue entre os onze iniciais.
BRAGANTINO
O Bragantino conta com os retornos do volante Gabriel e do atacante Lucas Barbosa, que cumpriram suspensão na última rodada. O primeiro deve ser titular no lugar de Fabinho, enquanto o segundo disputa vaga com Laquintana, que chega em alta para o confronto.
Fernando Seabra terá um importante reforço no setor ofensivo. Fernando está de volta após quase seis meses longe dos gramados por causa de uma tendinite patelar no joelho esquerdo. O jogador finalizou a transição física, iniciada nos primeiros dias de julho, e está à disposição da comissão técnica. O atacante Vinicinho, recuperado de uma contusão no calcâneo esquerdo, também é novidade.
O comandante pode surpreender no meio-campo e apostar em uma mudança visando fortalecer o sistema defensivo. Matheus Fernandes, que começou no banco contra o Fluminense, tem chance de substituir Eric Ramires e formar uma dupla de volantes com Gabriel.
O Massa Bruta segue com cinco atletas no departamento médico: o zagueiro Eduardo, os laterais-direitos Agustín Sant’Anna e Hurtado, o lateral-esquerdo Juninho Capixaba, e o atacante Isidro Pitta.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO x BRAGANTINO
22ª RODADA - CAMPEONATO BRASILEIRO
Data e horário: sábado (30), às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Onde assistir: Premiere
Árbitro: Lucas Casagrande (PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu (PR) e Maira Mastella (RS)
VAR: Diego Pombo Lopez (BA)
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
BOTAFOGO (Técnico: Davide Ancelotti)
Neto; Vitinho, Kaio Pantaleão, Barboza e Alex Telles (Marçal); Danilo, Marlon Freitas e Savarino; Montoro, Artur e Arthur Cabral.
BRAGANTINO (Técnico: Fernando Seabra)
Cleiton, Nathan, Pedro Henrique, Guzmán Rodríguez e Vanderlan; Eric Ramires, Fabinho e Praxedes; John John, Laquintana e Sasha.