Atual campeão da Copa Libertadores, o Botafogo entra em campo nesta terça-feira, às 21h30, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, para encarar a Universidad de Chile pela última rodada da fase de grupos. Fora da zona de classificação no Grupo A, o time alvinegro precisa da vitória para garantir a vaga nas oitavas de final e, quem sabe, alcançar a liderança da chave.
A equipe carioca soma nove pontos, mesma pontuação do Estudiantes, mas fica atrás no saldo de gols. A Universidad lidera com dez. Para avançar de fase, o Botafogo precisa vencer os chilenos. Em caso de vitória, garante pelo menos o segundo lugar e a vaga no mata-mata. Para ficar em primeiro, precisará torcer para que o Estudiantes não supere o Carabobo com uma diferença superior à do time brasileiro.
O duelo não será fácil. A Universidad de Chile está invicta fora de casa nesta edição do torneio e vive bom momento após a vitória por 4 a 0 sobre o próprio Carabobo. O Botafogo, por outro lado, vem em recuperação e embalado pelas vitórias consecutivas sobre Carabobo (2 a 1) e Estudiantes (3 a 2), resultados que devolveram a confiança à equipe de Renato Paiva.
O Botafogo tem um histórico equilibrado contra times do Chile. Em 27 jogos, somando Libertadores, Sul-Americana e amistosos, foram 11 vitórias, 6 empates e 10 derrotas. Agora, a missão é vencer para seguir vivo na defesa do título continental.
REFORÇOS NO BOTAFOGO
Para a partida decisiva, o técnico Renato Paiva terá reforços importantes. O meia Savarino, recuperado de uma lesão na coxa direita, está novamente à disposição após quase um mês fora. O atacante Artur, que também tratava dores musculares, deve retornar. Há ainda expectativa pelo retorno do zagueiro Barboza, que se recupera de problema no pé esquerdo.
Outra boa notícia é a liberação do atacante Mastriani, que estava fora com lesão muscular na coxa. Já o lateral-esquerdo Marçal, o zagueiro David Ricardo e o atacante Matheus Martins seguem como desfalques e não foram relacionados.
“Estaremos um pouco mais completos para esse jogo com a La U”, disse Paiva, que ainda mantém mistério sobre a escalação.
E A UNIVERSIDAD DE CHILE?
Do outro lado, a Universidad de Chile promete força máxima. A equipe vem embalada pela goleada sobre o Carabobo e deve manter a base daquele jogo. Entre os nomes conhecidos do torcedor brasileiro estão o meia Aránguiz, com passagem pelo Internacional, e o atacante Di Yorio, que atuou no Vasco.
“A expectativa é de um jogo muito intenso. Precisamos manter a concentração e a mesma postura dos últimos jogos”, afirmou o técnico da La U, Gustavo Álvarez.
Onde assistir: Paramount+.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X UNIVERSIDAD DE CHILE
6ª RODADA - GRUPO A - LIBERTADORES
Data e horário: terça-feira, 27 de maio, às 21h30 (de Brasília);
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ);
Onde assistir: Paramount+ (streaming)
ARBITRAGEM
Árbitro: Andrés Rojas (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Cristian Aguirre (COL)
VAR: Heider Castro (COL)
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
BOTAFOGO (Técnico: Renato Paiva)
John, Vitinho, Jair, David Ricardo (Alexander Barboza) e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Savarino; Cuiabano, Artur e Igor Jesus.
?
UNIVERSIDAD DE CHILE (Técnico: Gustavo Álvarez)
Castellón, Hormazabal, Calderón, Ramírez e Sepúlveda; Díaz, Aránguiz e Altamirano; Guerrero, Leandro Fernandez e Rodrigo Contreras.