Considerado um dos campeonatos mais difíceis do mundo, o Brasileirão de 2022 vai começar neste sábado (09), com três times se destacando na disputa pelo título. A equipe do Betsul preparou uma previsão do que acontecerá na competição. Tanto na parte de cima, quanto na briga por Libertadores e, até, o que pode acontecer na temida zona do rebaixamento.
Briga pelo título
Assim como nos últimos anos, três times têm o favoritismo quando se trata de disputa por título. Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo são os times mais poderosos do momento no cenário brasileiro, com elencos badalados, dinheiro para contratações e títulos no currículo.
Atlético-MG
Atual campeão da competição, o Atlético-MG é, mais uma vez, candidato forte para o bicampeonato. O Galo foi campeão do campeonato mineiro contra o maior rival, Cruzeiro, e manteve a base do time que conquistou os dois títulos nacionais em 2021. As únicas diferenças para o time do ano passado são as saídas do técnico Cuca e do atacante Diego Costa.
Palmeiras
A torcida palmeirense está em festa, e faz tempo. O Verdão conquistou a Copa Libertadores pela terceira vez em 2021, sendo a segunda consecutiva. Além disso, a equipe do técnico Abel Ferreira já soma nove finais em menos de três anos, com cinco conquistas e quatro vices. Dentre essas equipes, o Palmeiras é a que apresenta o futebol mais consistente, com um coletivo forte e com Dudu e Raphael Veiga cada vez mais decisivos.
Flamengo
O Flamengo começou a temporada de maneira conturbada. Isso porque, o técnico Paulo Sousa ainda não conseguiu implantar sua ideia de jogo dentro do elenco flamenguista. Além disso, alguns jogadores renomados dentro do clube não vivem uma boa fase, principalmente a dupla, Gabriel Barbosa e Bruno Henrique.
A torcida do Rubro-Negro não está nada satisfeita com o que vê em campo, ainda mais após a derrota na final do Campeonato Carioca para o Fluminense. Apesar disso, se o time do Flamengo melhorar seu nível de competitividade e jogo, com certeza é sério candidato para o título.
Briga por Libertadores
Com a grande quantidade de vagas para os times brasileiros na competição continental, muitas equipes entram na briga pelo G-6 (podendo virar G-8, dependendo da campanha dos brasileiros nas copas continentais e de quem levará o título da Copa do Brasil).
Corinthians
Apesar das dificuldades encontradas no começo do ano, o Corinthians montou um time com jogadores renomados e de muita qualidade. Se em 2021 o Timão já conseguiu a vaga de maneira direta para a competição continental, nesta temporada a equipe tem ainda mais peças para chegar ao objetivo.
Fortaleza
Comandado pelo argentino Vojvoda, o Fortaleza é o único time brasileiro da série A que ainda não perdeu em 2022. O Tricolor do Pici fez uma grande temporada no ano passado e conquistou uma vaga inédita para a Libertadores deste ano. O Leão tem uma equipe muito sólida e vem forte para repetir o feito do ano passado.
Fluminense
A decepção na fase da pré-Libertadores não afetou o time comandado por Abel Braga. O Fluminense passou por uma grande reformulação nos últimos anos e, em 2021, aposta nos seus jovens jogadores aliados à experiência de outros. Alguns resultados já começam a aparecer, inclusive com a conquista do Campeonato Carioca sobre o Flamengo.
RB Bragantino
O Massa Bruta é uma das sensações do Brasil desde que se tornou parceiro da marca mundial Red Bull. O clube do interior de São Paulo montou uma equipe jovem, confiando no trabalho de um treinador a longo prazo, e conseguiu resultados. Ano passado, o Bragantino conquistou a vaga direta para a Libertadores e deve vir em busca desse objetivo mais uma vez.
Incógnitas do campeonato
Neste tópico temos times que podem tanto brigar por vagas na Libertadores, quanto decepcionar e disputar posições na parte de baixo da tabela.
Athletico-PR
O Furacão sempre é um time para se considerar nesta parte da tabela. Apesar do fraco desempenho do Athletico-PR no Campeonato Brasileiro do ano passado (inclusive brigando contra o rebaixamento), a equipe de Curitiba costuma brigar bastante. Pensando nisso, com a preparação correta e com foco na competição, o Furacão se coloca como candidato à vaga na Libertadores. Por outro lado, se preferir ficar focado em copas e esquecer o Brasileirão, pode brigar na parte de baixo da tabela de novo.
São Paulo
Se perguntassem no começo do ano, levando em consideração o mau rendimento no ano passado, o São Paulo não estaria entre os candidatos para a vaga na Libertadores. Porém, com a evolução durante o Campeonato Paulista, o Tricolor provou que pode competir com todas as equipes da parte de cima da tabela. O treinador Rogério Ceni consegue, aos poucos, melhorar a sua equipe e torná-la competitiva.
América-MG
O time que demonstrou uma grande organização e um bom futebol em 2021, ainda é uma incógnita. O Coelho não conseguiu chegar à semifinal do Campeonato Mineiro, mas na Libertadores superou dois adversários difíceis nas preliminares e está jogando a fase de grupos da competição. A perda do atacante Ademir, que foi para o Atlético-MG, pode ser um ponto crucial para a temporada da equipe.
Internacional
Ninguém consegue explicar o que acontece com o Internacional neste começo de 2022. Desde a chegada do treinador Alexander Medina, o Colorado não consegue emplacar boas partidas. Por isso, a equipe gaúcha pode tanto melhorar seu jogo e brigar pela vaga na Libertadores, quanto continuar na má fase e acabar brigando por rebaixamento.
Atlético-GO
O Dragão do Cerrado começou 2022 muito bem. Além do título no estadual, a equipe de Goiânia iniciou seu caminho na Copa Sul-Americana com um sonoro 4 a 0 contra a tradicional LDU de Quito. Apesar disso, é difícil imaginar o que a equipe rubro-negra pode fazer dentro do campeonato nacional.
Botafogo
Após o investimento do empresário John Textor, o Botafogo começou uma reformulação do seu elenco. A equipe foca na contratação de jovens jogadores e na repatriação de alguns jogadores que estavam na Europa. É difícil prever o que esse novo Botafogo é capaz de produzir no Brasileirão.
Cuiabá
A ascensão do Cuiabá no último Campeonato Brasileiro foi enorme, inclusive com a classificação para seu primeiro torneio internacional, a Copa Sul-Americana. Com a manutenção do técnico Jorginho e a contratação de peças pontuais, a equipe do Mato Grosso pode surpreender na competição nacional.
Ceará
O Ceará é mais uma das equipes que tem conquistado seu espaço na elite do Campeonato Brasileiro. A equipe cearense se fixou na série A, porém, os resultados são sempre o meio de tabela do campeonato. O Vozão terá que performar muito bem nesta competição, se quiser alcançar posições mais altas.
Briga no Z-4
Santos
Apesar de nunca ter sido rebaixado, o Santos já temeu o descenso no último campeonato. Apesar da mudança no comando, o time de 2022 não anima a torcida e deve por mais uma vez brigar para escapar da zona de rebaixamento.
Juventude
A equipe de Caxias se salvou na última rodada do Brasileirão do ano passado, e para esse ano decepcionou ao não chegar nas fases finais do Campeonato Gaúcho. Com a chegada do treinador Eduardo Baptista, junto com alguns jogadores que disputaram o Paulistão pelo Mirassol, o Verdão espera conseguir se segurar na Série A mais uma vez.
Avaí
O Avaí é uma das equipes que mais vivem no sobe e desce entre as séries A e B do Brasileirão 2022. O time de Florianópolis entra no campeonato deste ano para tentar se segurar na primeira divisão, ainda mais depois do estadual decepcionante, ficando apenas em oitavo na classificação.
Coritiba
Apesar de ter se consagrado campeão paranaense, eliminando o Athletico-PR na semifinal, o elenco do Coritiba não é muito animador. A equipe, que acaba de subir da série B, deve brigar para se manter na elite do Brasileirão.
Goiás
O Goiás, também, está entre as equipes que, nos últimos anos, transitam entre as duas primeiras divisões do Campeonato Brasileiro. O Esmeraldino foi vice-campeão do Campeonato Goiano, perdendo para o rival, Atlético-GO. Por mais um ano, o Goiás vem com um time pouco animador para disputar voos mais altos na elite do futebol brasileiro.
Brasileirão 2022 - Série A
Sábado - 09 de abril de 2022
Fluminense x Santos - Maracanã - 16h30
Atlético-GO x Flamengo - Antonio Accioly - 19h
Palmeiras x Ceará - Allianz Parque - 21h
Domingo - 10 de abril de 2022
Coritiba x Goiás - Couto Pereira - 11h
Atlético-MG x Internacional - Mineirão - 16h
Botafogo x Corinthians - Nilton Santos - 16h
São Paulo x Athletico - Morumbi - 18h
Fortaleza x Cuiabá - Castelão - 18h
Avaí x América-MG - Ressacada - 19h
Segunda-Feira - 11 de abril de 2022
Juventude x RB Bragantino - Alfredo Jaconi - 20h