A conclusão da 8ª rodada do Campeonato Brasileiro acontece neste quinta-feira (13), e a noite de Brasileirão estará recheada de grandes jogos. O panorama de uns é mais fácil do que para outros, mas Flamengo, Bahia, São Paulo e Athletico podem sonhar com a liderança da competição e confirmar que a presença nas primeiras posições não é obra do acaso.
Flamengo e Grêmio; Bahia e Fortaleza; Internacional e São Paulo; Athletico e Criciúma; Palmeiras e Vasco; e Cruzeiro e Cuiabá; são as partidas que fecham a rodada da Série A.
VALE A LIDERANÇA
Na perseguição ao líder Botafogo, que tem 16 pontos, quatro equipes sonham em tomar a ponta do Alvinegro Carioca ao final da 8ª rodada do Brasileirão. Porém, é o Flamengo que possui o cenário mais favorável para atingir tal objetivo.
Com 14 pontos e na 2ª posição, o Mengão recebe o Grêmio no Maracanã, às 20h, e uma vitória simples coloca o Rubro-Negro à frente de todos os seus adversários no Brasileirão. O Tricolor Gaúcho busca manter o bom momento que vive na Libertadores pós retomada do futebol e começar a escalar a tabela, onde atualmente está posicionado na 13ª colocação com seis pontos e apenas cinco jogos disputados.
O Bahia é o atual 3º colocado, com os mesmos 14 pontos do Flamengo, e vê nessa rodada a oportunidade de confirmar de vez o ótimo campeonato que faz e assumir a liderança. O Tricolor de Aço recebe o Fortaleza, às 21h30, na Arena Fonte Nova, e o torcedor baiano torce por um tropeço do Mengão para tomar a ponta em caso de vitória.
Já o Leão chega embalado após a conquista da Copa do Nordeste, e agora busca se aproximar do G6, saindo da atual 11ª posição com 10 pontos.
SONHANDO COM A PONTA, MAS NÃO SERÁ FÁCIL
Internacional e São Paulo protagonizam um dos principais confrontos da rodada. A partida acontece às 20h, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, e representa para o Tricolor Paulista a oportunidade de pegar o elevador do 4º para o 1º lugar, mesmo que dependa de diversos fatores. O São Paulo tem 13 pontos, e torce contra Bahia e Flamengo, além de precisar vencer por dois gols de diferença. É difícil, mas não impossível.
Para o Colorado é a oportunidade perfeita de colar nos seis primeiros e chegar aos 13 pontos em caso de vitória, considerando ainda, o fato de que a equipe tem mais duas partidas em atraso para disputar.
O Athletico já liderou o Brasileirão, e o sonho agora é retomar esse posto. Com situação semelhante a do São Paulo, o Furacão é o 5º colocado, precisa secar seus outros rivais diretos na rodada e bater o Criciúma por pelo menos três gols de diferença. Com o apoio da sua torcida, o duelo acontece na Ligga Arena, às 20h.
O desafio do Tigre é outro, pois o clube catarinense amarga o 17º lugar na competição com apenas cinco pontos e vem de uma goleada sofrida para o Cuiabá. Um bom resultado pode significar um bem-vindo respiro para o Criciúma e seu torcedor neste difícil começo de Brasileirão.
DOIS OUTROS JOGOS FECHAM A RODADA
O Cruzeiro recebe o Cuiabá às 19h, no Mineirão, e o Cabuloso sabe que não pode sair de campo sem uma vitória. Com 10 pontos, na 10ª colocação, a expectativa é de garantir os três pontos para colar nos líderes, mesmo que esteja com um jogo a menos. Já para o Cuiabá, o objetivo é manter a moral elevada após a goleada sobre o Criciúma e tentar sair da zona do rebaixamento, onde ocupa a penúltima posição com apenas quatro pontos.
No Allianz Parque, às 21h30, o clássico Palmeiras e Vasco tem visões distintas para cada personagem desta história. O Verdão quer se encontrar no campeonato nacional, e uma vitória pode o colocar até mesmo no G4, subindo para 14 pontos. Já o Gigante da Colina entra em campo extremamente pressionado após a goleada histórica sofrida pelo Flamengo, e sonha com a possibilidade de se afastar das últimas posições. O clube é o atual 14º colocado, com seis pontos conquistados.