A FERJ divulgou o calendário esportivo para a temporada de 2026. A primeira competição profissional do ano será a Série A do estadual, com início no dia 14 de janeiro e término em 7 de março.
O clube que chegar à final principal do torneio disputará dez datas ao todo. Já os finalistas da Taça Rio atuarão em 11 datas, enquanto as equipes que integrarem o Grupo X, responsável por definir o rebaixamento, entrarão em campo em 12 datas. Os clubes que compõem a elite do futebol carioca são Flamengo, Fluminense, Volta Redonda, Vasco da Gama, Sampaio Corrêa, Madureira, Nova Iguaçu, Boavista, Botafogo, Maricá, Portuguesa e Bangu.
A Série A2 tem início marcado para o dia 18 de abril e será disputada até 25 de julho, com um total de 15 datas. Participarão da competição São Gonçalo, Araruama, Olaria, Resende, America, Cabofriense, Pérolas Negras, Americano, Audax Rio, Bonsucesso, Serrano e o clube rebaixado da Série A de 2026. A federação não especificou no calendário a realização de um possível playoff entre o penúltimo colocado da Série A e o segundo colocado da Série A2.
A Série B1 começa no dia 22 de agosto e se encerra em 21 de novembro, também com 15 datas previstas. Disputarão o torneio São Cristóvão, Duque de Caxias, Petrópolis, Niteroiense, Campo Grande, Univassouras Artsul, Carapebus, Nova Cidade, Goytacaz, Macaé Esporte e os dois clubes rebaixados da Série A2 de 2026.
A Série B2 igualmente contará com 15 datas. A competição será realizada entre 30 de agosto e 29 de novembro, com a participação de Paduano, Friburguense, Santa Cruz, Belford Roxo, Serra Macaense, Paraty, 7 de Abril, Rio de Janeiro e os quatro primeiros colocados da Série C de 2026.
A Série C terá início no dia 26 de abril e término em 26 de julho, totalizando 15 datas. De acordo com a FERJ, os clubes que participarão são Barra Mansa, Barra da Tijuca, Zinzane, Uni Souza, Riostrense, União Central, Juventus, Vera Cruz, Angra dos Reis, EC Resende, Búzios, Duque Caxiense, CAACBrasil, Mesquita e Barcelona. Os três clubes que solicitaram licença em 2025 — Barra da Tijuca, Zinzane e Uni Souza — foram rebaixados da Série B2 e disputarão a quinta divisão. A definição completa dos participantes da Série C ainda não está concluída, já que podem ocorrer novas licenças ou o retorno de clubes filiados à FERJ que não estiveram em atividade nesta temporada.
A Copa Rio será disputada em dez datas, entre 17 de junho e 23 de setembro. Os participantes confirmados são Volta Redonda, Sampaio Corrêa, Madureira, Nova Iguaçu, Boavista, Maricá, Portuguesa, Bangu, São Gonçalo, Araruama, Olaria, Resende, America, Cabofriense, Pérolas Negras, Americano, Serrano, Bonsucesso, São Cristóvão, Duque de Caxias, Goytacaz, Macaé Esporte, Santa Cruz e Belford Roxo. Como o Volta Redonda disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, o clube tem autorização para não disputar a Copa Rio, caso opte por não participar da competição ao longo da próxima temporada.