Arte: Cobertura RJ
A FERJ divulgou o calendário esportivo para a temporada de 2026. A primeira competição profissional do ano será a Série A do estadual, com início no dia 14 de janeiro e término em 7 de março.
O clube que chegar à final principal do torneio disputará dez datas ao todo. Já os finalistas da Taça Rio atuarão em 11 datas, enquanto as equipes que integrarem o Grupo X, responsável por definir o rebaixamento, entrarão em campo em 12 datas. Os clubes que compõem a elite do futebol carioca são Flamengo, Fluminense, Volta Redonda, Vasco da Gama, Sampaio Corrêa, Madureira, Nova Iguaçu, Boavista, Botafogo, Maricá, Portuguesa e Bangu.

Campeonato Carioca de Futebol de 2026 será a 129.ª edição da principal divisão do futebol no Rio de Janeiro. A disputa é organizada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).
O modelo desta edição sofreu modificação em relação às edições anteriores, já que houve uma redução de 15 para 10 datas disponíveis, conforme a novo calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A fase principal — Taça Guanabara — dividirá os 12 clubes em dois grupos (A e B), com partidas contra os clubes do outro grupo. Ao término das seis rodadas, os quatro melhores classificados se enfrentam em partida única, com cruzamento olímpico dentro do próprio grupo (A1 x A4, A2 x A3, B1 x B4 e B2 x B3). As semifinais serão em partidas de ida e volta, entre os vencedores, após sorteio dos confrontos. Os perdedores das quartas de final disputam a Taça Rio, também em partidas de ida e volta, após sorteio dos confrontos. A final (do Campeonato e da Taça Rio) acontecerá em partida única. Os dois últimos colocados de cada grupo da Taça GB (5° e 6°) disputarão o Grupo X em turno e returno. O clube com a pior campanha neste grupo será rebaixado para a Série A2 de 2026 e o segundo pior clube disputará uma vaga no estadual de 2027 com o vice-campeão da mesma Série A2, ou seja, o acesso a série A de 2027 não será direto.

Na mesma reunião, em 11 de junho, que foi realizado o Conselho Arbitral para definir as linhas gerais do Campeonato, os grupos e as rodadas já foram sorteadas e a tabela preliminar foi divulgada pela FERJ, com participação e aprovação unânime dos clubes. Ainda haverá um novo Conselho Arbitral para discutir o regulamento, a distribuição de receitas e outros assuntos relacionados à competição.
Regulamento
Taça Guanabara (fase principal)
Como nas últimas edições anteriores, a fase principal será formada apenas pela Taça Guanabara. Será disputada pelas 11 equipes melhores classificadas no Campeonato do ano anterior e a campeã da Série A2 de 2025, mas com as equipes divididas em dois grupos (A e B) e com partidas dos clubes de um grupo contra os do outro grupo, formando seis rodadas. A equipe que fizer mais pontos entre as líderes (1° colocado) de seus respectivos grupos será declarada campeã da Taça Guanabara.

Fase final
Os quatro primeiros colocados de cada grupo da Taça Guanabara disputarão as quartas de final, em partida única e em cruzamento olímpico dentro do próprio grupo (A1 x A4, A2 x A3, B1 x B4 e B2 x B3). Os vencedores disputarão as semifinais, após sorteio dos confrontos, em partidas de ida e volta. Os vencedores das semifinais disputarão, em partida única a final do Campeonato. As equipes que chegarem à semifinal garantem vaga na Copa do Brasil de 2027. O campeão do campeonato garante vaga na Copa Sul-Sudeste de 2027.
Taça Rio
A Taça Rio será disputada pelas equipes derrotadas nas quartas de final, após sorteio dos confrontos, em partidas de ida e volta. Os vencedores disputarão, em partida única a final do torneio. O campeão da Taça Rio garante vaga na Copa do Brasil de 2027 e na Copa Sul-Sudeste de 2027.

Grupo X
O Grupo X será disputado pelas duas últimas colocadas de cada grupo da Taça Guanabara em turno e returno. A ordem dos confrontos será sorteada. O último colocado será rebaixado diretamente à Série A2 de 2026 e o penúltimo colocado disputará uma repescagem contra o vice-campeão da Série A2 de 2026 em data a ser definida.

