Campeonato Carioca será dividido em: Fase principal (Taça Guanabara, quartas de final, semifinal e final);Taça Rio; e grupo X

Veja como ficou o regulamento do Cariocão

Futebol 24 de novembro de 2025 às 20h57
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

O campeonato será dividido em: Fase principal (Taça Guanabara, quartas de final, semifinal e final);Taça Rio; E grupo X.

Para a disputa da Taça Guanabara as 12 associações serão distribuídas em 2 Grupos (A e B), em tabela definida mediante sorteio, e jogarão contra as associações do grupo oposto em um total de 6 rodadas.

Ao final das 6 rodadas da Taça Guanabara, as 4 associações de melhor colocação em pontos ganhos em cada um dos respectivos Grupos A e B, estarão classificadas para as quartas de final.

As partidas das quartas de final do campeonato, serão disputadas em jogo única, não havendo vantagem para nenhuma das associações. Em caso de empate ao final do tempo regulamentar, a decisão dar-se-á pela cobrança de pênalti.

Os vencedores jogarão as semifinais do Campeonato Carioca através de cruzamento olímpico, em partidas de ida e volta, não havendo vantagem para nenhuma das associações, e em caso de empate ao final do tempo regulamentar, a decisão dar-se-á pela cobrança de pênalti.

A final será disputada em jogo único, não havendo vantagem para nenhuma das associações, e em caso de empate ao final do tempo regulamentar, a decisão dar-se-á pela cobrança de pênalti.

A Taça Rio será disputada pelas 4 equipes perdedoras das quartas de final. As semifinais da Taça Rio serão disputadas no sistema de mata-mata, em partidas de ida e volta, não havendo vantagem para nenhuma das associações, e em caso de empate ao final do tempo regulamentar, a decisão dar-se-á pela cobrança de pênalti.

Para o descenso, as duas piores equipes de cada grupo formarão um quadrangular, onde todos se enfrentarão, em partidas de ida e volta. A equipe pior colocada ao final das 6 rodadas estará rebaixada.

//////////////

O Regulamento Específico do Campeonato Carioca de 2026 foi aprovado de forma unânime pelos 12 clubes durante a Reunião do Conselho Arbitral realizada nesta segunda-feira (24/11), na sede da FERJ.

No encontro, os dirigentes também receberam informações sobre cotas de participação e premiações da próxima edição do Estadual. Vale destacar que não foram definidos os valores exatos da premiação, mas a tendência é que os clubes recebam as cotas de acordo com o desempenho no decorrer da competição.

O Cariocão 2026 terá 10 datas. A Taça Guanabara será dividida em dois grupos, que se enfrentam entre si - os quatro melhores colocados de cada grupo avançam para as quartas de final. 

Grupo A: Fluminense, Vasco da Gama, Volta Redonda, Sampaio Corrêa, Portuguesa e Bangu.
Grupo B: Flamengo, Botafogo, Madureira, Maricá, Boavista e Nova Iguaçu.

Por decisão coletiva dos clubes, as fases de quartas e semifinais passam a não contar com vantagem para a equipe de melhor campanha. Assim, em caso de empate, a disputa será definida nos pênaltis.

As quatro equipes que não se classificarem para as quartas de final participarão do Grupo X. Todos os clubes vão se enfrentar em partidas de ida e volta nesse grupo. Ao final das seis rodadas, a associação pior colocada em pontos ganhos será rebaixada para a Série A2. 

Já os quatro clubes que forem eliminados nas quartas de final jogarão as semifinais da Taça Rio através de cruzamento olímpico, em jogos de ida e volta.

Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco receberam autorização para usar equipes alternativas nas três primeiras rodadas.

Durante a reunião, o presidente da FERJ, Rubens Lopes, apresentou as diretrizes de atuação do VAR no torneio e afirmou: “No Campeonato Carioca, o VAR não interfere, não debate e não influencia”. 

Fonte: SEN
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes