Campeonatos Estaduais 2026: quando começam os principais torneios? Veja o calendário

Disputas serão realizadas entre janeiro e março de 2026, em temporada marcada pela Copa do Mundo. Confira as datas das principais competições

Futebol 07 de janeiro de 2026 às 21h48
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Os principais Campeonatos Estaduais, que contam com os times da Série A e da Série B do Brasileirão, serão disputados entre janeiro e março de 2026. Mas, na temporada marcada pela Copa do Mundo, os times da elite nacional vão disputar os Estaduais de forma concomitante ao Brasileirão, que começa em 28 de janeiro. Já a Série B começa em 21 de março.

Os primeiros Estaduais têm início no dia 6 de janeiro, terça-feira: são eles o Paranaense, o Catarinense e o Cearense também. A maioria dos torneios terá seu pontapé inicial no dia 10 de janeiro, sábado. O Campeonato Paraense é o último a começar, em 24 de janeiro.

O Campeonato Carioca tem a primeira rodada marcada para dia 14 de janeiro. Mas o torneio começará, de fato, no dia 11 de janeiro, já que a partida entre Flamengo x Portuguesa, válida pela 5ª rodada, foi antecipada por causa da disputa da Supercopa, em 1º de fevereiro, contra o Corinthians.

O Campeonato Paulista é o que tem o maior número de equipes, com 16 participantes. Já o Campeonato Pernambucano é o mais enxuto, com apenas oito times.

Veja, a seguir, os detalhes dos principais Campeonatos Estaduais do Brasil.

Campeonato Paulista
10 de janeiro a 8 de março
Número de participantes: 16 (Botafogo, Capivariano, Corinthians, Novorizontino, Guarani, Mirassol, Noroeste, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Primavera, Red Bull Bragantino, Santos, São Bernardo, São Paulo, Velo Clube)

Fórmula de disputa: Em modelo inspirado na Champions League, os times foram divididos em quatro potes. Na primeira fase, em turno único, cada equipe enfrenta os times de seu pote e outros cinco clubes, dos outros potes, garantindo a todos oito partidas. Os oito melhores colocados avançam à fase de mata-mata, e os dois piores serão rebaixados à Série A2. As quartas de final e a semifinal serão realizadas em jogo único. A final terá dois jogos, nos dias 4 e 8 de março.
Atual campeão: Corinthians

Campeonato Carioca
11 de janeiro a 8 de março
Número de participantes: 12 (Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Maricá, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco, Volta Redonda)
Fórmula de disputa: Na fase de grupos (Taça Guanabara), os times estão divididos em duas chaves, e as equipes enfrentam os adversários do outro grupo – ou seja, não há confrontos dentro do próprio grupo – em turno único. Avançam às quartas de final os quatro melhores times de cada chave: a fase será decidida em jogo único. A semifinal terá jogos de ida e volta, e a final será em partida única. 
Atual campeão: Flamengo

Campeonato Mineiro
10 de janeiro a 8 de março
Número de participantes: 12 (América-MG, Atlético-MG, Athletic, Betim, Cruzeiro, Democrata-GV, Itabirito, North, Pouso Alegre, Tombense, Uberlândia, URT)
Fórmula de disputa: Na primeira fase, as equipes estão divididas em três grupos de quatro equipes. Cada time fará oito jogos, contra os adversários das outras chaves, em turno único. Avançam à semifinal os líderes de cada grupo e o segundo melhor colocado geral. Os finalistas serão decididos em jogos de ida e volta. A decisão terá partida única.
Atual campeão: Atlético-MG

Campeonato Gaúcho
10 de janeiro a 8 de março
Número de participantes: 12 (Avenida, Guarany de Bagé, Caxias, Grêmio, Internacional, Inter de Santa Maria, Juventude, Monsoon, Novo Hamburgo, São Luiz, São José, Ypiranga)
Fórmula de disputa: Na fase classificatória, as equipes foram divididas em dois grupos. Cada time fará seis jogos, contra os adversários da outra chave, em turno único. Avançam oito times (quatro melhores de cada grupo) para as quartas de final, que será disputada em jogo único. A semifinal e a final serão realizadas em jogos de ida e volta. 
Atual campeão: Internacional

Campeonato Paranaense
6 de janeiro a 7 de março
Número de participantes: 12 (Andraus, Athletico-PR, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Foz do Iguaçu, Galo Maringá, Londrina, Maringá, Operário Ferroviário, São Joseense)
Fórmula de disputa: Na primeira fase, os times estão divididos em dois grupos. Cada equipe fará seis jogos, em turno único, contra os adversários da outra chave. Seguem para as quartas de final os oito melhores times (quatro de cada grupo). A fase de mata-mata (quartas e semifinal) será em jogos de ida e volta, assim como a final.
Atual campeão: Operário

Campeonato Catarinense
6 de janeiro a 8 de março
Número de participantes: 12 (Avaí, Barra, Brusque, Camboriú, Carlos Renaux, Chapecoense, Concórdia, Criciúma, Figueirense, Joinville, Marcílio Dias, Santa Catarina)
Fórmula de disputa: Na primeira fase, os times estão divididos em dois grupos. Cada equipe fará seis jogos, em turno único, contra os adversários da outra chave. Seguem para as quartas de final os oito melhores times (quatro de cada grupo). A fase de mata-mata (quartas, semifinal e final) será realizada em jogos de ida e volta.
Atual campeão: Avaí

Campeonato Baiano
10 de janeiro a 8 de março
Número de participantes: 10 (Atlético-BA, Bahia, Bahia de Feira de Santana, Barcelona de Ilhéus, Galícia, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Porto, Vitória)
Fórmula de disputa: Na primeira fase, as equipes jogam entre si em turno único, no total de nove partidas. Passam para o mata-mata os quatro melhores colocados. A semifinal e a final serão disputadas em jogo único. 
Atual campeão: Bahia

Campeonato Pernambucano
9 de janeiro a 8 de março
Número de participantes: 8 (Decisão, Jaguar, Maguary, Náutico, Retrô, Santa Cruz, Sport, Vitória das Tabocas)
Fórmula de disputa: Na fase classificatória, os times jogam entre si em turno único, no total de sete partidas. As duas melhores equipes vão direto para a semifinal. As quartas de final serão disputadas entre o terceiro e o sexto colocados, que fazem jogos de ida e volta. A semifinal e a final também serão realizadas em duas partidas.
Atual campeão: Sport

Campeonato Cearense
6 de janeiro a 8 de março
Número de participantes: 10 (Ceará, Maranguape, Iguatu, Ferroviário, Floresta, Fortaleza, Horizonte, Maracanã, Quixadá, Tirol)
Fórmula de disputa: Na primeira fase, as equipes foram divididas em dois grupos e jogarão, em turno único, com os adversários da própria chave. Os três melhores classificados de cada chave avançam para a segunda fase, em novos grupos, em que enfrentarão os três times que não eram da chave inicial. Os dois melhores de cada grupo passam à semifinal, e se enfrentam em jogos de ida e volta. A final também será realizada em dois jogos.
Atual campeão: Ceará

Campeonato Goiano
10 de janeiro a 8 de março
Número de participantes: 12 (Abecat Ouvidorense, Anapolina, Anápolis, Aparecidense, Atlético-GO, Centro Oeste, Crac, Goiatuba, Goiás, Inhaumas, Jataiense, Vila Nova)
Fórmula de disputa: Os times foram divididos em três grupos de quatro equipes na primeira fase. Cada clube fará oito grupos, contra os adversários dos outros grupos, em turno único. Pasam às quartas os oito melhores colocados da classificação geral, independentemente do grupo. A fase de mata-mata (quartas de final, semifinal e final) será disputada em jogos de ida e volta.
Atual campeão: Vila Nova

Campeonato Paraense
24 de janeiro a 9 de março
Número de participantes: 12 (Águia, Amazônia Independente, Bragantino, Cametá, Capitão Poço, Castanhal, Paysandu, Remo, Santa Rosa, São Francisco, São Raimundo, Tuna Luso)
Fórmula de disputa: Na fase inicial, os times estão divididos em duas chaves, e as equipes enfrentam os adversários do outro grupo – ou seja, não há confrontos dentro do próprio grupo – em turno único. Os oito melhores da classificação geral, independentemente do grupo, avançam à fase final. As quartas de final e a semifinal, em formato mata-mata, serão definidas em jogo único. A final será decidida em duas partidas.
Atual campeão: Remo

Fonte: Olympics
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes