Clubes do Rio de Janeiro se irritaram com uma proposta feita pela Globo para os direitos de pay-per-view do Campeonato Carioca até 2024. A oferta não foi bem aceita. Todos os times acharam uma proposta "ridícula" e muito abaixo do que vale o Estadual.
A reunião ocorreu nesta segunda-feira (20) na sede da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) para discutir, entre outros assuntos, o contrato oferecido pela líder da audiência.
Uma proposta feita por executivos da Globo foi somente para o Premiere, o seu canal à la carte de futebol. Na TV aberta, a Record ainda tem direitos da competição até 2022. Em 2021, os clubes organizaram um pay-per-view próprio, que foi bastante criticado por times pequenos e por outras agremiações grandes do Estado, como Botafogo, Vasco e Fluminense.
Pela proposta, a Globo repassaria uma porcentagem na casa dos 7% das assinaturas do Premiere. Atualmente, o sistema tem 1,4 milhão de assinantes legalizados, o que daria cerca de R $ 5,8 milhões por mês de disputa. Como são três meses de competição, a Globo pagaria R $ 17,4 milhões --bem abaixo dos R $ 120 milhões que a emissora pagava pelo contrato até sua rescisão, em junho de 2020.
Juntamente com os valores do pay-per-view, a Globo pagaria um dinheiro em aberto pela rescisão do Estado que ainda não foi renegociada. Este valor está na casa dos R $ 30 milhões, mas apenas para clubes grandes. Tempos pequenos ainda não discutiram isso com executivos da emissora.
Os times não gostaram da proposta e baseada inconformados. Dois executivos de clubes menores, ouvidos pela reportagem, admitiram que ninguém ficou satisfeito com o que leu. "Foi um valor ridículo, o Estadual vale mais", disse um deles para uma coluna, sob condição de anonimato.
Para todos os tempos, uma proposta da Globo foi feita para tentar encerrar o processo que a Ferj move contra a emissora. Após se surpreender com o abandonado da Globo de um contrato que ia até 2024 para todas as mídias, a Federação do Rio entrou na Justiça solicitada a indenização de R $ 150 milhões pelos prejuízos causados.
Em primeira instância, a Globo perdeu o processo. O caso ainda está na Justiça. Caso Ferj e a emissora entrassem em acordo pelo pay-per-view do Carioca, a TV solicitava que a pendenga judicial fosse esquecida. Os times só não rejeitaram por completo a proposta porque ainda querem tentar negociar um valor maior pelo torneio.
Nos últimos dias, o Grupo Globo fez uma proposta pelo Campeonato Carioca 2022. A oferta envolve os direitos de transmissão no pay-per-view até 2024. Na tarde desta segunda-feira (20), os clubes da Série A do Estadual e a Ferj têm uma reunião na qual discutirão o assunto.
Vale ressaltar que a tentativa da Globo de voltar a transmitir o Campeonato Carioca não envolve a TV aberta, visto que existe um contrato com a Record para 2022. Levando em conta o que foi colocado na mesa, a Globo terá exclusividade no PPV, caso o acerto se confirme. Desse modo, não haveria mais a modalidade de venda pelas TVs dos próprios clubes, como ocorreu em 2021.
Apesar do otimismo da Globo, a primeira proposta não agradou os dirigentes das equipes cariocas. A visão é que a oferta precisa melhorar e que chegue em um valor próximo do que a emissora tem conversado com os clubes de São Paulo.
Os times do Rio de Janeiro analisam o bolo completo do que a Globo tem no pay-per-view atualmente e garantem que representam uma parcela em proporção similar à das equipes paulistas. Sendo assim, como citado, os clubes cariocas, juntamente com a Ferj, debaterão a fim de aumentarem o preço pelo Estadual, colocando na balança a crise financeira atravessada por Vasco e Botafogo, que disputam a Série B do Brasileirão.
Além da proposta da Globo, outras pautas serão discutidas na reunião desta segunda (20), como por exemplo a distribuição de recursos dos contratos de direitos internacionais de 2021 e 2022. A divisão do bolo do contrato de TV aberta com a Record, também está na lista de assuntos.
Ausente no Campeonato Carioca de 2021, o Grupo Globo pode ter novamente os direitos do torneio, mesmo que de forma parcial. Nesta segunda-feira (20), no Arbitral da Ferj, os clubes discutiram alguns temas da competição. Entre eles, foi inclusa a análise da "proposta da TV Globo" e a distribuição de capital adquirida através de contratos de TV e outras mídias.
É importante salientar, porém, que a emissora carioca não tem o poder de negociar os direitos de transmissão com a Ferj. O L! apurou que a emissora nem mesmo fez uma proposta oficial pela TV aberta, apenas apresentou uma alternativa para análise dos clubes e da Ferj para o pay-per-view (Premiere).
Na última edição do Cariocão, a Record garantiu os direitos televisivos do campeonato para a TV aberta, válidos até 2022. Na TV fechada, foi criado um sistema pay-per-view especial, chamado de 'Cariocão TV', onde os torcedores poderiam contratar, via internet, um pacote fechado com todos os clubes ou apenas jogos de seu time do coração. Os clubes também comercializaram as partidas pelas suas TVs oficiais.
Por 60% do valor líquido oriundo dos direitos de transmissão do Carioca 2021, os quatro clubes grandes do Rio de Janeiro - Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco - combinaram de dividir igualmente a quantia. Já os clubes pequenos, ficaram com 40% da fatia estabelecida, o que dá menos de R$ 100 mil para cada.