Arte: Cobertura RJ
A FERJ divulgou o calendário esportivo para a temporada de 2026.
A Série B2 igualmente contará com 15 datas. A competição será realizada entre 30 de agosto e 29 de novembro, com a participação de Paduano, Friburguense, Santa Cruz, Belford Roxo, Serra Macaense, Paraty, 7 de Abril, Rio de Janeiro e os quatro primeiros colocados da Série C de 2026.
Originalmente a competição foi disputada entre 1994 e 2000, quando a quarta divisão foi extinta. Em 2014 a Ferj começou a realizar um torneio para as equipes que não estavam em nenhuma das três primeiras divisões, chamado de Torneio Amistoso. Apesar de ser considerado oficial, a competição não foi caracterizada como quarta divisão dado o exposto que ela não dava acesso a terceira divisão, então chamada de Série C. Em 2016, com o objetivo de tornar os times que disputavam o Torneio Amistoso aptos a subirem para a terceira divisão, a Ferj anunciou que em 2017 a Série B do Campeonato Carioca seria dividida em duas, Série B1, antiga Série B, e Série B2, antiga Série C. Com isso a Série C se tornou oficialmente a quarta divisão. Em 2021, a FERJ resolveu extinguir a fase preliminar do Campeonato Carioca, criando uma nova divisão entre a Série A e a Série B1, denominada Série A2. A Série B2 foi consequentemente rebaixada para a quarta divisão da competição estadual de futebol.
Em 2025: A competição foi disputada por 9 clubes, dividida em três fases: na primeira, chamada de Taça Maracanã, todas as associações integraram um único grupo e jogaram entre si por 8 rodadas em turno único, com um clube ficando de folga a cada rodada. Os quatro melhores colocados se classificaram para a segunda etapa do campeonato, a semifinal. Os vencedores de cada uma das semifinais avançaram para a última fase, a final, que decidiu o campeão (Goytacaz). Ambos os finalistas da Série B2 foram promovido à Série B1 de 2026 (Goytacaz e Macaé). A equipe pior colocada na Taça Maracanã foi rebaixada à Série C de 2026 (Barra Mansa).