Confira o Guia da Série B2 do Carioca 2025

Quartona do Rio está de volta! Neste domingo (21/09), começa a Série B2 do Campeonato Carioca

Futebol 19 de setembro de 2025 às 21h07
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

A Quartona do Rio está de volta! Neste domingo (21/09), começa a Série B2 do Campeonato Carioca.


Neste ano, excepcionalmente, teremos apenas nove equipes disputando a competição: Barra da Tijuca e Uni Souza foram excluídos da Série B2 após não terem jogado a categoria sub-20 da competição e, posteriormente, o Zinza, que jogou a competição de base, pediu licenciamento junto à FERJ e também está fora da disputa na categoria profissional.


O regulamento deste ano é o mesmo do ano passado: os times se enfrentam em turno único. Ao fim das nove rodadas, os quatro primeiros avançam para as semifinais da competição.


Nas semifinais, em jogos de ida e volta, os dois primeiros colocados têm a vantagem do empate no placar agregado, e os finalistas da Quartona garantem o acesso para a Série B1 de 2026. A grande final, por sua vez, é disputada em igualdade de condições, também em ida e volta.


Por outro lado, em razão do número reduzido de equipes, apenas o último colocado da primeira fase será rebaixado para a Série C de 2026.


Aqui, você encontra também uma análise sobre cada uma das nove equipes, seus elencos completos e respectivos treinadores.


Na montagem desse material, tivemos a participação de três jornalistas: Bernardo Oliveira, autor do blog De Letra, e Daniel Santiago e Gustavo Guerra, do programa Todas as Divisões, da Rádio Roquette-Pinto.


Confira, a partir de agora, o Guia da Série B2 do Campeonato Carioca. Boa leitura!


--------------


CIG 7 DE ABRIL


Fundação: 22/08/2006


Posição em 2024: 9° colocado


O 7 de Abril jogará a Série B2 pelo segundo ano seguido: em 2024, o clube conquistou apenas duas vitórias em 11 jogos e terminou o campeonato na nona colocação geral. 


Em agosto, o clube havia anunciado a contratação do técnico Eduardo Cruz, mas ele foi desligado do cargo uma semana depois - a diretoria alegou que foi uma decisão interna. Márcio Vieira, que treinou o profissional e o Sub-20 do 7 de Abril na temporada passada, foi escolhido para comandar o time novamente. 


O elenco do Cação Vermelho é composto principalmente por jogadores da equipe sub-20, que foi vice-campeã do estadual da categoria neste ano. Alguns remanescentes da campanha do ano passado estão confirmados, como o goleiro Gabriel, o lateral Weindel, o zagueiro Victor Leandro e o atacante Thawan.


Entre as contratações, estão o lateral Lucas Meirelles, ex-Bangu, o atacante Tarso, ex-Olaria, e o time contará com um estrangeiro no plantel: Yojany Moreno, zagueiro colombiano de 21 anos, que disputou a Série C deste ano pelo União Central. 


O clube também terá no seu elenco o influenciador Jeferson Sales, mais conhecido como Gabigol da Torcida. Aos 40 anos, o sósia do atacante do Cruzeiro pretende contribuir na projeção e visibilidade do 7 de Abril durante a competição.


ELENCO


Goleiros: Gabriel, Guilherme Barba e Cauã


Laterais: Micael, Weindel, Lucas Meirelles, Carlos Alexandre e Leander 


Zagueiros: Juan Evangelista, Yojany Moreno, Victor Leandro, Luan Silva e Felipe 


Volantes: Wallace e Rahoni Daniel


Meias: Luiz Rodrigo, Kayky, Natan, Wallace Paulista, Igor Dimanga e Cauã Messinho


Atacantes: Lucas Marcelo, Lucas Ferreira, Tarso, Thawan, Ramon, PH e Jefferson Sales


Técnico: MÁRCIO VIEIRA - O treinador de 53 anos comandará o time de Paciência pela segunda temporada consecutiva. Márcio, que iniciou os trabalhos à frente da equipe no mês de agosto, já trabalhou em categorias de base e como auxiliar técnico, além de somar passagens por clubes como Ceres e Tigres do Brasil. 


--------------


BARRA MANSA F.C.


Fundação: 15/11/1908


Posição em 2024: 7° colocado


Nos últimos anos, o Barra Mansa tem realizado campanhas do meio de tabela para baixo na Série B2 do Carioca e, neste ano, chega com um time bem modificado em relação ao ano passado, com apenas quatro remanescentes da campanha de 2024.


O elenco deste ano, composto por 32 jogadores, será mais jovem, contando com cerca de 10 atletas vindos da equipe sub-20, que alcançou o terceiro lugar do estadual da categoria neste ano.


Entre as contratações, estão atletas que disputaram a Série C do Carioca deste ano por equipes como Riostrense, Angra dos Reis e Barcelona, nomes vindos de equipes como Resende e Pérolas Negras, além de jogadores oriundos do futebol paulista, mineiro e capixaba.


A equipe iniciou os treinamentos para a Série B2 no último dia 28 de agosto e terá, como sempre, o Estádio Leão do Sul, no bairro Colônia Santo Antônio, como a sua casa para a competição.


ELENCO


Goleiros: Gustavo, Dell e Yago


Laterais: Patrick Igor, Pedro Moreno, Erik, Patrick Henrique, João Henrique, Bruno Assis e Arthur


Zagueiros: Gomes, Tigola, Renan, Luiz Fernando, Wendell, Davi e Allyson


Volantes: Ramon, Matheus Oliveira e Pedro Lima


Meias: Gean Max, Caio Eduardo, Robson, Vitor Gabriel e Clysler


Atacantes: Vini Souza, Robert, Rhuan, Victor Novaes, Dudu, Diego Harrison, Gabriel Lima e Chumbinho


Técnico: MÁRCIO GOULART - O treinador de 53 anos possui experiência à frente de equipes de base do CAAC Brasil e foi apresentado no último dia 8 como treinador do Barra Mansa para a Série B2. Ao seu lado, como auxiliar técnico, estará Max Gomes, que foi o treinador da equipe sub-20 do Leão no estadual da categoria neste ano.


--------------


S.E. BELFORD ROXO


Fundação: 13/05/2000


Posição em 2024: rebaixado da Série B1


O Belford Roxo chega para esta temporada com o objetivo de retornar para a Série B1 após ser rebaixado no ano passado, com uma campanha muito ruim. Os Sinistros de Bel terminaram o ano de 2024 sem vitórias - foram dois empates e oito derrotas, sendo seis na Série B1 e duas na Copa Rio. 


Para este ano, a equipe renovou o contrato com o gerente de futebol Gustavo Barros, que acertou o retorno do técnico Luciano Moraes à equipe da Baixada Fluminense.


No elenco deste ano, retornam diversos jogadores que fizeram história na instituição nas últimas temporadas, como o goleiro Mimito, o zagueiro Rafael, os meio-campistas Leandro Sardinha, Coutinho e Dongo e os atacantes Yan Suhet e Hudson. 


O Bel também acertou algumas contratações pontuais para a disputa da Série B2 - Belão, Douglas Caé, Pedro Henrique e Foguete são alguns destes exemplos.


O time vem realizando os treinamentos no Estádio Nélio Gomes, situado no bairro de Hinterlândia, em Belford Roxo, local onde mandará suas partidas na Série B2. 


ELENCO


Goleiros: Mimito, Josué e Luan Max


Laterais: Foguete, Kayck, Raphinha e Gilberto


Zagueiros: Rafael, Magrão, Rafael Reis e Lucão


Volantes: Leandro Sardinha, Belão, Coutinho e Victor Oliveira


Meias: Dongo, Thon, Pedro Henrique e Yan Vitor


Atacantes: Yan Suhet, Hudson, Douglas Caé, Pedro Stuart, Pedrinho e Breno


Técnico: LUCIANO MORAES - O treinador de 59 anos comandou o Bel em 2022 e está de volta ao clube após três temporadas. Luciano possui grande identificação com o Audax Rio, onde esteve à frente da equipe nas duas últimas edições da Série A2 do Carioca e trouxe alguns nomes do time laranja para a equipe da Baixada Fluminense. O técnico também soma passagens por clubes como Itaboraí Profute, Nova Cidade, Paraty e Nacional (SP).


--------------


GOYTACAZ F.C.


Fundação: 20/08/1912


Posição em 2024: rebaixado da Série B1


O Goytacaz retorna aos gramados neste ano após uma profunda mudança administrativa: no ano passado, o clube pediu licenciamento junto à FERJ e, com isso, sem entrar em campo, o clube campista foi rebaixado automaticamente para a Série B2 deste ano, assim como o Macaé e o Barra da Tijuca.


Porém, durante o ano de 2024, a antiga diretoria foi destituída e um novo grupo, comandado por Sérgio Alves e Leandro Nunes, foi eleito e assumiu o clube, com a responsabilidade de fazer o tradicional time campista voltar ao futebol profissional, agora na quarta divisão estadual.


O Alvianil da Rua do Gás iniciou os treinamentos no último dia 27 de agosto, no Aryzão, e o elenco será formado, em sua grande maioria, por atletas com passagens por clubes da região, como Macaé, Campos e Carapebus; jogadores que atuaram pelo Goyta em anos anteriores; além da presença de nomes oriundos do time sub-20, que alcançou o quinto lugar do estadual da categoria neste ano.


Fora das quatro linhas, uma questão ainda precisa ser resolvida: o Goytacaz foi punido com a perda de cinco mandos de campo, por conta das confusões ocorridas na partida contra o Duque de Caxias, na Série B1 de 2023.


Por conta disso, a diretoria alvianil ainda não definiu em qual estádio mandará suas partidas na Série B2: por conta da proximidade, o Ferreirão, em Cardoso Moreira, aparece como principal opção, enquanto a equipe jurídica do clube trabalha para tentar reduzir o número de jogos da punição.


ELENCO


Goleiros: Elvis, Matheus e Balotelli


Laterais: Matheus Oliveira, Erick, Ederson e Kawan


Zagueiros: Breno, Iverson e Luiz Gustavo


Volantes: Vinicinho, Diego Faria, Derlan e Ruan


Meias: Joe, Valker, Matheus Alves, Allyson e Enzo Rangel


Atacantes: Renatinho, Nicolas, Davi, Maycon Sapucaia, Lekinho, Yuri Carvalho, Iago Kauan, Keven, Redle e João Pedro


Técnico: MAX ABREU - O Goytacaz apostou em uma solução caseira: Max Abreu, de 51 anos, que estava à frente da equipe sub-20 no estadual da categoria, será o comandante do time profissional do Alvianil. O treinador já dirigiu equipes de futsal na cidade de Campos e, na Série B2, terá a companhia do auxiliar técnico Leandro Caetano.


--------------


MACAÉ E.F.C.


Fundação: 10/07/1990


Posição em 2024: rebaixado da Série B1


O Macaé está de volta ao cenário do futebol profissional em 2025. O clube desistiu da disputa da Terceirona às vésperas do arbitral do ano passado e, por conta disso, acabou sendo rebaixado para a Série B2 do Carioca. 


A montagem do elenco teve início no mês de agosto, quando o clube também começou a se preparar para a competição. O objetivo do Leão do Norte Fluminense é mandar as partidas no Moacyrzão, em Macaé, mas o estádio ainda precisa de três dos quatro laudos técnicos necessários em dia para ser oficialmente liberado.


O destaque do Macaé neste ano e um dos maiores da Série B2 é o atacante Pipico. Ídolo do Alvianil, ele retorna ao clube aos 40 anos de idade para ser o grande reforço do time para a Série B2. Está será a quarta passagem de Pipico pelo clube: a última vez em que o atacante vestiu a camisa do Macaé foi no ano de 2018. 


Entre os demais reforços confirmados, estão nomes que figuraram principalmente na Série A2 deste ano, como o lateral Nicholas, ex-São Gonçalo, o zagueiro Jhonata, ex-Araruama, os meio-campistas Anderson Dabala e Heberth e o atacante Wesley Manga, que estavam no Olaria: este último foi autor do gol da classificação do Azulão da Bariri para a segunda fase da Copa do Brasil no início do ano. 


ELENCO


Goleiros: Marcão e Victor Lima


Laterais: Nicholas, Davi e Arthur Baiano


Zagueiros: Lukas, Jhonata e Mota


Volantes: Anderson Dabala e Marcão


Meias: Heberth e Ryan Matheus


Atacantes: Pipico, Wesley Manga, Yuri Oliveira, Wilcon, Kauan Souza, Arthur, Gustavo e Fledison


Técnico: CLAYTON MORAES - Aos 47 anos, o treinador retorna ao Macaé após comandar a equipe na Série B1 de 2023. Além do Leão, o treinador soma passagem pelo Serra Macaense, onde comandou a equipe profissional entre 2021 e 2022.


Ao seu lado, Clayton terá Diego Corrêa como auxiliar técnico no Macaé: Diego, de 42 anos, foi campeão da Série C do Brasileirão em 2014 como jogador pelo Alvianil. marcando o gol do título nacional na final contra o Paysandu (PA). 


--------------


S.E. PARATY


Fundação: 10/07/1990


Posição em 2025: campeão da Série C


O Paraty retorna aos gramados após a conquista da Série C do Carioca: o time levantou a taça no início deste mês ao bater o Santa Cruz nos pênaltis.


A diretoria manteve o mesmo treinador para a Série B2 e a base da equipe campeã do torneio, uma vez que, dentro do plantel de 27 atletas, cerca de 90% deles fizeram parte da campanha vitoriosa na Quintona deste ano. 


Entre as novidades, estão o experiente meia Digreg, ex-Barcelona, que teve boa passagem pelo Uni Souza no ano passado. Outro reforço confirmado é o atacante Dembelé, que marcou cinco gols em 11 partidas na Série C deste ano, pelo União Central. 


Após uma semana de folga dada aos atletas depois do título conquistado, o elenco do Paraty se reapresentou no último dia 11 para dar início a preparação para a disputa da Quartona.


Fora de campo, o clube da Costa Verde alterou a sua casa: após mandar suas partidas no Nélio Gomes, em Belford Roxo, durante a Série C, o Paraty comunicou que atuará no Estádio Jair Toscano, na cidade de Angra dos Reis, bem mais próxima à sua cidade sede.


ELENCO


Goleiros: Henrique, Fabrício e Lohan


Laterais: Alyson, Felipe, Kadu Almeida e Léo 


Zagueiros: Daniel, Coutinho e Cauã Mathias


Volantes: GB, Negueba, Davi, Vitor Bolinho, João Vitor e Bruno


Meias: Digreg, Vasquinho, Marlon e CK


Atacantes: K9, Barroi, Dembelé, Luquinhas, Matheus Casanova, Melqui e Anthony


Técnico: GILCIMAR CHAVES - Em time que está ganhando, não se mexe: o Paraty manteve o treinador de 44 anos à frente da equipe para a Série B2 após a conquista do título da Série C do Carioca. 


Gilcimar, ex-atacante que encerrou sua carreira como jogador no próprio Paraty, assumiu o comando do clube no início da temporada e, além da Série C, conquistou a Taça Waldir Amaral, o primeiro turno da competição. 


Sob seu comando, o Paraty disputou 16 jogos e obteve 10 vitórias, três empates e apenas três derrotas. Ao seu lado na comissão técnica, Bruno Freitas seguirá como auxiliar técnico na disputa da Quartona.


--------------


F.C. RIO DE JANEIRO


Fundação: 26/08/2008


Posição em 2024: 10° colocado


O Rio de Janeiro tentará melhorar sua performance na Quartona neste ano: na temporada passada, a equipe terminou a competição no limite para não ser rebaixada à Série C, sendo o 10º colocado, primeiro time fora da zona de descenso. 


O elenco iniciou a preparação no final do mês de julho, no bairro de Guadalupe, na zona oeste do Rio. A equipe mandará suas partidas no Estádio Joaquim Flores, em Nilópolis, casa do Nova Cidade.


Em relação ao time, o Rio de Janeiro aposta no talento de alguns jovens das suas divisões de base, mas também foi ao mercado: chegaram nomes que disputaram a Série C do Carioca deste ano, como o atacante Raul, ex-Caac Brasil, e o volante Patrick, ex-Duque Caxiense.


Entre os remanescentes da campanha do ano passado, estão o zagueiro Andrey Lemos, o volante André Phillipe e os meias WL e John.


Entre outras contratações confirmadas, estão o lateral-direito Tássio, ex-Tigres e Queimados, e o atacante Maicon Marinho, que disputou a Série B2 do ano passado pelo Carapebus.


Outros atletas também estão inscritos na competição, porém, ficaram de fora da relação do elenco feita pelo Guia, por falta de informações quanto à posição destes jogadores. Entramos em contato com a diretoria do Rio de Janeiro, porém, não obtivemos nenhum retorno por parte do clube até a publicação da matéria. 


ELENCO


Goleiros: Cassio, Junior e Marcelo


Laterais: Tássio, Ramon, Mateus Araújo


Zagueiros: Lucas Dick, Felipe Alves, Kauã Douglas, Andrey Lemos, Brian, Pedro Lucas, Kauan Alves


Volantes: André Phillipe, Patrick, Matheus Balo


Meias: Wesley, WL, Kauan Alves, John

 

Atacantes: Maicon Marinho, Tic, Raul, Alex Duarte


Técnico: GILBERTO FIGUEIREDO - O Rio de Janeiro segue sob o comando do próprio gestor do clube para esta temporada. Neste ano, Gilberto terá Daniel Rufino como seu auxiliar técnico.


O Rio de Janeiro tinha acertado com o técnico Leonardo Lopes para comandar o Rio de Janeiro na Série B2, porém, o profissional acertou sua ida para outra equipe.

Gilberto também foi o responsável por treinar o time na Série B2 do ano passado, como já havia feito nas edições de 2021 e 2022 da Série C, quando estava à frente do Uni Souza e acumulou as duas funções. 


---------------


SANTA CRUZ F.C.


Fundação: 01/10/2007


Posição em 2025: vice-campeão da Série C


O Santa Cruz está pronto para a disputa da Série B2, após o vice-campeonato da Série C deste ano e o consequente acesso à Quartona.


Dentro do elenco, composto por cerca de 26 atletas, mais da metade destes estiveram na campanha de acesso na Série C: o maior destaque é o atacante Pitel, de 28 anos, que foi o artilheiro da competição, com 17 gols em 14 jogos.


Além de Pitel, outros titulares do time na Quintona também renovaram contrato, como o goleiro Dudu, o lateral Feitosa, o zagueiro Cerqueira, os meio-campistas Junete e Vitinho e o atacante Jorge.


Entre as contratações, chegam atletas que disputaram a Copa Rio deste ano pelo Campo Grande e a Série A2 pelo Pérolas Negras.


ELENCO


Goleiros: Dudu, Nathan e Caio Martins


Laterais: Feitosa, Thiago, Matheus e Fellipe


Zagueiros: Cerqueira, Richard, Ryan e Gian Luca


Volantes: Junete, Gabriel Sapo e Diego


Meias: Vitinho, Cauã, Iago Renato, Wallace Daniel, Gustavo e Arthur


Atacantes: Pitel, Jorge, Guilherminho, Matheus Guedes, Kaique Mello e Pedro Lyrio


Técnico: ANDRÉ SILVA - O ex-defensor de 45 anos dirigirá o Santa Cruz na Série B2, após a saída de Rogério Xavier. O treinador já atuou como auxiliar de Leandro Silva no Angra dos Reis, além de ter passagem pelas categorias de base do Bangu. À frente do Santinha, terá a companhia do auxiliar técnico André Paulino, também ex-atleta profissional.


---------------


SERRA MACAENSE F.C.


Fundação: 18/11/2004


Posição em 2024: 5º colocado


O Serra Macaense vai disputar a Série B2 pelo segundo ano seguido. Na temporada passada, o clube conquistou 17 pontos em 11 jogos e encerrou a competição na quinta colocação, uma abaixo do G-4, que dá a classificação para as semifinais da Quartona.


O Serra montou um elenco jovem para esta temporada, mas conta com diversos remanescentes da campanha de 2024, como o goleiro Ítalo, o zagueiro Renan Souza, os volantes Gibi e Ryckellmy, os meias Dioguinho e Everton Ruan e os atacantes Luquinha, Wandinho e Shaider.


O clube ainda se movimentou no mercado e trouxe o atacante João Tanque, que disputou a Série A2 deste ano pelo Pérolas Negras. Já o meia-atacante Kennedy e o atacante Biel, que já defenderam o Verdão de Macaé em anos anteriores, também voltaram ao clube neste ano para a disputa da Série B2.


Assim como o Macaé Esporte, o Serra Macaense também pretende mandar suas partidas no Moacyrzão, porém, o estádio ainda precisa de três dos quatro laudos técnicos necessários em dia para ser oficialmente liberado.


ELENCO


Goleiros: Ítalo e Enzo Ferreira


Laterais: Maicon


Zagueiros: Renan Souza


Volantes: Gibi, Ryckellmy, Rael, Ramon Baiano, Paulo Kayo e Kelvin


Meias: Dioguinho, Everton Ruan e Kennedy


Atacantes: Wandinho, Luquinha, Biel, Lorran, João Tanque, Shaider e Guilherme


Técnico: JOAQUIM COSTA - O Verdão de Macaé aposta no jovem Joaquim Costa, de 27 anos, para ser o comandante da equipe na Série B2 do Carioca deste ano. Seu auxiliar técnico será Rodrigo Rodrigues, que soma passagens como treinador do time profissional e de algumas categorias de base do Serra Macaense.


Formado em educação física e atualmente com a Licença B da CBF Academy, Joaquim já atuou como analista de desempenho, auxiliar técnico e preparador físico e, agora, terá sua primeira experiência como treinador de um time profissional.

Fonte: Programa Todas as Divisões / blog De Letra
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes