A edição de 2024 da Copa Rio já conhece todos os clubes elegíveis para a disputa. Com o fim da primeira fase da Série B2 do Campeonato Carioca, a competição eliminatória, sempre realizada no segundo semestre e ultimamente com a participação de 24 associações, já conhece todos os participantes.
Segundo o artigo 39 do regulamento da competição deste ano, “estarão classificadas para edição de 2024, as oito melhores da Série A, as oito melhores da Série A2, as quatro melhores da Série B1 e as quatro melhores da Série B2, de acordo com a classificação final dos respectivos campeonatos no ano de 2023, totalizando 24 equipes. Excluindo a participação das equipes classificadas para as Séries A e B do Campeonato Brasileiro e classificados entre as 20 melhores do ranking nacional”.
Assim, Volta Redonda, Audax, Nova Iguaçu, Portuguesa, Bangu, Madureira, Boavista e Resende estarão na segunda fase, aguardando os vencedores dos confrontos da etapa anterior, onde estão oito clubes que vêm da Segundona. A saber: Petrópolis, Sampaio Corrêa, Artsul, Olaria, Americano, Cabofriense, America e Maricá (beneficiado pelo Resende ter ficado entre os oito primeiros, mas já ter uma vaga via Série A). Estas oito agremiações atuarão em confrontos de ida e volta, decidindo a classificação em casa, contra uma das oito associações a seguir: Duque de Caxias, Serrano, Barra da Tijuca, Goytacaz (todos da B1); Belford Roxo, São Cristóvão, Bonsucesso e Zinzane (todos da B2).
A Portuguesa é a atual campeã e o Volta Redonda, o maior vencedor, com cinco conquistas. Em 27 edições, a Copa Rio já teve 17 vencedores diferentes.