Copa América: Sem Neymar, lesionado, veja os convocados da seleção brasileira!

Dorival Júnior convocou nesta sexta-feira, a seleção brasileira para a disputa da Copa América e dois amistosos preparatórios

Futebol 11 de maio de 2024 às 00h07
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Dorival Júnior anunciou a lista de convocados da seleção brasileira, nesta sexta-feira, com um estreante e algumas surpresas. O técnico chamou o atacante Evanilson, do Porto, e deu chances ao goleiro Alisson, do Liverpool, e ao lateral-esquerdo Guilherme Arana, do Atlético-MG. Por outro lado, não incluiu o volante Casemiro e o atacante Richarlison, que teve uma lesão.

Os 23 jogadores foram chamados para defender a seleção em dois amistosos e também na Copa América, a ser disputada nos Estados Unidos entre junho e julho. Antes do anúncio da lista, porém, o diretor de seleções masculinas Rodrigo Caetano deixou em aberto a possibilidade de mudanças na relação até o início da competição continental.

CONFIRA A LISTA DE RELACIONADOS:
GOLEIROS
Alisson (Liverpool)
Bento (Athletico-PR)
Ederson (Manchester City)

LATERAIS
Danilo (Juventus)
Yan Couto (Girona)
Guilherme Arana (Atlético-MG)
Wendell (Porto)

ZAGUEIROS
Beraldo (PSG)
Éder Militão (Real Madrid)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinhos (PSG)

MEIAS
Andreas Pereira (Fulham)
Bruno Guimarães (Newscastle)
Douglas Luiz (Aston Villa)
João Gomes (Wolverhampton)
Lucas Paquestá (West Ham)

ATACANTES
Endrick (Palmeiras)
Evanilson (Porto)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Raphinha (Barcelona)
Rodrgyo (Real Madrid)
Savinho (Girona)
Vinicius Júnior (Real Madrid)

COMO FOI A CONVOCAÇÃO
A entrevista coletiva desta sexta foi precedida de palavras de solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O presidente Ednaldo Rodrigues chamou um minuto de silêncio. Rodrigo Caetano e Dorival lamentaram a tragédia. Bandeiras do estado gaúcho foram exibidas na mesa do treinador e também no telão, no lugar dos patrocinadores.

Em sua segunda convocação à frente da seleção, Dorival surpreendeu ao chamar Evanilson, do Porto, para compor um ataque liderado por jogadores do Real Madrid, como Vinícius Júnior, Rodrygo e Endrick, que já será atleta do time espanhol à época da Copa América. O trio deve ser referência no setor ofensivo na ausência de Neymar, que não disputará a Copa América porque ainda se recupera de grave lesão no joelho esquerdo.

Havia a expectativa de que Richarlison, em bom momento no Tottenham, fosse chamado novamente, como aconteceu na primeira lista de Dorival, em março. Entretanto, Dorival revelou que o jogador sofreu uma lesão na panturrilha e foi cortado na manhã desta sexta-feira. Casemiro, em baixa junto com o Manchester United, e Thiago Silva foram outra ausências notadas.

MAIS CAUTELOSO
Se surpreendeu em sua primeira lista, com cinco estreantes, desta vez Dorival foi mais cauteloso e manteve a base construída em março. As novidades ficaram por conta de Alisson e Arana, que não defendia a seleção desde a época de Tite.

Em comparação a sua primeira lista, o treinador também deixou fora o lateral Ayrton Lucas e o volante Pablo Maia. Tampouco chamou o lateral Rodnei, atualmente no Olympiacos, apesar dos rumores dos últimos dias.

JOGADORES DO BRASIL
Entre os jogadores que atuam no futebol nacional, a lista conta com três jogadores: Bento, do Athletico-PR, Endrick, do Palmeiras, e o próprio Arana, do Atlético-MG.

No caso do atacante palmeirense, ele não será problema para o time paulista porque o Brasileirão deve parar na Data Fifa dos amistosos. Na sequência, ele deve se apresentar ao Real. Assim, a convocação de Dorival atrapalhará apenas dois times brasileiros (Athletico-PR e Atlético-MG) ao longo da Copa América, quando o calendário nacional não será interrompido.

APRESENTAÇÃO
Os jogadores convocados nesta sexta vão se apresentar à seleção a partir do dia 30 de maio, visando inicialmente os amistosos com o México, no dia 8 de junho, e com os Estados Unidos, no dia 12. Ambos os jogos serão disputados em solo americano. O primeiro será no Kyle Field, no Texas, enquanto o segundo está marcado para o Camping World Stadium, em Orlando, cidade que será a base brasileira neste período.

As duas partidas farão parte da preparação do time de Dorival para a Copa América, maior objetivo da seleção neste ano e primeiro torneio oficial do treinador no comando da equipe. A competição será disputada entre 20 de junho e 14 de julho. O Brasil estreará no dia 24, contra a Costa Rica, em Los Angeles.

Anunciado em janeiro pela CBF, Dorival iniciou sua trajetória na seleção com uma vitória sobre a Inglaterra por 1 a 0, no estádio de Wembley, em Londres. E um empate por 3 a 3 com a Espanha, no Santiago Bernabéu, em Madri. Ambos os amistosos foram realizados no mês de março.

Fonte: Futebol Interior
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes