Foi com emoção e com tom dramático que o Vasco se garantiu nas oitavas de finais da Copa do Brasil. Após sofrer o empate para o Operário-PR, por 1 a 1 no último lance, o time carioca se classificou nas penalidades, já nas alternadas, com Leo Jardim sendo o herói na vitória por 7 a 6, em São Januário, no jogo de volta da terceira fase. São Paulo e Athletico-PR também se classificaram, enquanto o Grêmio deu adeus a competição.
Os duelos das oitavas de final serão definidos via sorteio, onde a partir daí, o chaveamento seguirá até a final. O sistema segue em partidas de ida e volta e previstas para serem disputadas entre o fim de julho e o início de agosto.
CLASSIFICADOS
Em busca de evolução sob o comando de Fernando Diniz, o Vasco saiu na frente com gol de Rayan. O time administrou o resultado, até criou boas chances de sacramentar a classificação sem sustos, mas no último lance, Ademilson repetiu o placar da ida, empatando para o Operário. Nas penalidades, Vegetti, Tchê Tchê, Piton e Mateus Carvalho converteram para o Vasco, enquanto João Victor desperdiçou. Nas alternadas, Hugo Moura, Adson e Loide colocaram a bola na rede, mas Paulo Henrique perdeu.
Foi aí que brilhou o goleiro Leo Jardim. Ele já havia defendido a batida de Neto Paraíba, mas foi nas alteradas que fez a diferença ao manter o time vivo defendendo a cobrança de Oleque e a da classificação, pegando o pênalti de Godói.
O São Paulo também está nas oitavas de final da Copa do Brasil. O Tricolor repetiu o resultado da ida E voltou a vencer o Náutico por 2 a 1, no estádio dos Aflitos, no Recife. Luciano e Rodriguinho marcaram os gols do time paulista, enquanto Hélio Borges
Agora, o São Paulo precisa esperar o restante das definições da terceira fase para conhecer seu adversário nas oitavas de final, que será definido via sorteio, onde à partir daí, o chaveamento seguirá até a final. Nas oitavas de final, sistema segue em partidas de ida e volta, previstas para serem disputadas entre o fim de julho e o início de agosto.
Quem também se classificou foi o Athletico-PR. Em baixa na Série B do Campeonato Brasileiro, o time paranaense venceu o Brusque pelo placar mínimo de 1 a 0, com gol do jovem lateral direito Kauã Moraes, no primeiro minuto de jogo na Ligga Arena. Na ida, em Santa Catarina, o duelo terminou empatado sem gols.
CSA FAZ HISTÓRIA
Enquanto os times comemoravam a suas classificações, o Grêmio deu adeus a Copa do Brasil. Pentacampeão, o time gaúcho pagou caro pela derrota na ida por 3 a 2 para o CSA em Alagoas e ficou no empate sem gols na Arena do Grêmio, findando sua eliminação. Precisando de pelo menos um gol para levar para os pênaltis, o time gaúcho parou no goleiro Gabriel Félix, teve uma bola na trave de Monsalve e ainda um gol anulado nos acréscimos, de Aravena. Com a classificação, o CSA, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, garantiu R$ 3.638.250 de premiação.