Embora o Botafogo faça sua estreia na Copa Intercontinental 2024 apenas nesta quarta-feira (11), o torneio se iniciou em setembro, e já teve duas partidas desde então. Além disso, já tem um de seus finalistas definidos, o Real Madrid.
Antigo Mundial de Clubes, e que a partir desta temporada teve seu nome alterado pela FIFA para Copa Intercontinental, o torneio tem seis clubes disputando a edição de 2024. Quatro ainda seguem vivos, em três etapas diferentes, enquanto dois já foram eliminados.
QUEM SÃO OS PARTICIPANTES?
Os seis clubes que disputam a Copa Intercontinental são os atuais campeões da última edição do torneio mais importante de seus continentes. O Botafogo, campeão da Libertadores, foi o último a se juntar aos rivais. Confira os seis participantes.
Botafogo (Brasil) – campeão da Libertadores;
Real Madrid (Espanha) – campeão da Liga dos Campeões da Europa;
Al-Ahly (Egito) – campeão da Liga dos Campeões da África;
Pachuca (México) – campeão da Liga dos Campeões da Concacaf;
Al Ain (Emirados Árabes Unidos) – campeão da Liga dos Campeões da Ásia;
Auckland City (Austrália) – campeão da Liga dos Campeões da Oceania.
SISTEMA DE DISPUTA
O torneio não tem todos os clubes saindo do mesmo ponto de partida. O Real Madrid, por exemplo, como campeão europeu, ingressará apenas na grande final, disputando o título.
Na primeira fase, disputada em 22 de setembro, se enfrentaram Al Ain e Auckland City, em Alaine, nos Emirados Árabes Unidos. Os mandantes venceram por 6 a 2, avançando à segunda fase.
Na segunda etapa, o Al Ain visitou o Al-Ahly, em Cairo, no Egito, onde o time da casa, por sua vez, venceu por 3 a 0, no dia 29 de outubro. Com a vitória, os egípcios conquistaram o título da Copa África-Ásia-Pacífico.
Al-Ahly campeão da Copa África-Ásia-Pacífico
Nesta quarta-feira (11), Botafogo e Pachuca se enfrentam por esta mesma etapa, em Doha, no Catar, onde acontecerá o restante do torneio.
O vencedor do Dérbi das Américas se classifica para o Playoff da Final, também chamado de Copa Challenger, onde enfrentará o Al-Ahly, em outro confronto que acontecerá em Doha, no sábado (14).
Entre os participantes brasileiro, mexicano e egípcio, quem avançar chega à grande decisão da Copa Intercontinental, onde o adversário será o Real Madrid, no dia 18 de dezembro, quarta-feira, valendo o título.
O Real Madrid busca seu nono título entre todos os considerados mundiais da história. Enquanto isso, Botafogo, Al-Ahly e Pachuca buscam um troféu de dimensões inéditas para a galeria.
CALENDÁRIO
1ª FASE
22 de Setembro
Al Ain 6 x 2 Auckland City – Estádio Hazza Bin Zayed, Alaine (EAU)
2ª FASE
29 de Outubro (COPA ÁFRICA-ÁSIA-PACÍFICO)
Al-Ahly 3 x 0 Al Ain – Estádio Internacional do Cairo, Caio (Egito)
11 de Dezembro (DÉRBI DAS AMÉRICAS)
Botafogo x Pachuca – Estádio 974, Doha (Catar)
PLAYOFF DA FINAL (COPA CHALLENGER)
14 de Dezembro
Al-Ahly x (Botafogo/Pachuca) – Estádio 974, Doha (Catar)
FINAL
18 de Dezembro
Real Madrid x (Botafogo/Pachuca/Al-Ahly) – Estádio Lusail, Lusail (Catar)