Arte: Cobertura RJ
A FERJ divulgou o calendário esportivo para a temporada de 2026.
A Copa Rio será disputada em dez datas, entre 17 de junho e 23 de setembro. Os participantes confirmados são Volta Redonda, Sampaio Corrêa, Madureira, Nova Iguaçu, Boavista, Maricá, Portuguesa, Bangu, São Gonçalo, Araruama, Olaria, Resende, America, Cabofriense, Pérolas Negras, Americano, Serrano, Bonsucesso, São Cristóvão, Duque de Caxias, Goytacaz, Macaé Esporte, Santa Cruz e Belford Roxo. Como o Volta Redonda disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, o clube tem autorização para não disputar a Copa Rio, caso opte por não participar da competição ao longo da próxima temporada.
A Copa Rio é uma competição de futebol do Rio de Janeiro organizada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). É por meio dela que alguns clubes do estado obtêm vagas em competições nacionais, como a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro da Série D. É considerada a segunda competição mais importante da federação, atrás do Campeonato Carioca.
Disputada pela primeira vez em 1991, tinha como objetivo definir o segundo clube do Rio de Janeiro que participaria da Copa do Brasil. Contudo, por alguns anos essa finalidade ficou de lado, a começar pela edição inaugural: o Flamengo foi o primeiro vencedor da história da Copa Rio, porém não participou da copa nacional do ano seguinte, pois já tinha conseguido vaga na Copa Libertadores de 1993 através do Campeonato Brasileiro de 1992. O torneio só voltou efetivamente a garantir uma vaga em competições nacionais a partir de 2007, ano em que o campeão pôde escolher entre uma vaga na Copa do Brasil ou no Campeonato Brasileiro da Série C. Com a criação de mais uma divisão no futebol brasileiro a partir de 2009, desde 2008 o campeão da Copa Rio escolhe entre a Copa do Brasil ou Campeonato Brasileiro da Série D. A vaga não escolhida é destinada ao vice-campeão.
Ao longo dos anos, o torneio já foi disputado em diversos formatos e com número de participantes variando a cada edição. Atualmente, é jogado em sistema eliminatório, com partidas de ida e volta até a grande decisão. São aptos a participar da Copa Rio clubes das quatro primeiras divisões do escalão estadual, definidos de acordo com as posições nas respectivas competições.
Em 28 edições realizadas, houve 17 clubes campeões. O Volta Redonda é o maior vencedor da Copa Rio, com cinco títulos, seguido pela Portuguesa-RJ, com quatro conquistas.
Em 2025: A Copa Rio de 2025 foi a 29.ª edição da Copa Rio, torneio de futebol organizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). A competição foi disputada entre 25 de junho e 20 de setembro de 2025. Vencedora do torneio, a Portuguesa-RJ teve direito à escolha de uma vaga na Copa do Brasil ou na Série D de 2026. A princípio, a Lusa escolheria a vaga na Série D, enquanto o America, vice-campeão, ficaria com a vaga restante. No entanto, no dia 7 de outubro, após anúncio da CBF acerca da mudança no formato e no número de participantes da quarta divisão nacional, a Portuguesa-RJ garantiu lugar na Série D de 2026 através do Ranking Nacional de Clubes, escolhendo assim participar da Copa do Brasil graças ao título da Copa Rio; com isso, o America se classificou para a última divisão do Campeonato Brasileiro.