A Copa Rio de 2022, será realizado com a participação de 24 associações, sendo 8 (oito) associações da série A, 8 (oito) da série A2 , 4 (quatro) da serie B1 e 4 (quatro) da serie B2, selecionadas dentre as de melhor classificação nos respectivos campeonatos estaduais de 2021.
As associações que já tenham vaga garantida nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro não participam da Copa Rio de 2022, sendo opcional a participação na Copa Rio de 2022 para as associações que já tenham vaga garantida na Série C do Campeonato Brasileiro.
A Competição será disputada em 5 (cinco) fases, no sistema de cruzamento olímpico (mata – mata), em partidas de ida e volta em todas as fases, classificando-se para a fase seguinte a vencedora de cada confronto. As associações da Série A do Campeonato Estadual de 2021 não participam da primeira fase.
Para primeira fase 16 (dezesseis) associações formando 8 conjuntos, sendo (4 conjuntos A2 x B1, 4 conjuntos A2 x B2), com a composição dos confrontos estabelecidos por sorteio elaborado pelo DCO.
As equipes jogarão entre si duas partidas, em sistema de ida e volta, classificando-se a que obtiver maior número de pontos ganhos ao final da segunda partida. Havendo empate em pontos ganhos ao final da segunda partida, o critério de desempate será o saldo de gols. Persistindo o empate a decisão dar-se-á pela cobrança de pênaltis.
A associação campeã terá direito à escolha de uma vaga na Copa do Brasil de 2023 ou no Campeonato Brasileiro da Série D de 2023, ficando o clube vice-campeão com a vaga na competição preterida pelo campeão, escolha inversa mediante acordo entre as partes.
COPA RIO 2022
PRIMEIRA FASE
Quarta, 10 de agosto de 2022
10h
Barra da Tijuca x Artsul - Moça Bonita
15h
Pérolas Negras x Sampaio Corrêa - Trabalhador
Olaria x Friburguense - Bariri
São Gonçalo x Gonçalense - Alzirão
Serra Macaense x Audax Rio - Elcyr Resende
Paduano x America - Moça Bonita
Araruama x Americano - Lourival Gomes
Quinta, 11 de agosto de 2022
15h
Ceres x Maricá - Joaquim Flores