Não há dúvida de que Luciano Quadros é um dos técnicos com melhores números nas divisões inferiores do Rio, há alguns anos. Mas um estigma incomoda o gaúcho de 49 anos: o de só ter conseguido um acesso via Campeonato Estadual, nas cinco vezes em que esteve perto. Neste sábado (18), ele tentará repetir o bem sucedido feito de 2020 (quando subiu com o Sampaio Corrêa) comandando o Goytacaz, que visita o Duque de Caxias precisando vencer para conquistar o acesso para a Segundona.
Na segunda divisão, treinador chegou à decisão do acesso em 2017, com o Audax, e em 2018, com o Sampaio Corrêa. Entretanto, acabou ficando pelo caminho em ambas, eliminado sempre pelo America. Embora campeão em 2019, na Copa Rio, ele também não conseguiu subir com o Bonsucesso, outra vez caindo diante dos rubros. Assim, parecia que Luciano Quadros não dava muita sorte em Campeonatos Cariocas.
Mas o curso da história mudou no ano seguinte, quando subiu de maneira agônica com o Sampaio. Se ficou com o vice-campeonato da Segundona, ao menos pôde colocar o time de Saquarema na elite do futebol estadual pela primeira vez. Já em 2021, esteve novamente perto do acesso, mas seu Gonçalense acabou derrotado na final, pelo Audax: mais uma batida na trave.
Seja como for, Luciano Quadros tem números impressionantes em Cariocas. Somando todas as três divisões em que trabalhou, da primeira à terceira, são 140 jogos, com 67 vitórias, 32 empates e 41 derrotas. Portanto, contagens que mostram seu valor e que servem como ânimo para a torcida alvianil, que acompanhará de longe a decisão deste sábado, em Xerém.
Goyta tem importante desfalque
Mas o Goytacaz de Luciano precisará superar mais problemas do que o placar adverso da eliminatória. Expulso no jogo de ida, o atacante Felipe Augusto está fora da partida e é o desfalque mais importante, além do goleiro reserva Gláucio, que também viu o cartão vermelho. Para se classificar, o Goyta precisará vencer por dois ou mais gols de diferença, por ter perdido o primeiro confronto por 1 a 0. A bola rola às 18h, no Marrentão.
------
Os ingressos para a decisão do acesso entre Duque de Caxias x Goytacaz, neste sábado (18), terá ingressos a preços populares. O clube venderá bilhetes a R$ 10 (meia a R$ 5) para o confronto de volta da semifinal da Série B1 do Carioca, no Marrentão. A bola rola para o jogo às 18h e o Duque joga, portanto, pelo empate para chegar à final e subir para a Segundona.
Assim, os torcedores caxienses poderão comprar os ingressos no dia do jogo, com as bilheterias abrindo às 15h. Em 2023, o Duque atuou três vezes no Marrentão, sempre saindo vencedor. Se acaso mantiver esta invencibilidade, conseguirá garantir o acesso diante do Goyta, do qual ganhou nas duas vezes em que foi ao Aryzão.
Apenas os torcedores do Duque de Caxias poderão estar no jogo, já que o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) puniu o Goytacaz com a ausência de sua torcida mesmo nos jogos como visitante. O gancho foi por conta da confusão ocorrida no jogo de ida, em Campos, que terminou em vitória tricolor por 1 a 0.
Dessa forma, a expectativa é de que o jogo deste sábado fique entre os melhores públicos do campeonato. Embora tenha atuado em três dos dez jogos mais vistos da Terceirona, o Duque de Caxias ainda não conseguiu levar um grande público ao Marrentão neste ano. Assim, caso o público supere 560 presentes, o recorde será batido.
Maiores públicos da Terceirona
1. Goytacaz 0x1 Duque de Caxias = 560
2. Goytacaz 0x1 Duque de Caxias = 392
3. Serrano 4×3 São Gonçalo = 309
4. Serrano 2×2 Serra Macaense = 299
5. Friburguense 0x1 Duque de Caxias = 296
6. Serrano 2×0 Friburguense = 294
7. Goytacaz 1×1 Serra Macaense = 263
8. Serrano 1×2 Barra da Tijuca = 252
9. Friburguense 3×0 7 de Abril = 243
10. Goytacaz 3×0 7 de Abril = 242