As últimas duas rodadas das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026 vão acontecer durante esta data FIFA. Das seis vagas diretas e uma que classifica para uma fase de play-off, três seleções já estão garantidas na próxima copa, são elas: Argentina, Equador e Brasil. As seleções do Uruguai e do Paraguai já conseguiram garantir ao menos uma vaga no play-off.
Classificação das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026 até a 16ª rodada:
Posição Seleção Pontos
1° Argentina 35
2° Equador 25
3° Brasil 25
4° Uruguai 24
5° Paraguai 24
6° Colômbia 22
7° Venezuela 18
8° Bolívia 17
9° Peru 12
10° Chile 10
Contextos das seleções
Argentina lidera com sobras: com 35 pontos, já garantiu classificação e caminha firme para mais um Mundial. A equipe comandada por Lionel Scaloni, misturando experiência com juventude — incluindo Messi, Claudio Echeverri e Franco Mastantuono — projeta fechar sua campanha com autoridade.
Equador, em segundo, soma 25 pontos, mesma pontuação do Brasil, mas ocupa posição privilegiada por saldo de gols superior (+8 contra +5). A equipe de Beccacece tem presença consolidada à frente e ocupa zona de classificação direta.
Brasil está em terceiro também com 25 pontos. O técnico italiano Carlo Ancelotti vai usar os próximos jogos para testes e rodagem de elenco.
Uruguai e Paraguai empatam em 24 pontos, briga apertada pela quarta e quinta posições, também dentro das vagas diretas. Os uruguaios apresentam equilíbrio defensivo superior, tendo saldo de +7, frente a +3 do Paraguai.
Colômbia, com 22 pontos, ocupa a sexta posição — última direta — mas vê pressão quem vem atrás. Qualquer deslize pode deixá-la fora das seis vagas automáticas.
Venezuela (18 pontos) segue na zona de repescagem, ainda sonha com a classificação, mas precisa elevar rendimento rapidamente. Antes praticamente eliminada, a Vinotinto se recuperou com as recentes vitórias contra Bolívia e Peru, porém com saldo negativo. A Venezuela é a única seleção filiada à Conmebol que nunca jogou a Copa do Mundo.
Bolívia, Peru e Chile formam a parte mais baixa da tabela. A Bolívia (17 pontos) ainda tem chances remotas de classificação direta; O Peru, com 12, está praticamente fora: a seleção precisaria de duas vitórias combinadas com duas derrotas da Venezuela e ainda tirar uma diferença de sete gols de saldo; O Chile, com apenas 10 pontos, vive campanha vexatória e já está eliminado.
Próximos jogos das eliminatórias:
04/09, 20h30 – Argentina x Venezuela
04/09, 20h30 – Colômbia x Bolívia
04/09, 20h30 – Paraguai x Equador
04/09, 20h30 – Uruguai x Peru
04/09, 21h30 – Brasil x Chile